No seguimento do protocolo Sentinela Atlântica, o Almirante Silva Ribeiro, Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), visitou a ARDITI no dia 26 de janeiro, para acompanhar os trabalhos desenvolvidos no projeto Drones-Atlântica. Nitidamente satisfeito com o resultado do trabalho até agora realizado, enfatizou o progresso do sub-projeto Alfa, nomeadamente o Sistema Aéreo Não Tripulado de exterior, designado Alfa Exterior. Trata-se de um drone que apresenta maiores desenvolvimentos até à data e que brevemente iniciará testes de voo com operadores das Forças Armadas, mais concretamente do Comando Operacional da Madeira (COM).
Na oportunidade, Silva Ribeiro lembrou a necessidade de priorizar o desenvolvimento do Alfa Interior e criar quatro modelos para que as Forças Armadas possam testá-los, nomeadamente no COM, no Destacamento de Ações Especiais (DAE), no Centro de Informações e Segurança Militares (CISMIL) e no Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE).
O Almirante fez-se acompanhar pelo Major-General Morgado, assessor para Inovação e Transformação do Almirante CEMGFA e pelo Comandante Operacional da Madeira, Major-General Rui Tendeiro, tendo sido recebidos por Clemente Aguiar, membro do Conselho de Administração da ARDITI.