Decorreu no dia 13 de setembro no Museu de Imprensa da Madeira o segundo e último dia do 3.º Workshop Internacional de Machine Learning, uma parceria entre a Universidade da Madeira, a Ordem dos Engenheiros Técnicos, a ARDITI/ITI/LARSyS e o Instituto de Conhecimento e Desenvolvimento (IKnowD) e o Google Development Groups Madeira, que reuniu mais de uma centena de pessoas à volta do tema.
Encurtar as distâncias entre o mundo académico e os empresários foi um dos objetivos do encontro que na segunda-feira decorreu no Colégio dos Jesuítas, no Funchal, e onde trinta pessoas participaram no "Workshop de Inteligência Artificial" em que estiveram alunos interessados naquela área, mas oriundos de outras vertentes de ensino.
Para a organização este novo formato foi uma boa aposta, pois foram substituídos os anteriores cinco dias de encontro por dois dias de trabalho, tornando mais produtiva a interação entre os participantes e permitindo às empresas se envolverem de outra forma nas atividades.
Nesse encontro, foram dados os primeiros passos na utilização de um novo processo na área da Inteligência Artificial: o Prompt Engineering. Este processo permite estruturar questões e instruções que orientam os modelos de inteligência artificial, como o ChatGPT, a produzirem as respostas desejadas. As aplicações deste processo incluem, conforme mostrado durante o workshop, a construção de agentes que simulam a conversa entre dois seres humanos (chatbots), o resumo de documentos, entre outras.
Já no segundo dia de trabalhos, a "Cimeira de Inteligência Artificial" reuniu na mesma sala mais de uma centena de pessoas que puderam assistir a intervenções de especialistas da Microsoft, Tracer, Invincible Innovation e Oracle, onde foram passados conhecimentos, abordadas inovações e partilhadas as suas visões de futuro. Em cima da mesa estiveram os mais recentes avanços em Inteligência Artificial, um encontro em que as empresas puderam também expor o que têm de novo, além de aproveitarem a oportunidade para trocar experiências.