Newsletters

ARDITI: Newsletter nº 33

ARDITI: Newsletter nº 33

Newsletter

Janeiro, 2021

Realizou-se online, nos dias 06, 08 e 09/01/2021, a formação de professores intitulada Conferência ROV4ALL - O potencial didático das tecnologias de exploração marinha, integrada no projeto ROV4ALL - Construção de robôs submarinos em contexto escolar, financiado pelo Fundo Azul do Ministério do Mar. A formação, em formato conferência, contou com a colaboração de vários investigadores das ciências marinhas e com a presença de mais de 90 professores da Madeira, Açores, Algarve e Lisboa.

 

Também no âmbito do ROV4LL, foram recentemente enviados para as escolas inscritas no projeto kits para construção de robôs subaquáticos.

 


 

A ARDITI e a Universidade da Madeira, com a colaboração dos Horários do Funchal, da AREAM - Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira e da DRACC - Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, organizaram no dia 27/01/2021 a reunião de arranque do grupo de trabalho temático Alterações Climáticas e Transição Energética que faz parte do projeto Forward H2020. Este evento online envolveu 60 peritos e técnicos da comunidade científica e empresarial, de organismos públicos e e de organizações da sociedade civil de todas as Regiões Ultraperiféricas (RUP’s), tendo contado também com representantes de organismos da Europa continental. 

Notícia completa AQUI.


O‍ Relatório Layman do Projeto Plasmar, onde são resumidos alguns dos principais resultados do projeto, foi disponibilizado AQUI.


‍A bolseira Sandy Abreu defendeu a sua tese de doutoramento, intitulada Improving Machine Learning Prediction and Forecasting Models Used in Photovoltaic Monitoring Systems, no dia 07/01/2021. Teve como orientadores o professor Morgado Dias do ITI/LARSyS e a professora Helena Geirinhas Ramos do IST.


Está disponível para download gratuito na playstore a app interativa Mobeybou in Brazil, produzida no âmbito do projeto Mobeybou. Esta a app visa fornecer informações básicas sobre a cultura brasileira (ex. ocalização, comida, música, tradições), ao mesmo tempo que estimula a imaginação e a criatividade das crianças.  A investigadora principal deste projeto é Cristina Sylla do ITI/LARSyS.

 


 

O prazo de submissão de artigos para o volume especial da Frontiers Island Dynamical Systems: Atmosphere, Ocean and Biogeochemical Processes, que está a ser promovido por investigadores do Observatório Oceânico da Madeira, foi alargado até ao dia 23/04/2021. A Frontiers in Marine Sciences é a revista em ciências do mar, de acesso aberto, mais citada na literatura científica e tem um fator de impacto de 3,661.

As submissões devem ser feitas AQUI.

 

 

Publicações científicas


Novel approach to enhance coastal habitat and biotope mapping with drone aerial imagery analysis, publicado na revista Scientific Reports, com co-autoria de João Monteiro, Jesus Giménez, Francesca Gizzi e João Canning-Clode (MARE/ARDITI). Neste estudo, os autores propõem uma nova abordagem de moninorização costeira que combina levantamentos aéreos feitos com recurso a drones com amostragens subaquáticas.


BWDAT: A research tool for analyzing the consumption of VOD content at home, com co-autoria de Valentina Nisi e Nuno Nunes (ITI/LARSyS/ARDITI), publicado na revista Addictive Behaviors Reports. Neste trabalho, os autores confirmam a confiabilidade, precisão e usabilidade da ferramenta BWDAT. 


Convergent Cortistatin losses parallel modifications in circadian rhythmicity and energy homeostasis in Cetacea and other mammalian lineages, na revista Genomics, com co-autoria de Filipe Alves (MARE/ARDITI). Este estudo avalia o estado funcional da hormona cortistatina no genoma de 359 mamíferos, incluindo 30 espécies de cetáceos. 


Training future generations to deliver evidence-based conservation and ecosystem management, publicado na revista Ecological Solutions and Evidence, com co-autoria de Ricardo Rocha (CIBIO/InBIO-UP/CEABN-InBIO/ARDITI). Os autores compilaram e disponibilizaram uma série de recursos que usam nas suas iniciativas educativas sobre conservação da natureza. Os recursos estão disponíveis AQUI.


Expert opinion on using angler Smartphone apps to inform marine fisheries management: status, prospects, and needs, publicado na revista ICES Journal of Marine Science, com co-autoria de Roi Martinez-Escauriaza (OOM/ARDITI). Neste artigo são apresentados os resultados de questionários realizados em 20 países sobre o uso de aplicações móveis focadas na pesca recreativa.


Asymmetric ocean response to atmospheric forcing in an island wake: a high-resolution 35-year study com co-autoria de José Alves e Rui Caldeira (IDL/OOM/ARDITI), publicado na revista Frontiers in Marine Sciences. Neste estudo, os autores analisaram uma série temporal de 35 anos de dados relativos à variabilidade térmica do oceano em torno da ilha da Madeira. 


The importance of Indigenous Territories for conserving bat diversity across the Amazon biome, publicado na revista Perspectives in Ecology and Conservation, com co-autoria de Ricardo Rocha (CIBIO/InBIO-UP/CEABN-InBIO/ARDITI). Neste estudo, os autores cruzaram dados geoespaciais de territórios oficialmente reconhecidos como indígenos em todas as fronteiras biogeográficas da Amazónia com dados da distribuição de mais de 200 espécies de morcegos.

Nos média


‍O professor Nuno Nunes (ITI/LARSyS) escreveu um artigo no jornal i online, intitulado A nova Bauhaus Europeia, uma oportunidade para Portugal, onde compara a situação que se vive atualmente (de crise climática e pandemia) com a crise política e social que viu nascer a Bauhaus. Nesse sentido, sugere que as atuais circunstâncias podem ser uma oportunidade para o aparecimento de novas ideias e iniciativas, em especial na área das artes e das tecnologias. Um artigo para ler AQUI.

Fonte: Jornal "i online"


 

O projeto Alimar - Ação Lixo Marinho realizou no último ano atividades para mais de 2000 participantes. Algumas destas atividades foram realizadas por investigadores  das unidades de investigação da ARDITI na Madeira. Pode ler mais sobre esta notícia AQUI.


Ricardo Rocha (CIBIO/InBIO-UP/CEABN-InBIO/ARDITI) foi um dos investigadores a dar o seu testemunho no documentário As febres do Século, transmitido na RTP 2 no dia 19/01/2021. Foram abordadas questões relacionadas com doenças emergentes e conservação da natureza. O documentário está disponível AQUI.

 

O mesmo investigador, em entrevista à revista Wilder, fala sobre os seus receios e esperanças no que respeita à biodiversidade e conservação da natureza. Pode ler a entrevista AQUI.

Fonte: RTP 2

Subscreva a newsletter

Pesquisa

Copyright © 2022 ARDITI