Concursos

Bolsa de Investigação: ARDITI-TIDYCITY-2023-001

Bolsa de Investigação (BI) para aluno/a de Mestrado

A ARDITI abre concurso para atribuição de 1 (uma) bolsa de investigação, no Laboratório de Engenharia Organizacional (EELab) da ARDITI, no âmbito do Projeto Tidy City (I4T-2OC-08, GA Nº 951975), nos seguintes termos:

Job: Bolsa de Investigação (BI);

Reference ARDITI-TIDYCITY-2023-001;

Scientific area: Information Systems

Descrição do projeto:

O projeto Tidy City propõe a utilização de dispositivos móveis instalados em veículos para detetar e classificar automaticamente as ocorrências em infraestruturas visíveis a partir das ruas da cidade do Funchal. Para reduzir a poluição e as emissões de CO2, as imagens serão recolhidas por uma vasta gama de veículos que já percorrem diariamente as ruas da cidade, tais como camiões de recolha de resíduos e veículos de entrega expresso. As imagens recolhidas são enviadas para um servidor para análise e classificação com base em modelos de IA suportados pelo Urban Object Detection Kit.  O sistema será capaz de detetar e registar a localização GPS de danos em infraestruturas exteriores (e.g., elétricas, painéis publicitários, montras de lojas, paragens de autocarros, contentores de lixo e cabines telefónicas) e deposição inadequada de resíduos. Os dados processados serão fornecidos a cada parceiro responsável pela resolução destas ocorrências, tendo em vista a otimização das suas operações.

Este projeto tem o potencial de atrair a atenção de um grande número de entidades com interesse nos dados que serão disponibilizados em diferentes formatos pré-processados através do i4Trust Marketplace, incluindo sinalização de rua, carris e estado das estradas; cadeias de lojas de vestuário interessadas em validar a conformidade das suas montras com as diretrizes das suas estratégias de marketing; cadeias de supermercados que desejem monitorizar a eliminação de resíduos e outros objetos nas proximidades das suas lojas (e.g., embalagens vazias, sacos, carrinhos de compras); cadeias de hotéis interessadas em avaliar a apresentação das fachadas dos seus edifícios; e o controlo das bancadas de venda ambulante. O número de aplicações é praticamente infinito e o interesse aumentará à medida que mais cidades forem sendo cobertas pelo projeto Tidy City.

A equipa do Enterprise Engineering Lab da ARDITI (EELab) associada ao Smart Islands Hub, será responsável por prestar apoio na implementação das componentes FIWARE e iSHARE neste projeto.

O EELab tem estado centrado no desenvolvimento da plataforma opensource “Dynamic Information System Modeler and Executer” (DISME), recorrendo às tecnologias/frameworks Laravel, Angular, Bootstrap e SGBDs SQL e NoSQL. Todos os componentes do DISME funcionam numa interface web (responsive, adaptável a dispositivos mobile, tablet ou PC), permitindo a visualização e edição incremental de diagramas/modelos/processos organizacionais, bem como, através de um dashboard, a execução dos mesmos na forma de um sistema de informação dinâmico.

 

Descrição do Trabalho:

O/a investigador/a irá colaborar:

  • Em atividades de identificação de requisitos dos processos no âmbito do projeto Tidy City, usando as funcionalidades de modelação da plataforma DISME.
  • No apoio à integração das tecnologias FIWARE, iSHARE no desenvolvimento do sistema Tidy City.
  • No desenvolvimento/extensão de componentes da plataforma DISME, adaptando-a ao cenário de utilização do projeto Tidy City, com um foco na área de Business Intelligence e Big Data.
  • Na preparação e redação de artigos para submissão a conferências e revistas sobre Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Sistemas de Apoio à Decisão, Business Intelligence e áreas afins, referentes aos resultados deste projeto e iniciativas de investigação relacionadas no EELab.

