Joana Câmara, investigadora do NeuroRehabLab, realizou as provas de defesa de doutoramento em Psicologia (especialidade de Neuropsicologia) a 30/01/2025, tendo-lhe sido atribuída a classificação de aprovada por unanimidade com distinção e louvor.
A tese intitulada "Contributos para o Desenvolvimento e Validação Clínica de Intervenções de Treino Cognitivo Adaptativas Mediadas pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação" descreve o desenvolvimento e validação clínica de uma nova plataforma de treino cognitivo destinada a sobreviventes de Acidente Vascular Cerebral (AVC) - o NeuroAIreh@b. Adicionalmente, teve como objetivo validar a utilização de outras ferramentas de treino cognitivo adaptativas (i.e., o Task Generator e a Reh@City) para população psiquiátrica em regime de internamento. Globalmente, os resultados obtidos atestaram a viabilidade, aceitabilidade e eficácia preliminar da plataforma NeuroAIreh@b em medidas objetivas do funcionamento cognitivo e de autorrelato dos domínios afetivo, capacidade funcional e qualidade de vida, numa amostra de sobreviventes de AVC na fase crónica. Este trabalho permitiu, ainda, suportar a utilização do TG e da Reh@City no contexto psiquiátrico.
Este trabalho, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia [SFRH/BD/145919/2019], foi supervisionado pelo Professor Doutor Eduardo Fermé (Universidade da Madeira) e pela Professora Doutora Manuela Vilar (Universidade de Coimbra) e resultou de um Consórcio entre o NeuroRehabLab, o Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioral Intervention (CINEICC) e o NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics (NOVA LINCS).
