Bastidores da Ciência

Ep. 15 | Carla Lucas: psicóloga desenvolve projetos de promoção de bem-estar psicológico na UMa

Ep. 15 | Carla Lucas: psicóloga desenvolve projetos de promoção de bem-estar psicológico na UMa

O Serviço de Psicologia da Universidade da Madeira (UMa) destina-se a estudantes e funcionários da universidade, bem como à restante comunidade da RAM, disponibilizando consultas de psicologia e outras atividades, como workshops para promover competências pessoais.

Carla Lucas é psicóloga neste serviço e defende que "a aposta na prevenção da saúde mental e na promoção do bem-estar psicológico assume-se como fundamental, porque efetivamente sem saúde mental não há bem-estar, não há saúde física e não há prosperidade económica para o país". A psicóloga justifica então os objetivos deste projeto, que passam por desenvolver práticas de intervenção psicológica sustentadas na investigação, que auxiliem na capacitação das pessoas, nomeadamente dos estudantes universitários, que são o nosso foco principal de atuação".

Uma forma de juntar as duas componentes essenciais ao desenvolvimento deste projeto será "conciliar então a prática clínica/educacional com a investigação, que vai desde a avaliação da eficácia das intervenções psicológicas individuais e/ou de grupo realizadas, à ajuda no desenvolvimento de ferramentas adjuvantes à promoção do bem-estar psicológico". 

A psicóloga explica ainda que, "para o desenvolvimento de algumas destas ferramentas, são integradas equipas multidisplinares", e um exemplo disso é o facto de este serviço se ter "articulado com o  Mestrado de engenharia informática da UMa, projetos que colocam as tecnologias digitais ao serviço da promoção do bem-estar psicológico do estudante universitário, nomeadamente: a construção de uma aplicação móvel de monitorização de bem-estar e sucesso académico para estudantes e a construção de uma plataforma eletrónica “ToolBox: Estudante Universitário” (que será brevemente disponibilizada), e na qual o estudante poderá encontrar materiais psicoeducativos e exercícios personalizados e interativos, baseados na evidência, subordinados à experiência académica (ex.: gestão de ansiedade, métodos de estudo)." Para além destas parcerias no seio regional, este serviço recorre à colaboração com outras instutuições, como é o caso da Universidade do Porto, "em investigações ao nível do bem-estar estudantes universitários, relacionamentos interpessoais e avaliação de eficácia de programas de educação para a saúde", revela.

Oiça aqui:

Subscreva a newsletter

Pesquisa

Copyright © 2024 ARDITI