Newsletters

ARDITI: Newsletter nº 54

ARDITI: Newsletter nº 54

Newsletter

Outubro, 2022

PublicaçÃO


Assessing microplastic exposure of the Critically Endangered Mediterranean monk seal (Monachus monachus) on a remote oceanic island, com co-autoria de Ashlie McIvor, João Canning-Clode e Ana Dinis (entre outros), publicado na revista Science of The Total Environment.

atividade em escola


Sara Bettencourt esteve na Escola Secundária de Francisco Franco, no final de outubro, a fim de consciencializar uma turma de alunos de 10º ano, para o tema do lixo marinho com uma palestra.

Trabalho de campo


Investigadores do MARE-Madeira estiveram no Porto Santo, a meados de outubro, dando continuação à monitorização sazonal de espécies marinhas não-indígenas. Estiveram também a recolher amostras de lixo marinho a fim de caracterizar o mesmo e, com recurso a drones, fizeram o mapeamento de habitats nas áreas costeiras.

EVENTOS


Entre os dias 12 e 14 de outubro, realizámos um evento com os parceiros do projeto MACCLIMA - Sistema de observação meteorológica e oceânica como ferramenta para o fomento da resiliência e adaptação às alterações climáticas no espaço de cooperação. Com um programa de atividades de três dias, Rui Caldeira liderou a sessão de boas-vindas e deu-se a conhecer alguns dos projetos de investigação que se encontram em desenvolvimento com demonstrações realizadas pelos investigadores. Na parte da tarde, com a coordenação de Virgínia Catanho (gestora do projeto), os visitantes foram conhecer o Centro Operacional do Observatório Oceânico da Madeira, na Marina e também as instalações da Central Hidroeléctrica dos Socorridos (EEM). Os restantes dias foram preenchidos com apresentações dos diferentes parceiros da Madeira e Canárias.


Entre 20 e 21 de outubro, decorreu na Madeira a 3ª Reunião de Coordenação do projeto Observatório do Atlântico, financiado pelo Programa Crescimento Azul dos EEA. Grants. Fizeram parte desta reunião os parceiros de Portugal Continental, da Madeira, Açores, Noruega e Islândia, bem como a Diretora de Serviços de Programação da DGPM - Direção-Geral de Política do Mar, entidade operadora do Programa. Fez parte da agenda o planeamento e discussão da Escola de Verão do Atlântico, futuras campanhas oceanográficas e visitas às instalações da ARDITI e do Centro Operacional do Observatório Oceânico da Madeira, com organização por Virgínia Catanho e Carlos Lucas.


Entre os dias 27 e 28 de outubro, realizou-se a primeira parte do "Programa de Formação Avançada em Gestão de Estratégias de Especialização Inteligente Transregional", ministrado no âmbito do projeto RIS3_Net2, organizado por Aracelis Rajnauth e colaboração de Esmeralda Faria e que teve lugar na ARDITI, no Madeira Tecnopolo. Através deste curso, foi possível proporcionar aos participantes uma visão geral das boas práticas de outras regiões europeias de forma a ajudá-los na implementação de estratégias RIS3 transregionais, estratégias de especialização inteligente. Houve também espaços de reflexão, debate e formulação de necessidades para futuras candidaturas Interreg MAC. Leia mais.


Rui Caldeira foi um dos oradores do painel “Technology at Service of People and Businesses”, moderado por Elsa Fernandes, parte do Digital Transformation Summit, um evento que decorreu no Savoy Palace, no dia 27 de outubro. A gravação do evento está disponível aqui (a partir do minuto 26).


Os resultados do projeto Porto Santo Sem Lixo Marinho, foram apresentados na 5ª Reunião Anual do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021, no dia 26 de outubro, no Porto Santo, pela AIDGLOBAL - Acção e Integração para o Desenvolvimento Global, enquanto parceira do projeto.

visita


No dia 26 de outubro, recebemos uma turma de 3º ano do Curso Técnico de Mecatrónica Automóvel do IPTL - Instituto Profissional de Transportes e Logística da Madeira nas nossas instalações, com o objetivo de conhecer o laboratório de prototipagem e perceber como funcionam as impressoras 3D. Os conhecimentos foram transmitidos por Victor Azevedo, que possui alguns anos de experiência no nosso laboratório.

Nos Media


João Monteiro, deu entrevistas à Antena 1 (3 de outubro) e RTP Madeira (4 de outubro) sobre os estudos que estão a ser feitos na Madeira, em colaboração com investigadores das Caraíbas, onde se está a verificar a morte em massa de ouriços-de-espinhos-compridos. Ouça a entrevista e veja a reportagem.

"Baleias podem ajudar a mitigar o impacto das alterações climáticas", a equipa de investigadores do projeto Whale Tales foi entrevistada pela CNN Portugal acerca dos cachalotes que estão a ser estudados na Madeira. Veja a entrevista de 23 de outubro.

‍Na página de Ciência e Tecnologia do mês de Outubro do Diário de Notícias Madeira, destacou-se a descoberta de uma nova macroalga nas águas da Madeira, a recolha de dados para estudos de espécies marinhas invasoras nos Açores e o evento "Digital Transformation Summit". Leia em detalhe.

OUTROS


Assista ao vídeo de um encontro com baleias cachalote e uma cria, captado pelos nossos investigadores.


Conheça a Oferta Educativa da ARDITI para o ano letivo de 2022/2023, destinada à comunidade escolar da RAM. Esta inclui palestras, atividades teórico-práticas e exposições sobre várias temáticas que são dinamizadas pelos nossos investigadores e técnicos, entre outros colaboradores. Tem como objetivo a promoção da cultura e literacia científica e educação para o desenvolvimento sustentável. Todas as atividades são gratuitas e requerem marcação. Saiba mais.

Subscreva a newsletter

Pesquisa

Copyright © 2023 ARDITI