 

Requisitos:

Os/as candidatos/as devem satisfazer os seguintes requisitos, aptidões e competências:

  • Inscrição em um mestrado na área de Engenharia Informática ou área afim, com pelo menos 60 ECTS já concluídos nesse curso.
  • Experiência em sistemas de apoio à decisão.
  • Experiência na framework Laravel
  • Experiência com plataformas de Business Intelligence, preferencialmente em Pentaho
  • Experiência no desenvolvimento de aplicações web e bases de dados, preferencialmente em MySQL e MongoDB
  • Conhecimentos das linguagens de programação HTML, PHP, Javascript, Typescript, CSS e SQL.

 

Local de trabalho:

O trabalho será realizado no EELab, ARDITI (Funchal, Portugal), sob a supervisão do Prof. Doutor David Aveiro.

 

Duração da bolsa de estudo:

A bolsa terá uma duração de 6 meses, com uma data de início prevista a 1 de fevereiro de 2023. A bolsa será eventualmente renovável até ao término da duração do projeto, sujeito à apreciação pelo orientador do trabalho desenvolvido no decorrer de cada período.

Subsídio mensal de manutenção:

O/a investigador/a receberá uma bolsa mensal de 875,98 euros, isento de impostos. As bolsas da ARDITI e os regulamentos são determinados pela ARDITI (https://cloud.arditi.pt/index.php/s/wJGZEAJWaQx6wcx?path=%2FRegulamentos%2FBolsas).

 

Como candidatar-se:

Até ao dia 25-01-2023, os/as interessados/as devem enviar a sua candidatura por e-mail para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., com o assunto: ARDITI-TidyCity-2023-001.

Os seguintes elementos devem ser anexados ao e-mail:

  • Curriculum Vitae atualizado.
  • Carta de motivação, explicando como o/a candidato/a preenche os requisitos do concurso.
  • Comprovativo de inscrição num mestrado na área de Engenharia Informática ou área similar, incluindo a lista de unidades curriculares concluídas e respetivas notas.
  • Certificado de conclusão da licenciatura, incluindo a lista de unidades curriculares concluídas e respetivas notas.
  • Lista de projetos (ou experiência anterior) na área (opcional).

 

Critérios de seleção:

Os critérios de avaliação das candidaturas basear-se-ão na apreciação conjunta dos seguintes critérios (numa escala de 0 a 20 valores):

  • Média das notas atribuídas a unidades curriculares concluídas, na área de sistemas de apoio à decisão (30%)
  • Média das notas atribuídas às unidades curriculares já concluídas no curso de mestrado (30%)
  • Média final da formação académica de grau de licenciado (20%);
  • Motivação demonstrada para trabalhar no projeto (20%).

O júri poderá entrevistar, por videoconferência, os/as 3 primeiros/as classificados/as. A avaliação da entrevista é expressa numa escala numérica de 0 a 20 valores.

No caso de ser realizada entrevista, é atribuindo um fator de ponderação de 80% à nota da avaliação do percurso curricular, e um fator de ponderação de 20% à nota da entrevista. 

 

Painel de seleção:

  • Presidente: Doutor David Aveiro, Professor da Universidade da Madeira
  • Vogal: Doutor João Zambujal de Oliveira, Professor da Universidade da Madeira
  • Vogal: Doutora Dulce Pacheco, Investigadora da ARDITI. 

 

Notificação de resultados:

Todos os/as candidatos/as serão notificados por e-mail.

  

Notas:

  • O processo de seleção será baseado no princípio da não discriminação sexual, de idade, de nacionalidade, de religião, de grupo racial, ou qualquer outra possível questão discriminatória. A seleção será efetuada apenas com base no mérito e de acordo com a Carta Europeia do Investigador, o Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores (Recomendação da Comissão, Bruxelas, 11.3.2005, 2005/251/CE) e as recomendações da Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Investigação (DORA).
  • A ARDITI é uma "organização de acolhimento de refugiados" reconhecida pela Comissão Europeia, segue a Carta Europeia do Investigador e acolhe favoravelmente as candidaturas de todas as pessoas qualificadas.

 

Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Bolsa de Investigação

País: Portugal

Localidade: Funchal

Instituição de acolhimento: ARDITI

Data limite de candidatura: 25 de janeiro de 2023 

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

 

Subscreva a newsletter

Pesquisa

Copyright © 2023 ARDITI