Entre 24 e 26 de janeiro de 2024 decorreu a reunião de arranque do projeto "Atlantic Whale Deal", liderado pelo MARE-Madeira/ARDITI, financiado pelo programa Interreg Atlantic Area num montante aproximado de 3,5 milhões de euros. O encontro teve lugar nas Canárias, no Museo Elder de la Ciencia y la Tecnología e o workshop nas instalações da PLOCAN - Plataforma Oceánica de Canarias, reunindo 15 parceiros de quatro países: Portugal, Irlanda, Espanha e França.
Com término previsto para 2026, o projeto concentra-se primordialmente no desenvolvimento de tecnologias destinadas a reduzir as colisões entre baleias e navios no Atlântico. A iniciativa teve início com a reunião de lançamento, seguido de atividades práticas focadas nas tecnologias emergentes de deteção sob a liderança da PLOCAN. Estas atividades tinham como objetivo discutir e avaliar tecnologias de deteção visual e acústica de cetáceos em tempo real, para mitigar as colisões de grandes embarcações com baleias. Participaram deste evento os parceiros do projeto "Atlantic Whale Deal", juntamente com 9 consultores internacionais especializados em diversas tecnologias.
Como resultado desta reunião, serão elaboradas recomendações para testar no mar os diferentes sistemas e avaliar o seu potencial, contribuindo assim para a eficácia e aplicabilidade do projeto no contexto real.