Concursos

Bolsa de Investigação (BI) - ARDITI-GIAQ/2022/002-BI

A ARDITI abre concurso para atribuição de 1 (uma) bolsa de investigação no âmbito do projeto GIAQ - Gestão Inteligente de Água Quente (PROCiência 2020/M1420-01-0247-FEDER-000068), nos seguintes termos:

English version available here

Nº de Bolsas:  1

Data-limite para receção das candidaturas: 07-06-2022

Data prevista para o início da bolsa: 01-07-2022

Duração: 12 meses

Subsídio mensal de manutenção: 1144,64 Euros

País de trabalho: Portugal

Cidade de trabalho: Funchal

Empresa/instituto empregador: ARDITI

Local de trabalho: Intellibuild – Digitalização de Edifícios, Lda.

Principal campo de investigação: Modelação de gestão de Sistemas AQS

Descrição do trabalho:

O problema de produção de água quente sanitária reveste-se de particular importância nos sectores de alojamento turístico, quer pelo seu custo, quer pelo facto de requerer dois tipos de recursos na sua entrega – energia e água. Notoriamente, os hotéis são edifícios com uma pegada ecológica significativa e onde as preocupações com os consumos energéticos, sustentabilidade e a reduções das emissões de carbono imperam cada vez mais na ação diária e nos planos estratégicos das empresas que gerem este tipo de infraestruturas.

Desenvolvimentos tecnológicos recentes têm permitido tornar os sistemas de produção de água quente sanitária mais eficientes, através de soluções como bombas de calor para o aquecimento, reaproveitamento de rejeição de calor da climatização, painéis fotovoltaicos e outros, procurando reduzir os custos monetários e ambientais. Todavia, a produção e entrega de AQS necessita de avanços tecnológicos que permitam integrar inteligentemente todos estes sistemas com vista a uma significativa otimização.

A empresa Intellibuild - Digitalização de Edifícios, Lda desenvolveu uma plataforma de gestão remota de sistemas de edifícios, permitindo a aquisição de dados de edifícios e a criação de modelos de dados que permitem retirar informações sobre a utilização dos sistemas e eventuais melhorias no seu desempenho, assim como de comando e controlo remoto dos sistemas quer manualmente, quer através de automatismos.

Neste contexto, o projeto GIAQ (Gestão Inteligente de Água Quente), a desenvolver em co-promoção com a UMa no âmbito do PROCIÊNCIA 2020, tem por objetivo criar uma plataforma de gestão inteligente de sistemas de gestão de água quente sanitária em edifícios de serviços. Este projeto terá uma componente ligada à Engenharia Informática (Prof. Leonel Nóbrega) dedicada à plataforma de recolha e tratamento de dados e outra componente ligada à Engenharia Civil/Mecânica (Prof. José Santos) dedicada à modelação da gestão da AQS.

O investigador irá colaborar:

  • Em atividades para modelar o funcionamento termodinâmico de sistemas de AQS e de edifícios.

Os candidatos devem satisfazer os seguintes requisitos, aptidões e competências:

  • Inscrição em curso de mestrado (2º ciclo) ou de doutoramento (3º ciclo).
  • Formação em Engenharia Mecânica, ou Engenharia Informática, ou Engenharia Civil, ou Engenharia Eletrotécnica.
  • Experiência em desenvolvimento nas linguagens C++ e/ou Python.
  • Experiência em sistemas AQS, térmica de edifícios e sistemas termodinâmicos.

Local de trabalho:

O trabalho será realizado na empresa Intellibuild – Digitalização de Edifícios, Lda, (Funchal, Portugal), sob a supervisão do Prof. Doutor José Santos.

Duração da bolsa de estudo:

A bolsa terá uma duração de 12 meses, com uma data de início prevista a 1 de julho de 2022.

 Subsídio mensal de manutenção:

O investigador receberá uma bolsa mensal de 1144,64 euros (ou 875,98 euros, no caso de ainda não possuir o 2º Ciclo concluído), isento de impostos. As bolsas da ARDITI e os regulamentos são determinados pela ARDITI (https://cloud.arditi.pt/index.php/s/wJGZEAJWaQx6wcx?dir=undefined&path=%2FRegulamentos%2FBolsas&openfile=24051256).

Financiamento:

Este projeto recebeu financiamento do programa PROCiência 2020, Sistema de Incentivos à Produção de Conhecimento Científico e Tecnológico da Região Autónoma da Madeira.

Como candidatar-se:

Até ao dia 07-06-2022, os interessados devem enviar a sua candidatura por e-mail para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., com o assunto: ARDITI-GIAQ/2022/002-BI.

Os seguintes elementos devem ser anexados ao e-mail:

  • Curriculum Vitae atualizado.
  • Carta de motivação, explicando como o/a candidato/a preenche os requisitos do concurso.
  • Comprovativo de inscrição num curso de mestrado ou doutoramento.
  • Certificado de conclusão de licenciatura.
  • Listagem de unidades curriculares concluídas (licenciatura e mestrado) e respetivas notas.
  • Lista de projetos (ou experiência anterior) na área (opcional).

Critérios de seleção:

Os critérios de avaliação das candidaturas basear-se-ão na apreciação conjunta dos seguintes critérios (numa escala de 0 a 20 valores):

  • Média das notas atribuídas a unidades curriculares concluídas e experiência, na área de programação (25%).
  • Média das notas atribuídas a unidades curriculares concluídas e experiência, na área de termodinâmica e térmica de edifícios (25%).
  • Média final da formação académica de grau de licenciado (25%).
  • Motivação demonstrada para trabalhar no projeto (25%).

O júri poderá entrevistar, por videoconferência, os 3 primeiros classificados. A avaliação da entrevista é expressa numa escala numérica de 0 a 20 valores.

No caso de ser realizada entrevista, é atribuindo um fator de ponderação de 80% à nota da avaliação do percurso curricular, e um fator de ponderação de 20% à nota da entrevista.

 Painel de seleção:

  • Presidente: Doutor José Santos, Professor da Universidade da Madeira
  • Vogal: Doutor Leonel Nóbrega, Professor da Universidade da Madeira
  • Vogal: Diogo Drumond, CEO da Intellibuild

Notificação de resultados:

Os candidatos serão notificados por e-mail.

Notas:

  • O processo de seleção será baseado no princípio da não discriminação em relação a gênero, idade, nacionalidade, religião, grupo racial ou qualquer outra possível questão discriminatória. A seleção será feita apenas com base no mérito e seguindo a Carta Europeia para Investigadores, o Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores (Recomendação da Comissão, Bruxelas, 11.3.2005, 2005/251/EC) e as recomendações da Declaração de San Francisco sobre Avaliação de Pesquisa (DORA).
  • A ARDITI é uma "organização de acolhimento de refugiados" reconhecida pela Comissão Europeia e acolhe candidaturas de todos os indivíduos qualificados.
  • O prazo de candidatura poderá ser prorrogado a qualquer momento, sem prévio aviso, tendo em vista os requisitos para os cargos desta convocatória.

Subscreva a newsletter

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Pesquisa

Copyright © 2022 ARDITI