Concursos

Bolsa de Investigação Científica para Mestre: ARDITI-OOM-2019-003

Cargo/posição/bolsa: Bolsa de Investigação Científica para Mestre (BIC – Mestre);
Referência: ARDITI-OOM-2019-003;
Área científica genérica: Computer science;
Área científica específica: Informatics;

 

 

Resumo do anúncio

No âmbito do projeto OOM, e com o objetivo de agregar e disseminar informação através de diversas plataformas, de forma a dotar a região de meios adequados para promover o desenvolvimento sustentável, pretende-se atribuir uma Bolsa de Investigação Científica (BIC), para candidatos (F/M) com Mestrado em Engenharia Informática ou equivalente. Pretende-se que o bolseiro/a tenha a capacidade de trabalhar em equipa, fazendo a interligação com diferentes planos de trabalho e domínios científicos, de acordo com o solicitado durante o decorrer da bolsa.

Texto do anúncio

O principal objetivo do projeto OOM é consolidar dados históricos de diversas áreas, observações e previsões meteo-oceanográficas, disponibilizando essa informação através de diversas plataformas, permitindo à Região Autónoma da Madeira (RAM), responder de forma mais eficaz às exigências de avaliação e gestão dos recursos marinhos, capacitando a RAM dos meios adequados para promover o desenvolvimento sustentável. Como tal, este concurso destina-se à atribuição de uma Bolsa de Investigação Científica (BIC) a candidatos (F/M) com Mestrado em Engenharia Informática ou equivalente. 

Pretende-se que o bolseiro/a tenha a capacidade de trabalhar em equipa, fazendo a interligação com diferentes planos de trabalho e domínios científicos. Tal inclui a manipulação de dados de modelos de previsão e dados atmosféricos e/ou oceânicos, desenvolvimento de aplicações móveis, bases de dados e websites. Os principais objetivos do trabalho visam o desenvolvimento de uma aplicação móvel multi-plataforma (Android e iOS) para distribuição da informação resultante de modelos de previsão, manutenção das aplicações móveis já existentes, colaboração na gestão da infraestrutura tecnológica do OOM e possivelmente manutenção/adição de funcionalidades ou dados a um visor de dados georreferenciados

Requisitos de admissão
Os destinatários da bolsa devem à data de início da Bolsa ter Mestrado em Engenharia Informática ou áreas afins. Dá-se preferência a candidatos com experiência na manipulação e interpretação de dados georreferenciados e meteo-oceanográficos, além de experiência no desenvolvimento e disponibilização de aplicações móveis e gestão de bases de dados. O plano de trabalhos deve iniciar-se entre 1 de Dezembro de 2019.

São também fatores preferenciais:
  • Capacidade de trabalho em grupo com investigadores de diversas áreas;
  • Experiência em Linux e Shell Script em ambiente Unix;
  • Experiência com plataformas de obtenção de dados da atmosfera e oceano;
  • Experiência com software de visualização de dados georreferenciados;
  • Experiência no desenvolvimento de aplicações Android e iOS;
  • Experiência no desenvolvimento de websites (HTML/PHP/CSS/JavaScript entre outros)
  • Experiência na utilização de SGBDs;
  • Capacidade de contribuir para a produção científica;
  • Disponibilidade imediata.
Plano de trabalhos
A bolsa tem como principais objetivos: desenvolvimento e divulgação de uma aplicação móvel multi-plataforma (Android e iOS) para disseminação dos dados resultantes de modelos de previsão; gestão de bases de dados; desenvolvimento/gestão de websites; colaboração na gestão da infraestrutura tecnológica do OOM e manutenção/adição de funcionalidades ou dados a um visor de informação georreferenciada.

Legislação e regulamentação aplicável
A bolsa é atribuída ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação.

Orientação científica e local de trabalho
O trabalho será coordenado pelo Doutor Rui Caldeira e executado no Observatório Oceânico da Madeira.

Duração da bolsa
A bolsa terá a duração de 12 meses, eventualmente renovável até à data de conclusão do projeto.

Subsídio de manutenção mensal
A remuneração mensal da bolsa corresponde a 989.70€ (novecentos e oitenta e nove euros e setenta cêntimos), conforme tabela de valores das bolsas atribuídas pela ARDITI.

Métodos de seleção
Serão aplicados os seguintes critérios de avaliação:
 
CF = QA + EP
CF – classificação final; QA – Qualificações; EP – Experiência Profissional

QA:
  • 1 pontos – Mestrado em Engenharia Informática ou área afim há menos de 3 anos.
  • 2 pontos – Mestrado em Engenharia Informática ou área afim há mais de 3 anos.
EP:
  • Entre 0 e 2.5 pontos: Experiência em bash-script (0: sem experiência; 1.5: com alguma experiência; 2.5: com muita experiência)
  • Entre 0 e 1.5 pontos: Experiência na manipulação de ficheiros netCDF (0: sem experiência: 1: leitura de netCDF; 1.5: leitura e escrita de netCDF)
  • Entre 0 e 1 ponto: Utilização de plataformas de download de dados físicos (0: sem experiência; 1: com experiência)
  • Entre 0 e 3 pontos: Utilização de software de visualização de dados ambientais (0: nenhum; 1: pelo menos 1 SW; 2: pelo menos 2 SW; 3: pelo menos 3 SW)
  • Entre 0 e 2.5 pontos: Experiência no desenvolvimento, disponibilização e divulgação de aplicações móveis (0: sem experiência; 1.5: pelo menos duas aplicações; 2.5: pelo menos duas aplicações, ambas disponibilizadas publicamente na PlayStore e AppStore)
  • Entre 0 e 2.5 pontos: Experiência no desenvolvimento de websites (0: não; 1: alguma experiência; 2: desenvolvimento de pelo menos um website online e funcional; 2.5: pelo menos dois websites online e funcionais, com acesso a bases de dados)
  • Entre 0 e 1.5 pontos: Experiência na utilização de SGBDs (0: não; 1: sim, MySQL; 1.5: sim, MySQL e incorporação num website funcional)
  • Entre 0 e 2.5 pontos: Contribuições científicas (0: nenhuma; 0.5: proceedings/posters em conferências, 1: proceedings e pelo menos um artigo indexado; 2.5: proceedings e pelo menos dois artigos indexados)
  • Entre 0 e 1 ponto: Disponibilidade imediata (0: não; 1: sim)
Composição do Júri de Seleção
Doutor Rui Caldeira
Doutor João Canning-Clode
Eng. Clemente Aguiar

Documentos de candidatura
  • Carta de motivação, evidenciando a adequação do candidato para cada um dos critérios de avaliação;
  • Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis para o respetivo tipo de bolsa, nomeadamente os certificados de habilitações de todos os graus académicos obtidos;
  • Curriculum vitae;
Forma de publicitação/notificação dos resultados
Via e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas
As candidaturas deverão ser apresentadas em formato digital para o email This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. entre o dia 21 de outubro e até às 17h do dia 4 de novembro de 2019 (hora de Portugal). No assunto do email deve constar a referência: ARDITI-OOM-2019-003
 
Número de vagas: 1 

Tipo de contrato: Informação não disponível 

País: Portugal 

Localidade: Funchal 

Instituição de acolhimento: ARDITI / OOM 
 
Data limite de candidatura: 04 November 2019 
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

 

 

Cores FEDER

Subscreva a newsletter

Pesquisa

Copyright © 2024 ARDITI