No dia 24 de junho, foi realizado um workshop sobre os fundamentos do uso do programa “Coral Point Count com extensões Excel” (CPCe) organizado por Patrício Ramalhosa, investigador técnico do MARE-Madeira/ARNET, ARDITI.
O CPCe é um programa básico visual que automatiza, facilita e acelera o processo de análise de contagem aleatória de pontos para estimar as estatísticas de comunidades de bentos.
Este software, gratuito e baseado em Windows, fornece uma ferramenta para a determinação de corais ou de comunidades incrustantes de macroinvertebrados, fornecendo assim a riqueza de espécies e percentagem de cobertura através de fotografias de comunidades betónicas. As estatísticas de cobertura são calculadas e os resultados são enviados para o Excel automaticamente, podendo ser exportados para outros programas estatísticos mais avançados. O workshop durou aproximadamente quatro horas (teoria e trabalho prático) e contou com oito participantes do MARE-Madeira.
Patrício Ramalhosa é financiado pelo projeto (UIDB/04292/2020) concedido ao MARE - Marine and Environmental Sciences Centre UI&I. Este workshop contou com o apoio da FCT através do projeto estratégico UIDB/04292/2020 atribuído ao MARE e através do projeto LA/P/0069/2020 atribuído ao Laboratório Associado ARNET - Aquatic Research Network.