Entre os dias 27 e 28 de outubro, realizou-se a primeira parte do "Programa de Formação Avançada em Gestão de Estratégias de Especialização Inteligente Transregional", ministrado no âmbito do projeto RIS3_Net2, que teve lugar na ARDITI, no Madeira Tecnopolo.
Através deste curso, foi possível proporcionar aos participantes uma visão geral das boas práticas de outras regiões europeias de forma a ajudá-los na implementação de estratégias RIS3 transregionais, estratégias de especialização inteligente. Houve também espaços de reflexão, debate e formulação de necessidades para futuras candidaturas Interreg MAC.
Foram apresentadas as RIS3 dos Açores, EREI - Estratégia Regional de Especialização Inteligente da RAM e a RIS3 das Canárias, e também foi discutida a metodologia da descoberta empreendedora e diferentes ferramentas. A formação teve formandos representantes da Hélice Quádrupla que tiveram oportunidade de interagir entre eles.
A segunda parte da formação (10 horas online) decorreu de 14 a 18 de novembro, que contou com a participação de representantes de projetos Interreg e diferentes projetos RIS3 na Europa.
O projeto RIS3-Net2 é a continuação do projeto RIS3-Net, que está relacionado com a Especialização Inteligente na Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde). O projeto visa desenvolver as potencialidades comuns das ilhas, a partir da descoberta empreendedora que incentiva o crescimento económico da Região. O RIS3 trata-se de uma metodologia de trabalho utilizada na Europa desde de 2012, com a qual o desenvolvimento económico é a meta a atingir através das prioridades nas diferentes áreas como o Turismo, a Agroindústria, o Marinho-Marítimo, a Economia Circular e Bio-sustentabilidade, Saúde e Bem-Estar, e Tecnologia da Informação e Comunicação. Além disto, introduz o conceito da Hélice Quádrupla de atores (Governo, Sociedade, Investigação e Empresa Privada) nas estratégias inteligentes para dar impulso ao crescimento económico da Macaronésia.