Newsletters

ARDITI: Newsletter nº 50

ARDITI: Newsletter nº 50

Newsletter

Junho, 2022

Publicações


From Plates to Baits: Using a Remote Video Foraging System to Study the Impact of Foraging on Fouling Non-Indigenous Species, com co-autoria de Sahar ChebaaneJoão Canning-ClodePatrício Ramalhosa, Janina Belz, Nuno CastroInês ÓrfãoJuan Sempere-Valverde, Aschwin Engelen, Miguel Pais e João Monteiro, publicado na revista Marine Science and Engineering.


To be or not to be: the role of absences in niche modelling for highly mobile species in dynamic marine environments, com co-autoria de Marc Fernandez, Neftali Sillero e Chris Yesson, publicado na revista Ecological Modelling.


Rhodolith Physiology Across the Atlantic: Towards a Better Mechanistic Understanding of Intra- and Interspecific Differences, com co-autoria de Pedro Neves, Cláudia Ribeiro, et al, publicado na revista Frontiers in Marine Science.


Relevance of feeding ecology in the management of invasive species: Prey variability in a novel invasive crab, com co-autoria de Raül Triay-Portella, José A. Martín, Lucía Luque e José G. Pajuelo, publicado na revista Estuarine, Coastal and Shelf Science.

.

TrabalhoS de campo


Investigadores do Observatório Oceânico da Madeira em parceria com com um grupo de investigação do Instituto Helmholtz-Zentrum Hereon realizaram os primeiros testes a uma bóia multiparamétrica perfiladora (APB5), no âmbito da Campanha Oceanográfica OOM 2022, a ser realizada na Madeira. Este equipamento permitirá obter perfis verticais de temperatura, salinidade, fluorescência bem como de correntes oceânicas. A APB5 tem ainda uma estação meteorológica para obtenção de dados atmosféricos como temperatura do ar, velocidade e direção do vento e radiação solar.

Ações EM Escolas E EnTIDADES


‍A investigadora Ana Dinis esteve no dia 9 de junho no Município do Porto Moniz onde deu a palestra "Mergulhando com o cachalote" para alunos do 1º ciclo.

EVENTOS


No dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho, o Observatório Oceânico da Madeira marcou esta data realizando duas atividades educativas. A primeira consistiu numa sessão do CineEco Funchal, onde foram exibidas curtas de animação relacionadas com temáticas ambientais, seguidas de uma conversa com as investigadoras Inês Órfão e Sónia Costa. Participaram alunos do 3º e 4º ano do Externato Apresentação de Maria do Funchal. A segunda atividade foi dinamizada por Sónia Costa na Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol e intitulou-se "Poluição marinha: das causas às consequências", para duas turmas do 5º ano. Esta iniciativa incluíu-se também no #EMDInMyCountry.


As "Jornadas de Computação Científica 2022" decorreram entre 31 de maio e 2 de junho no Instituto Politécnico de Viseu. Este evento destinou-se a utilizadores das plataformas avançadas de computação, disponibilizadas pela FCT através da FCCN, tendo sido o OOM/ARDITI representado por Rui Vieira. Neste evento foram abordados diversos temas como a ciber-segurança, gestão de dados científicos, computação avançada, entre outros.


No dia 24 de junho, Patrício Ramalhosa realizou um workshop sobre os fundamentos do uso do programa “Coral Point Count com extensões Excel” (CPCe). O CPCe é um programa básico visual que automatiza, facilita e acelera o processo de análise de contagem aleatória de pontos para estimar as estatísticas de comunidades de bentos. O workshop durou aproximadamente quatro horas e contou com oito participantes do MARE-Madeira. Leia mais.


Ana Andrade, Mara Dionísio e Valentina Nisi apresentaram uma demo na conferência IDC'22 intitulada “SeaStory: An interactive narrative using collaborative features”. Este trabalho, que foi desenvolvido como parte do Projeto INTERTAGUA, tinha por objetivo aumentar a conscientização sobre o ecossistema Monk Seal entre a população adolescente através de uma Visual Novel enriquecida com elementos colaborativos e de gamificação. Na mesma conferência, foi apresentado o artigo Periodic Fable Augmenting Chemistry with Technology, Character and Storytelling com co-autoria de Sandra Câmara Olim, Valentina Nisi e Elisa Rubegni. A contribuição deste trabalho está no projeto e desenvolvimento de um sistema de jogo sério de realidade aumentada para transmitir conhecimento de conteúdo sobre a Tabela Periódica e a sustentabilidade dos elementos químicos, ao mesmo tempo em que estimula o interesse das crianças e desafia sua possível percepção assustadora do domínio.

