Título Bolsa de Investigação: Bolsa de investigação para estudantes de doutoramento - Projeto BIO_VALOR
Trabalho: Bolsa de investigação para estudantes de doutoramento em Ciências Biológicas, Microbiologia Aplicada, Biologia e Ecologia e afins
Referência da bolsa: ARDITI-BIO-VALOR-004
Vagas: 1
Tipo de contrato: Contrato de bolsa de investigação
País de trabalho: Portugal
Cidade de trabalho: Funchal
Entidade/Instituto contratante: ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação
Entidade/Instituto de Acolhimento: ISOPlexis - Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar/Universidade da Madeira (UMa)
Área científica principal:
Ciências Biológicas
Área científica específica:
Microbiologia aplicada, Biologia e Ecologia
Resumo da Bolsa:
O projeto BIO_VALOR - Estratégia de Especialização Integrada para a Valorização Sustentável de Recursos Endógenos na Fruticultura em Modo de Produção Biológico, cofinanciado pelo Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira – PRODERAM 2020, Governo Regional da Madeira, Portugal 2020 e FEADER-Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural, através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P - IFAP, visa recrutar um estudante de doutoramento, com experiência laboratorial e de campo na área de microbiologia aplicada, biologia e ecologia, com capacidade de avaliar a viabilidade dos microrganismos provenientes de formulações de biofertilizantes após aplicação nos solos, em diferentes condições edafoclimáticas, e de avaliar o impacto dos biofertilizantes na fertilidade dos solos, a fim de comprovar a eficácia dos formulados. Prevê-se que o plano de trabalho inclua a caracterização das comunidades de microrganismos por técnicas de microbiologia clássica nas amostras de solo inoculadas, avaliação edáfica e tratamento estatístico dos resultados.
Descrição do trabalho:
Projeto BIO_VALOR - Estratégia de Especialização Integrada para a Valorização Sustentável de Recursos Endógenos na Fruticultura em Modo de Produção Biológico (MPB), visa a recolha de dados agronómicos por otimização agroeconómica da fruticultura regional em sistemas agrícolas em MPB. Neste contexto, a ARDITI procura um estudante de doutoramento, preferencialmente com experiência comprovada na avaliação de comunidades de microrganismos dos solos por técnicas de microbiologia clássica e afins, aplicação e avaliação do impacto dos biofertilizantes em solos agrícolas, avaliação físico-química dos solos e tratamento estatístico. O candidato selecionado auxiliará a equipa de investigação do projeto, focando especialmente na monitorização das comunidades de microrganismos após aplicação dos formulados nos solos, na avaliação da utilização de biofertilizantes nos agroecossistemas e na escolha dos formulados mais promissores.
Requisitos de Admissão:
O candidato deverá ser estudante de doutoramento na área científica específica de Microbiologia aplicada, Biologia e Ecologia, para o projeto BIO-VALOR. O candidato contribuirá com o plano de trabalho detalhado abaixo, bem como com experiência anterior, incluindo (mas não exclusivamente):
- Formação e/ou experiência comprovada de investigação em Ciências Biológicas;
- Experiência na caracterização comunidades de microrganismos dos solos;
- Experiência em ensaios agrícolas utilizando biofertilizantes e análise do seu impacto nos solos;
- Avaliação da fertilidade dos solos e das condições edafoclimáticas dos agrossistemas;
- Experiência na elaboração de trabalhos de investigação na forma de artigos científicos e na submissão de resumos e participação em conferências internacionais;
- Capacidade demonstrada em análise estatística;
- Capacidade demonstrada para trabalhar de forma independente;
- Conhecimento fluente (oral e escrito) da língua inglesa.
Nota: As candidaturas não serão consideradas se os candidatos não cumprirem os Requisitos Obrigatórios (em negrito). Experiência adicional e/ou itens de treinamento listados serão valorizados e preferidos.
Plano de trabalho:
O bolseiro selecionado auxiliará no desenvolvimento de atividades de investigação relacionadas com (mas não exclusivamente):
- Avaliação e monitorização das comunidades de microrganismos por técnicas de microbiologia clássica e afins;
- Avaliação das condições edafoclimáticas dos agrossistemas;
- Análise das características físico-químicas dos solos;
- Avaliação do impacto dos biofertilizantes nos solos e agrossistemas;
- Tratamento e divulgação dos resultados do projeto;
- Elaboração e apresentação de trabalhos científicos relacionados com as atividades de investigação e desenvolvimento do projeto.
