Notícias

Inauguração do Centro Operacional do Observatório Oceânico da Madeira

Inauguração do Centro Operacional do Observatório Oceânico da Madeira

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Miguel Albuquerque, presidiu à inauguração, no passado dia 12 de Julho, do novo Centro Operacional do Observatório Oceânico da Madeira (COOOM) que está instalado em São Lázaro, no Funchal. Na ocasião, o Chefe do Executivo elogiou as novas capacidades, que vêm ao encontro de uma estratégia delineada pelo Estado e pela Região para o Mar. Lembrou que é preciso investir nos oceanos, aproveitando a nossa extensa área marítima.
O novo espaço, localizado num acesso direto ao mar, recebeu a visita, no momento da abertura oficial, do Secretário de Estado do Mar, Eng. José Maria Costa e ambos os governantes puderam ver as capacidades do Centro, que passa a concentrar toda a logística relacionada com veículos não tripulados e sistemas de apoio à investigação, bem como laboratórios à disposição de quem estiver a desenvolver trabalhos no Observatório. Nas instalações existe ainda um centro de operações que permite receber em direto dados recolhidos em diversos pontos.

Rui Caldeira, presidente do Conselho de Administração da ARDITI e diretor do Observatório Oceânico da Madeira, realçou que esta base operacional permite mais dias de investigação de mar, mapeando os recursos e podendo, assim, fazer uma gestão responsável. O COOOM está equipado com um centro de operações que permite receber em direto os dados recolhidos em diversos pontos no mar e dispõe de um laboratório dividido em áreas distintas, que permite desenvolver diferentes tarefas em simultâneo. O espaço resulta de um investimento de cerca de 200 mil euros da responsabilidade da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas. Presentes estiveram vários técnicos, investigadores e entidades oficiais, quer civis, quer militares.

 

 

 

 

 

Subscribe

Please enable the javascript to submit this form

Search

Copyright © 2022 ARDITI