Concursos

Bolsa de investigação pós-doutoral (BIPD) - Projeto BIO_VALOR

Título Bolsa de Investigação: Bolsa de investigação pós-doutoral (BIPD) - Projeto BIO_VALOR

Trabalho: Bolsa de investigação pós-doutoral (BIPD) em Ciências Biológicas

Referência da bolsa: ARDITI-BIO-VALOR-001

 

Vagas: 1

Tipo de contrato: Contrato de bolsa

País de trabalho: Portugal

Cidade de trabalho: Funchal

Entidade/Instituto contratante: ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação

Entidade/Instituto de Acolhimento: ISOPlexis - Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar/Universidade da Madeira (UMa)

 

Área científica principal: Ciências Biológicas

Área científica específica: Bioquímica ou Biologia Aplicada

 

Resumo da Bolsa:

O projeto BIO_VALOR - Estratégia de Especialização Integrada para a Valorização Sustentável de Recursos Endógenos na Fruticultura em Modo de Produção Biológico, cofinanciado pelo Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira – PRODERAM 2020, Governo Regional da Madeira, Portugal 2020 e FEADER-Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural, através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP, visa recrutar um investigador, com formação e atividade de investigação nas áreas disciplinares em epigrafe capaz de avaliar a influência das condições edafoclimáticas na produção das variedades tradicionais de  fruteiras, a fim de promover a sua valorização. Prevê-se que o plano de trabalho inclua a caracterização bioquímica e fisiológica de recursos genéticos e avaliação do agroecossistema.

 

Descrição do trabalho:

Projeto BIO_VALOR - Estratégia de Especialização Integrada para a Valorização Sustentável de Recursos Endógenos na Fruticultura em Modo de Produção Biológico (MPB), visa a recolha de dados agronómicos por optimização agroeconómica da fruticultura regional em sistemas agrícolas em MPB. Neste contexto, a ARDITI procura um investigador doutorado, preferencialmente com experiência comprovada em avaliação bioquímica, nutricional e tecnológica dos recursos genéticos e produtos agrícolas ou agroalimentares, com recurso a métodos quimiometria, bioquímicos, bromatológicos e tecnológicos. O candidato selecionado auxiliará a equipa de investigação do projeto, focando especialmente nas atividades de caracterização da produção frutícola dos sistemas agrícolas MPB, na biotransformação de resíduos agropecuários em substratos orgânicos, e na avaliação da utilização de biofertilizantes nos agroecossistemas.

 

Requisitos de Admissão:

O candidato deverá ter um Doutoramento válido (obtido nos 36 meses anteriores ao prazo de candidatura) em Ciências Biológicas para o projeto BIO_VALOR. O candidato contribuirá com o plano de trabalho detalhado abaixo, bem como com experiência anterior, incluindo (mas não exclusivamente):

  • Formação e/ou experiência comprovada de investigação em Ciências Biológicas;
  • Experiência no estudo do stress abiótico (hídrico) e sua ação sobre os recursos genéticos;
  • Trabalho de investigação prévia na área da caraterização e avaliação dos recursos genéticos e produtos agroalimentares;
  • Experiência na elaboração de trabalhos de investigação na forma de submissões de conferências internacionais;
  • Capacidade demonstrada para trabalhar de forma independente;
  • Conhecimento fluente (oral e escrito) da língua inglesa.

Nota: As candidaturas não serão consideradas se os candidatos não cumprirem os Requisitos Obrigatórios (em negrito). Experiência adicional e/ou itens de treinamento listados serão valorizados e preferidos.

 

Plano de trabalho:

O bolseiro selecionado auxiliará no desenvolvimento de atividades de investigação relacionadas com (mas não exclusivamente):

  • Avaliação e monitorização dos recursos genéticos endógenos e das condições edafoclimáticas dos agrossistemas.
  • Fenotipagem dos recursos genéticos e variedades tradicionais de anonáceas, pomóideas e prunóideas.
  • Análise das características fisico-químicas dos substratos orgânicos.
  • Avaliação, tratamento e divulgação dos resultados do projecto.
  • Elaboração e apresentação de trabalhos científicos relacionados com as atividades de investigação e desenvolvimento do projeto.

Orientação científica e local de trabalho:

O trabalho proposto será orientado pelo Prof. Doutor Miguel Ângelo A. Pinheiro de Carvalho (ISOPlexis - Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar/Universidade da Madeira) e será realizado no ISOPlexis - Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar/UMa, Universidade da Madeira, Campus Universitário da Penteada, Funchal, Ilha da Madeira (Portugal).

