Em novembro de 2021, duas investigadoras da ARDITI concluíram as suas mobilidades de curta duração do projeto FORWARD (https://forward-h2020.eu/) com viagens ao estrangeiro, uma inserida no WP4 (Capacity building and training activities), grupo temático TWG8 (Marine sciences & technologies), para as Canárias e outra no WP5 (Networking activities), grupo temático TWG4 (Information and Communications Technologies), para Tallin.
A doutoranda Cátia Azevedo, do Observatório Oceânico da Madeira, esteve no Instituto de Oceanografia y Cambio Global (IOCAG) da Universidade Las Palmas de Gran Canárias, Gran Canaria, de 21 a 28 de novembro de 2021. O objetivo principal da formação era aprender as técnicas necessárias para processar os dados no terreno de CO2, obtidos no decorrer das campanhas oceanográficas. Esta atividade foi liderada pelo professor Melchor Gonzalez-Davila, do IOCAG (foto acima à direita).
A Dra. Bongkeum Susana Jeong, do ITI/LARSyS (Interactive Technologies Institute - LARSyS), esteve na Escola de Tecnologias Digitais da Universidade de Tallinn, na Estónia, de 22 a 27 de novembro de 2021. Esta mobilidade de curta duração tinha vários objetivos: uma reunião de proposta de projeto; participação num workshop; participação na conferência WUD2021 e um evento ao vivo no último dia. Esta atividade foi liderada pelo Professor Mati Mõttus, do Grupo HCI da Universidade de Tallinn (foto acima à esquerda).
De 9 de dezembro a 13 de janeiro, três investigadores do Observatório Oceânico da Madeira participam numa campanha oceanográfica a bordo do Navio de Investigação Sonne da conceituada organização GEOMAR/Kiel.
Outras atividades de mobilidade de curta duração e formação avançada para investigadores e pessoal da ARDITI estão planeadas para o primeiro trimestre de 2022.