EXPOSIÇÃO


Esteve em exposição exposição até ao final de junho no Centro Multiusos do Porto Moniz, "Cachalote, o embaixador dos oceanos nos mares da Madeira". Esta exposição itinerante foi organizada no âmbito do projeto Whale Tales.

VISITAS


‍Na sequência da colaboração da ARDITI, como stakeholder do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), no projeto Interreg Europe CARPE DIGEM, no dia 23 de Junho recebemos uma visita do IDE às nossas instalações, juntamente com os parceiros do projeto (França, Espanha, Suécia, Irlanda, Bulgária e Eslovénia). Os visitantes tiveram oportunidade de conhecer alguns dos projetos desenvolvidos pelos investigadores que fazem parte da ARDITI. Decorreu também nas nossas instalações um brainstorming com estes parceiros, moderado pelo coordenador de projeto Paulo Abreu (ARDITI) tendo como tema o SIH - Smart Islands Hub, polo de inovação digital.


A Ministra da Defesa Nacional esteve no dia 22 de junho de visita à ARDITI para assistir à apresentação do projeto Drones Atlântica. Helena Carreiras, acompanhada pelas mais altas entidades civis da Região, ouviu do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Almirante Silva Ribeiro, e dos técnicos responsáveis pela elaboração dos novos sistemas aéreos não tripulados, as explicações sobre os mesmos e as expectativas que agora existem para as próximas fases do projeto. Mais...

Nos Media


Uma foto tirada durante a campanha do Mare@Porto Santo 2020, organizada pelo MARE-Madeira/ARDITI em parceria com a Direção Regional do Mar, foi premiada no Concurso de Fotografia do Dia Mundial dos Oceanos, da ONU. Nuno Vasco Rodrigues, investigador do Mare Leiria e autor da fotografia, conquistou o terceiro lugar na categoria "Nature-Based Solutions & Ocean Exploration" | "Soluções baseadas na Natureza e exploração Oceânica". O autor da fotografia participou na campanha do MARE@Porto Santo em 2020 e a fotografia escolhida para o concurso foi captada aquando dessa missão. Veja aqui a lista completa das fotografias premiadas deste ano. Publicações na comunicação social: Jornal da MadeiraDiário de Notícias; Notícias ao Minuto; Diário de Notícias da Madeira; Região de Leiria e Antena 1.


Na sequência da apresentação, à Ministra da Defesa Nacional, do protocolo 'Drones Atlântica', o qual prevê a criação de quatro drones com diferentes funções, várias fontes de comunicação social publicaram acerca deste assunto como foi o caso do Diário de Notícias da MadeiraJornal da MadeiraObservadorNotícias ao Minuto e RTP Madeira.

O Observatório Oceânico da Madeira e MARE-Madeira fizeram parte da edição de junho do País Positivo, distribuído com o Semanário Nascer do Sol. Da página 24 à 27,  apresentam-se os dois artigos "OOM: Uma 'sentinela' de Portugal", "O melhor de dois mundos: escutar o MAR(E)", para os quais Rui Caldeira esteve em entrevista. Leia a edição online


Leia aqui a página de junho do Diário de Notícias da Madeira dedicada à investigação da ARDITI.

O Polo de Inovação Digital da Madeira - SIH, obteve o Selo de Excelência no primeiro concurso Europeu de polos de inovação digital. Leia aqui.


‍Os investigadores Rita Ferreira, Marc Fernandez e Filipe Alves, realizaram uma entrevista para a revista Wilder - rewilding your days. O artigo, no qual falaram acerca da importância da megafauna marinha e dos testes usando novas tecnologias para acompanhar a vida dos animais marinhos de grande porte nos Açores e Madeira, intitula-se "Novas tecnologias estão a desvendar os segredos das baleias, tubarões e tartarugas em Portugal".

OUTROS



Um artigo do NeuroRehabLab/ARDITI foi escolhido para a capa da revista Electronics MDPI. Intitula-se “Virtual Reality for Safe Testing and Development in Collaborative Robotics: Challenges and Perspectives", resultado da colaboração entre o NeuroRehabLab e uma equipa multidisciplinar liderada pelo investigador Artur Pilacinski. Neste estudo, os investigadores analisaram o uso de VR/XR para testar robôs colaborativos. Artigo de acesso livre disponível para leitura aqui.


Neste vídeo do Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM, Rui Caldeira, Presidente da ARDITI, fala sobre o financiamento do Programa Operacional Madeira 14-20, que o projeto Observatório Oceânico da Madeira obteve ao longo de vários anos e que está agora a terminar. Com este financiamento foi possível estudar os mares da Madeira, foram publicados mais de 200 artigos científicos, estabelecidas dezenas de parcerias e dinamizadas centenas de atividades para o público escolar e população em geral.

Subscreva a newsletter

Pesquisa

Copyright © 2022 ARDITI