Notícias

Projeto CircleFly apresenta os resultados finais

Projeto CircleFly apresenta os resultados finais

O projeto CircleFly, cofinanciado pela União Europeia através do programa PROCIÊNCIA (Madeira 14-20), tendo como proponente e coordenador a empresa The Tomorrow Company, apresentou hoje dia 27 de junho em sessão pública na ARDITI os resultados de final de projeto, que se desenrolou nos últimos 18 meses.

O projeto atingiu os objetivos pretendidos ao ter sucesso na produção de farinha de larvas de mosca a partir da valorização de resíduos orgânicos vegetais. As farinhas foram posteriormente validadas como fonte de alimento na produção pecuária de animais terrestres e em piscicultura.

A ARDITI, que participou nesta última componente do projeto com dois investigadores, Paula Canada e Carlos Andrade, contou com a colaboração da Direção Regional do Mar para realizar testes no Centro de Maricultura da Calheta e do AgroSenseLab da Direção Regional de Agricultura, para os testes organoléticos dos peixes produzidos. Ficou demonstrado que se poderá proceder a uma substituição significativa de farinhas de peixe nas rações de dourada, sem comprometer o crescimento e a qualidade organolética do produto final, e deste modo, contribuir para melhorar a sustentabilidade da atividade.

Participaram no projeto para além do proponente e da ARDITI, a ACIF e as empresas Suinosanto- Unipessoal Lda. e Marisland – Madeira Mariculture Lda.

Subscribe

Search

Copyright © 2024 ARDITI