Notícias

Workshop: Introdução ao programa CPCe (Coral Point Count with Excel extensions)

Workshop: Introdução ao programa CPCe (Coral Point Count with Excel extensions)

No dia 24 de junho, foi realizado um workshop sobre os fundamentos do uso do programa “Coral Point Count com extensões Excel” (CPCe) organizado por Patrício Ramalhosa, investigador técnico do MARE-Madeira/ARNET, ARDITI.

O CPCe é um programa básico visual que automatiza, facilita e acelera o processo de análise de contagem aleatória de pontos para estimar as estatísticas de comunidades de bentos.

Este software, gratuito e baseado em Windows, fornece uma ferramenta para a determinação de corais ou de comunidades incrustantes de macroinvertebrados, fornecendo assim a riqueza de espécies e percentagem de cobertura através de fotografias de comunidades betónicas. As estatísticas de cobertura são calculadas e os resultados são enviados para o Excel automaticamente, podendo ser exportados para outros programas estatísticos mais avançados. O workshop durou aproximadamente quatro horas (teoria e trabalho prático) e contou com oito participantes do MARE-Madeira.

Patrício Ramalhosa é financiado pelo projeto (UIDB/04292/2020) concedido ao MARE - Marine and Environmental Sciences Centre UI&I. Este workshop contou com o apoio da FCT através do projeto estratégico UIDB/04292/2020 atribuído ao MARE e através do projeto LA/P/0069/2020 atribuído ao Laboratório Associado ARNET - Aquatic Research Network.

Subscreva a newsletter

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Pesquisa

Copyright © 2022 ARDITI