Nas últimas semanas, membros do MARE-Madeira têm estado em contacto direto com diferentes stakeholders, promovendo atividades de divulgação científica. Além de iniciativas dirigidas a alunos do ensino básico e secundário (https://www.instagram.com/p/DCZHTiPNJoZ/?img_index=1), um grupo de estudantes da Universidade da Madeira (UMa) teve, na semana passada, a oportunidade de aprender mais sobre algas e a sua importância, numa saída de campo ao Porto Santo.
Integrada no programa curricular, esta visita permitiu aos estudantes participarem ativamente na recolha de dados para determinar a biodiversidade no intertidal. A utilização de diferentes métodos (quadrantes, transectos, imagens de drone) complementou a aprendizagem feita no contexto da sala de aula.
A atividade decorreu no âmbito do projeto CLIMAREST, cujo objetivo é restaurar e aumentar a resiliência dos ecossistemas marinhos através de investigação e inovação. Envolvendo estudantes, a comunidade local e outros intervenientes, o projeto promove estratégias de restauração participativa, educação ambiental e literacia dos oceanos na Madeira.
Estas iniciativas refletem o compromisso do MARE-Madeira/ARDITI em promover um maior envolvimento e interesse do público nos atuais desafios ambientais enfrentados pelas comunidades marinhas e costeiras.