Notícias

RIS3_Net2: Programa de Formação Avançada em Gestão de Estratégias de Especialização Inteligente Transregional

RIS3_Net2: Programa de Formação Avançada em Gestão de Estratégias de Especialização Inteligente Transregional

Entre os dias 27 e 28 de outubro, realizou-se a primeria parte do "Programa de Formação Avançada em Gestão de Estratégias de Especialização Inteligente Transregional", ministrado no âmbito do projeto RIS3_Net2, que teve lugar na ARDITI, no Madeira Tecnopolo.

Através deste curso, foi possível proporcionar aos participantes uma visão geral das boas práticas de outras regiões europeias de forma a ajudá-los na implementação de estratégias RIS3 transregionais, estratégias de especialização inteligente. Houve também espaços de reflexão, debate e formulação de necessidades para futuras candidaturas Interreg MAC.

Foram apresentadas as RIS3 dos Açores, EREI - Estratégia Regional de Especialização Inteligente da RAM e a RIS3 das Canárias, e também foi discutida a metodologia da descoberta empreendedora e diferentes ferramentas. A formação teve formandos representantes da Hélice Quádrupla que tiveram oportunidade de interagir entre eles.

A segunda parte da formação (10 horas online) decorreu de 14 a 18 de novembro, que contou com a participação de representantes de projetos Interreg e diferentes projetos RIS3 na Europa.

O projeto RIS3-Net2 é a continuação do projeto RIS3-Net, que está relacionado com a Especialização Inteligente na Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde). O projeto visa desenvolver as potencialidades comuns das ilhas, a partir da descoberta empreendedora que incentiva o crescimento económico da Região. O RIS3 trata-se de uma metodologia de trabalho utilizada na Europa desde de 2012, com a qual o desenvolvimento económico é a meta a atingir através das prioridades nas diferentes áreas como o Turismo, a Agroindústria, o Marinho-Marítimo, a Economia Circular e Bio-sustentabilidade, Saúde e Bem-Estar, e Tecnologia da Informação e Comunicação. Além disto, introduz o conceito da Hélice Quádrupla de atores (Governo, Sociedade, Investigação e Empresa Privada) nas estratégias inteligentes para dar impulso ao crescimento económico da Macaronésia.

☛ Sobre a Especialização Inteligente
 
A especialização inteligente tornou-se uma das chaves para o desenvolvimento económico e social das regiões europeias, pois tem em conta as características, desafios e oportunidades específicas de cada uma delas. A Comissão Europeia tem insistido na necessidade de coordenar a implementação das estratégias RIS3, tendo em conta as regiões vizinhas, a fim de encontrar sinergias e desenvolver complementaridades que permitam uma implementação eficaz e eficiente dos fundos europeus e um desenvolvimento mais integrado e coordenado entre regiões. O projeto RIS3_Net, promoveu um processo de descoberta empreendedora entre a Madeira, os Açores e as Ilhas Canárias, dando origem à Estratégia de Especialização Inteligente do Espaço de Cooperação MAC, um elemento chave para promover uma política de inovação mais eficaz entre as regiões.

Subscreva a newsletter

Pesquisa

Copyright © 2022 ARDITI