Orientação científica e local de trabalho:
O trabalho proposto será orientado pelo Prof. Doutor Miguel Ângelo A. Pinheiro de Carvalho (ISOPlexis - Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar/Universidade da Madeira) e será realizado no ISOPlexis - Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar/UMa, Universidade da Madeira, Campus Universitário da Penteada, Funchal, Ilha da Madeira (Portugal).
Duração:
10 meses (não-renovável)
Subsídio de manutenção mensal:
O valor da bolsa da ARDITI é de 1 259,64€/mês, de acordo com a tabela de valores das bolsas determinada pela ARDITI.
https://cloud.arditi.pt/index.php/s/89WjkokAigiFsTi?dir=undefined&path=%2FBolsas&openfile=24051256
A bolsa será paga mensalmente, através de transferência bancária. O seguro de acidentes pessoais está incluído na bolsa. Caso pretenda, o bolseiro pode aderir ao regime do Seguro Social voluntário (SSV), cujo pagamento será suportado, durante o período de vigência do contrato de bolsa, pela instituição contratante.
Legislação e regulamentos aplicáveis:
A bolsa é atribuída nos termos da Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto da Bolsa de Investigação Científica) e pelo REGULAMENTO DE BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO DA ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação: https://cloud.arditi.pt/index.php/s/89WjkokAigiFsTi?dir=undefined&path=%2FBolsas&openfile=24051256
Data prevista de início do contrato: 1 de junho de 2024.
Critério de avaliação:
O processo de seleção curricular será baseado em:
- Formação académica e graduação (40%)
- Competências relevantes para a execução do plano de trabalho (50%)
- Competências de comunicação, avaliadas a partir do CV (10%)
Composição do Júri de Seleção:
Presidente, Prof. Doutor Miguel Ângelo A. Pinheiro de Carvalho (ISOPlexis/UMa)
Vogal, Doutora Carla Aparecida Ragonezi Gomes Lopes (ISOPlexis/UMa)
Vogal, Doutor Fabrício Lopes de Macedo (ISOPlexis/UMa)
Conteúdo do aplicativo:
- Carta de Motivação (enfatizando a adequação do candidato a cada critério de avaliação);
- Curriculum vitae;
- Certificado de Mestrado;
- Comprovativo de inscrição no programa de doutoramento.
Divulgação dos resultados:
Os resultados da avaliação final serão enviados a todos os candidatos, via email, através de uma lista ordenada por pontuação final obtida.
Procedimentos de reclamação e recurso:
De acordo com o Regulamento da ARDITI, caso pretenda, após receção da notificação dos resultados da avaliação final, o requerente dispõe de um prazo de 10 dias úteis após a notificação, para contestar nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo. O candidato deve responder, por escrito, para:
Envio e prazo de candidatura:
Todas as candidaturas devem ser enviadas por correio eletrónico para:
O período de receção de candidaturas decorre de 15 a 29 de Abril de 2024 (17:00h/Hora Lisboa).
O assunto do email deve ser: ARDITI-BIO-VALOR-004
Data limite de receção de candidaturas: 29 de Abril de 2024 (17:00h/Hora Lisboa)
Dados de contacto da organização:
ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação
Edifício Madeira Tecnopolo, Piso 2
Caminho da Penteada
9020-105 Funchal
Portugal
tel. +351 291 721 220
E-mail:
Site: http://www.arditi.pt
Versão deste concurso em inglês em: https://euraxess.ec.europa.eu/jobs/224349
Notas:
- O processo de seleção será baseado no princípio da não discriminação em relação a gênero, idade, nacionalidade, religião, grupo racial ou qualquer outra possível questão discriminatória. A seleção será feita apenas com base no mérito e seguindo a Carta Europeia para Investigadores, o Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores (Recomendação da Comissão, Bruxelas, 11.3.2005, 2005/251/EC) e as recomendações da Declaração de San Francisco sobre Avaliação de Pesquisa (DORA).
- A ARDITI é uma "organização de acolhimento de refugiados" reconhecida pela Comissão Europeia, segue a Carta Europeia para Investigadores e acolhe candidaturas de todos os indivíduos qualificados.
- O prazo de candidatura poderá ser prorrogado a qualquer momento, sem prévio aviso, tendo em vista os requisitos para os cargos desta convocatória.