A ARDITI foi representada por Paulo Abreu, Virgínia Catanho e Vanessa Brito aquando da participação na reunião de kickoff do projeto GOCORE, que decorreu na Província de Fryslân, Países Baixos, entre os dias 4 e 6 de Abril de 2023.
O projeto GOCORE – GOverning COmmunity REsilience é um projeto de Cooperação Inter-Regional – Interreg Europe - que visa o empoderamento das populações locais em zonas remotas e afastadas dos centros de decisão, divulgando as Políticas públicas Europeias relevantes por forma a que a população possa ter uma participação mais ativa.
A participação da ARDITI neste projeto foca na Transformação Digital (Programa Digital Europe) e em levá-la até às zonas rurais e remotas da Região Autónoma da Madeira. A ideia base a desenvolver assentará na validação através de “peer review” dos parceiros do projeto para o conceito de criação de uma rede de “living labs”, um em cada município da RAM, envolvendo equipas multidisciplinares para apoiar a resolução de problemas locais reais através da inovação digital. Este projeto está enquadrado com os objetivos do Smart Islands Hub (SIH), plataforma de interface que a ARDITI lidera e que inclui o Polo de Inovação Digital (DIH – Digital Innovation Hub) da RAM.
O consórcio é composto pelas regiões de Fryslân dos Países Baixos (parceiro líder), pelo Município de Syddjurs da Dinamarca, pela ARDITI de Portugal, pela Região Intermunicipal de Coimbra de Portugal, pela Federação de Cooperativas de Trentino de Itália, pelo Município de Saaremaa da Estónia, pela região de Hajdú-Bihar da Hungria e pela Comunidade germanófona da Bélgica.