 

Duração:

12 meses, eventualmente renovável.

 

Subsídio de manutenção mensal:

O valor da bolsa da ARDITI é de 1 686,00€/mês, de acordo com a tabela de valores das bolsas determinada pela ARDITI (https://cloud.arditi.pt/index.php/s/wJGZEAJWaQx6wcx?dir=undefined&path=%2FRegulamentos%2FBolsas&openfile=24051256).

A bolsa será paga mensalmente, através de transferência bancária. O seguro de acidentes pessoais está incluído na bolsa. Caso pretenda, o bolseiro pode aderir ao regime do Seguro Social voluntário (SSV), cujo pagamento será suportado, durante o período de vigência do contrato de bolsa, pela instituição contratante.

 

Legislação e regulamentos aplicáveis:

A bolsa é atribuída nos termos da Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto da Bolsa de Investigação Científica) e pelo REGULAMENTO DE BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO DA ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação: https://cloud.arditi.pt/index.php/s/wJGZEAJWaQx6wcx?dir=undefined&path=%2FRegulamentos%2FBolsas&openfile=24051256

 

Data prevista de início do contrato: 1 de dezembro de 2022.

 

Critério de avaliação:

O processo de seleção curricular será baseado em:

- Formação académica e graduação (40%)

- Competências relevantes para a execução do plano de trabalho (50%)

- Competências de comunicação, avaliadas a partir do CV (10%)

 

Composição do Júri de Seleção:

Presidente, Prof. Doutor Miguel Ângelo A. Pinheiro de Carvalho (ISOPlexis/UMa)

Vogal, Doutor José Carlos Marques (ISOPlexis/UMa)

Vogal, Doutora Carla Aparecida Ragonezi Gomes Lopes (ISOPlexis/UMa)

 

Conteúdo do aplicativo:

- Carta de Motivação (enfatizando a adequação do candidato a cada critério de avaliação);

- Curriculum vitae;

- Certificado/Diploma de Doutoramento (os candidatos com graus académicos obtidos no estrangeiro, terão de apresentar um certificado de registo de reconhecimento de acordo com a legislação aplicável).

 

Divulgação dos resultados:

Os resultados da avaliação final serão enviados a todos os candidatos, via email, através de uma lista ordenada por pontuação final obtida.

 

Procedimentos de reclamação e recurso:

De acordo com o Regulamento da ARDITI, caso pretenda, após receção da notificação dos resultados da avaliação final, o requerente dispõe de um prazo de 10 dias úteis após a notificação, para contestar nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo. O candidato deve responder, por escrito, para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. A carta deve ser dirigida ao Presidente do Conselho de Administração da ARDITI.

 

Envio e prazo de candidatura:

Todas as candidaturas devem ser enviadas por correio eletrónico para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O período de receção de candidaturas decorre de 24 de outubro de 2022 a 7 de novembro 2022 (18:00h/Hora Lisboa).

O assunto do email deve ser: ARDITI-BIO-VALOR-001

 

Data limite de receção de candidaturas: 7 de novembro de 2022 (18:00h/Hora Lisboa)

 

Dados de contacto da organização:

ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação

Edifício Madeira Tecnopolo, Piso 2

Caminho da Penteada

9020-105 Funchal

Portugal

tel. +351 291 721 220

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Site: http://www.arditi.pt

 

Notas:

  • O processo de seleção será baseado no princípio da não discriminação em relação a gênero, idade, nacionalidade, religião, grupo racial ou qualquer outra possível questão discriminatória. A seleção será feita apenas com base no mérito e seguindo a Carta Europeia para Investigadores, o Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores (Recomendação da Comissão, Bruxelas, 11.3.2005, 2005/251/EC) e as recomendações da Declaração de San Francisco sobre Avaliação de Pesquisa (DORA).
  • A ARDITI é uma "organização de acolhimento de refugiados" reconhecida pela Comissão Europeia, segue a Carta Europeia para Investigadores e acolhe candidaturas de todos os indivíduos qualificados.

● O prazo de candidatura poderá ser prorrogado a qualquer momento, sem prévio aviso, tendo em vista os requisitos para os cargos desta convocatória.

Subscreva a newsletter

Pesquisa

Copyright © 2022 ARDITI