No âmbito do Projeto Erasmus+ KA210, intitulado Easier with STEM, um grupo de 30 participantes, constituído por alunos e professores de Espanha, Grécia, Portugal e Turquia, visitou no dia 5 de março o Centro Operacional do Observatório Oceânico da Madeira (CO-OOM).
Ficaram a conhecer, com Carlos Lucas e Gonçalo Barros, a plataforma tecnológica que tem como objetivo recolher dados científicos destinados aos mais variados sectores da sociedade em geral e da comunidade científica.
Alunos e professores puderam verificar in loco os equipamentos necessários ao funcionamento desta plataforma que recolhe dados científicos de elevada resolução e qualidade.
Através da metodologia ativa STEM, os participantes tiveram oportunidade de aprender em contexto, no contacto direto com os investigadores, e estabeleceram analogias com o plano de estudos do projeto Erasmus+ para as aprendizagens relacionadas com ciência, tecnologia e mar.
Com o intuito de conhecerem o trabalho de investigação, desenvolvimento experimental, a difusão tecnológica, formação e informação científica e técnica, os mesmos visitaram também as instalações da ARDITI, no dia 6 de março, onde viram demonstrações do NeuroRehabLab - Moniz Game (Yasmim Moniz) e o CogMap - Awake Brain Surgery (André Freitas), Triton do WaveLabs - MARE-Madeira (João Pestana) e Sentinela Atlântica (Victor Azevedo e Vitor Aguiar).
Sobre o projeto Erasmus+ KA210, este centra-se na exploração do potencial pedagógico da metodologia STEM, preconizando uma abordagem interdisciplinar entre várias áreas do saber, nomeadamente a ciência, a tecnologia, a engenharia e a matemática, com o intuito de promover competências de resolução de problemas através da interdisciplinaridade e a correlação entre escola e o contexto laboral.