Notícias

Visita ao Centro de Experimentação Operacional da Marinha em Tróia

Visita ao Centro de Experimentação Operacional da Marinha em Tróia

Representantes da ARDITI e da Presidência do Governo Regional da Madeira visitaram no dia 19 setembro o Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM), em Tróia, onde está a decorrer o exercício REPMUS da NATO: https://www.nato.int/cps/en/natohq/news_207293.htm.

O REPMUS é um exercício de robótica que junta anualmente em Portugal cerca de 1500 operacionais civis e militares. Neste exercício, estão presentes forças navais de países da NATO (e aliados) bem como instituições académicas.

Podemos constatar in loco a importância e algumas das capacidades dos veículos não tripulados (vulgo DRONES) para as operações militares.

No âmbito do Protocolo “Sentinela Atlântica”, a ARDITI está a desenvolver sistemas e veículos autónomos e por isso pretende participar na próxima edição deste evento, demonstrando algumas das capacidades de operação no Atlântico Nordeste, particularmente no que concerne a intercomunicação entre as diferentes plataformas, ou seja a passagem de mensagens entre veículos aéreos, de superfície e subaquáticos, tópico principal do exercício denominado “Dynamic Messenger”. A comunicação entre veículos a operar em diferentes ambientes é um dos elementos mais inovadores destas (novas) operações.

Subscribe

Search

Copyright © 2022 ARDITI