Concursos

Bolsa de Investigação: ARDITI-OOM/2015/002

Cargo/posição/bolsa: Engenheiro Informático;

Referência: ARDITI-OOM/2015/002;

Área científica genérica: Engineering;

Área científica específica: Computer engineering;

Resumo do anúncio

O Observatório Oceânico da Madeira (OOM) pretende constituir-se como um pólo de excelência dedicado à investigação e monitorização permanente do oceano. Esta iniciativa agrega vários elementos e entidades de diversas áreas, promovendo a cooperação e partilha de recursos. A consolidação e disponibilização de dados em múltiplas plataformas visam sobretudo capacitar a Região de meios adequados para a gestão sustentável dos recursos marinhos. Neste âmbito pretende-se contratar um Engenheiro Informático com competências na área de gestão, manipulação e disponibilização de dados científicos em múltiplas plataformas.

Texto do anúncio

O investigador irá integrar uma equipa multidisciplinar, devendo ser capaz de responder prontamente às diversas solicitações e ser capaz de gerir eficientemente o tempo e as tarefas que lhe sejam propostas de forma a cumprir os prazos estabelecidos para as mesmas. As tarefas a serem desenvolvidas incluem: Desenvolvimento de aplicações móveis multiplataforma de interesse para o OOM e para a população em geral, assim como a manutenção das aplicações já existentes; Manutenção das bases de dados (BD) existentes (adição/gestão de dados fornecidos por outros elementos do OOM, realização de backups e criação de novas BD de interesse, além de todas as restantes tarefas associadas); Manutenção das páginas de internet existentes e desenvolvimento de novas páginas de acordo com o necessário.

O investigador irá aperfeiçoar as capacidade de trabalho com software científico para a geração de visualizações de dados ambientais e integração dessas visualizações em websites, assim como propor novos produtos de interesse.

Outras tarefas a desempenhar podem envolver a ajuda na configuração/manutenção de sistemas informáticos ou a participação em projetos relacionados com o OOM ou que contribuam de alguma forma para o mesmo.

O investigador deverá realizar o trabalho em regime de exclusividade. As atividades serão desenvolvidas no OOM, não podendo o investigador partilhar qualquer tipo de informação/conhecimento com pessoas e/ou entidades fora do OOM, de acordo com o definido nas regras de Bolsas da FCT.

Requisitos de admissão
  • Mestrado em Engenharia Informática;
  • Conhecimentos de HTML, PHP, mySQL, Javascript, Java e Objective-C;
  • Experiência no desenvolvimento e manutenção de bases de dados, aplicações móveis multiplataforma e páginas de internet;
  • Bons conhecimentos de Linux/Unix, nomeadamente ao nível de ‘bash scripting’;
Requisitos preferenciais
  • Bons conhecimentos na utilização de software científico e boa percepção de variáveis ambientais;
  • Capacidade de realização de múltiplas tarefas em simultâneo, espírito de iniciativa e trabalho em equipa com elementos de diversas áreas científicas, assim como conhecimentos sobre diversas áreas temáticas, para recomendação de soluções tecnológicas viáveis;
  • Fluência em Inglês;
  • Iniciativa própria e proposta de novos produtos/soluções ou upgrade dos produtos e soluções existentes atualmente no OOM representa uma mais-valia;
  • Carta de condução.
Plano de trabalhos

O investigador deverá ser capaz de reajustar (dinamicamente) o plano de trabalhos de forma a incluir novas tarefas prioritárias que possam surgir. De forma resumida, o plano de trabalhos inicia-se com a ambientação a toda a infraestrutura tecnológica do OOM. Dada a natureza dinâmica das atividades, espera-se que inicialmente o investigador termine e/ou melhore as aplicações móveis em construção e se possível, que expanda as suas funcionalidade. A par com esse desenvolvimento, será também necessário realizar ajustes pontuais às páginas web de forma a incluir novos serviços, produtos, informações, funcionalidades, incluindo um novo grafismo.

A adição de informação às bases de dados atualmente construídas deve ser realizada assim que novos dados sejam disponibilizados. A interface de consulta das bases-de-dados deve ser optimizada e deve incluir novas funcionalidades e/ou melhoria das funcionalidades existentes.

A monitorização da atualização dos dados disponibilizados ao público será uma tarefa diária que deve decorrer durante todo o período da bolsa. Associada a essa monitorização está a necessidade de tomar decisões rápidas para resolver possíveis problemas informáticos.

O refinamento, ajuste e atualização das visualizações de dados ambientais deve ser realizado consoante a necessidade, ajustando escalas de cores, áreas de interesse e adição de novas visualizações que possam ser necessárias, sendo esta também uma tarefa contínua.

Local de trabalho

As atividades a desenvolver serão realizadas nas instalações do Observatório Oceânico da Madeira, no Edifício Madeira Tecnopolo.

Duração da(s) bolsa(s)

1 ano, renovável até 3 anos.

Subsídio de manutenção mensal

O valores de subsídios relativos às Bolsas de Investigação (BI) encontram-se publicados no regulamento de bolsas da Fundação para a Ciência Tecnologia  (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt).

Critérios de seleção

A seleção será do seguinte método:
CF = HA + EP
CF – Classificação Final
HA – Habilitações Académicas
EP – Experiência Profissional
 
HA:
10 valores – Mestrado em Engenharia Informática
EP:
1 valores - Experiência na implementação de páginas Web e Sistemas de Gestão de Bases de dados (mySQL)
2 valores – Experiência na utilização de software científico (IDV, ODV, NCO)
2 valores - Desenvolvimento de aplicações móveis para Android (Java) e iOS (Objective-C)
3 valores – Experiência na interpretação, manipulação e análise de dados em formato netCDF3/4
2 valores - Fortes conhecimentos e competências em:
i) Linguagens de programação HTML, PHP e JavaScript
ii) Linux/Unix bash scripting

Composição do Júri de Seleção
  • Eng. Clemente de Aguiar (ARDITI)
  • Doutor Rui Caldeira (OOM)
  • Doutor João Clode (OOM)

Documentos de candidatura
  • Copia do CV (enfatizando resposta aos critérios de seleção). Anexar provas documentais da experiência curricular;
  • Carta de motivação;
  • Certificado de Licenciatura;
  • Certificado de Mestrado.

Forma de publicitação/notificação dos resultados

No site da ARDITI (http://www.arditi.pt).

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas


Formato eletrónico por email para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. até 31 de julho de 2015
 

Número de vagas: 1
Tipo de contrato: Outro
País: Portugal
Localidade: Funchal
Instituição de acolhimento: ARDITI - Observatório Oceânico da Madeira
 

Data limite de candidatura: 31 July 2015

Cores FEDER

Subscribe

Search

Copyright © 2023 ARDITI