Concursos

Bolsa de Investigação Científica: ARDITI-NeuroAugVR-2021-001-BIC

Área científica genérica: Engenharia Biomédica, Imagiologia Médica, Engenharia Informática;

Área científica específica: n/d;

Resumo do anúncio

A ARDITI abre concurso para atribuição de uma bolsa de Investigação no âmbito do projeto "NeurAugVR – Neuroreabilitação de Acidente Vascular Cerebral Aumentado pela Realidade Virtual e EEG-neurofeedback: Validação e Otimização baseadas em Neuroimagem" financiado pela FCT, PTDC/CCI-COM/31485/2017 nas seguintes condições:

Requisitos de admissão:

O candidato/a ideal deve ter experiência em imagens médicas (fMRI, EEG), processamento e programação de sinais biomédicos.

Os candidatos/as devem ser elegíveis para uma bolsa de investigação da FCT e preencher os seguintes requisitos:

  • Mestrado Completo em Engenharia Biomédica, Engenharia Informática ou área afins.
  • Atualmente inscrito/a em curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvido em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D
  • Experiência em programação em Matlab e/ou Python, de preferência também com ferramentas específicas de análise de neuroimagem, tais como FSL ou SPM.
  • Disponibilidade para começar imediatamente.
  • Fortes competências de comunicação orais e escritas em inglês, capacidade de trabalhar de forma independente, bem como em equipa como membro do NeuroRehabLab(http://neurorehabilitation.m-iti.org/lab/); tomar a iniciativa e ser proactivo;

Plano de trabalho:

Este projeto combina os mais recentes resultados da investigação para uma reabilitação eficaz do AVC com novos sistemas biomédicos para monitorização cerebral (EEG, fMRI) e biofeedback VR, fornecendo soluções de neuroreabilitação mais simples e eficazes. Este projeto visa desenvolver um novo e mais inclusivo sistema de reabilitação com recurso a novas tecnologias de TIC de forma a superar as limitações atuais. Isto será conseguido identificando as correções neurais da atividade motora durante a imagem motora através da imagem cerebral (fMRI), e diferenças na ativação cerebral com diferentes protocolos de feedback de treino para formular modelos específicos do utilizador que serão usados mais tarde em sessões de reabilitação de neurofeedback através de feedback vr imersivo. O impacto socioeconómico de tal sistema é significativo, permitindo novas soluções de saúde em linha personalizadas e baseadas em casa para todos os pacientes. Assim, também diminuindo os encargos financeiros do sistema nacional de saúde.

A principal tarefa para o candidato/a aceite será apoiar o projeto NeurAugVR e fornecer a análise de dados de imagem cerebral (fMRI, EEG) de pacientes com AVC, mas também participantes saudáveis derivados de intervenções de Reabilitação Virtual utilizando o BCI-VR aplicado à reabilitação motora.

Dependendo do currículo específico e do skillset do candidato/a, as principais tarefas serão ponderadas de forma diferente entre as seguintes:

  • Apoiar a análise dos dados da FMRI para a reabilitação pós-acidente vascular cerebral, com ênfase na vertente motora.
  • Apoiar a análise dos dados do EEG derivados de intervenções de Reabilitação Virtual,
  • Apoiar a aquisição de dados EEG-fMRI de pacientes e participantes saudáveis num ambiente clínico.

Legislação e regulamentos:

As bolsas de estudo são dirigidas aos candidatos/as nas condições em vigor nos regulamentos da FCT (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/) e nos Estatutos do Titular da Bolsa de Investigação.

Local de trabalho:

O candidato/a trabalhará numa equipa interdisciplinar de investigadores com competências em domínios técnicos e clínicos. O trabalho será realizado na ARDITI (Funchal, Portugal) em estreita colaboração com os parceiros do projeto NeurAugVR e utilizadores finais, sob a supervisão do Prof. Sergi Bermúdez i Badia (http://neurorehabilitation.m-iti.org).

Duração da bolsa de estudos:

A bolsa terá uma duração de 11 meses, com um início esperado o mais rapidamente possível.

Remuneração mensal:

O aluno receberá um salário de 1 104,64€ mensais,  conforme determinado pelos regulamentos da FCT  (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). Estão incluídos seguros de Segurança Social Voluntária (SSV) e acidentes.

Processo de seleção:

O processo de seleção basear-se-á em:

  • Carta de motivação (10%)
  • Curriculum Vitae (40%)
  • Experiência anterior (50%)

As cartas de recomendação são facultativas, mas podem contribuir positivamente para a avaliação.

Comissão de Seleção:

  • Prof. Patrícia Figueiredo, Dphil (Presidente),
  • Dr. Athanasios Vourvopoulos, Doutorado,
  • Prof. Agostinho Cláudio Rosa, Doutorado.

Notificação de resultados:

Os resultados serão comunicados a todos os candidatos/as por e-mail.

Prazo de Candidatura:

O concurso estará aberto no período de  22-09-2021 e 20-10-2021.

Documentos necessários:

  • Cópia de diplomas que confirmam o Grau Académico, reconhecido por uma Universidade Portuguesa, se a licenciatura tiver sido obtida no estrangeiro. O reconhecimento deverá ser prévio à data de início da bolsa.
  • CV
  • Carta de motivação
  • Prova de inscrição em curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvido em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D, aquando da candidatura.

Para os cidadãos estrangeiros, o titulo de residência, valido à data de início da bolsa é obrigatório;

As candidaturas e consultas devem ser submetidas por e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. com a referência "ARDITI-NeuroAugVR-2021-001-BIC"

Número de vagas: 1
Tipo de contrato: Informação não disponível
País: Portugal
Localidade: Funchal
Instituição de acolhimento: ARDITI
Data limite de candidatura: 20 de Outubro de 2021
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

flag_yellow_low.jpg

Subscreva a newsletter

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Links úteis

Pesquisa

Copyright © 2021 ARDITI