No passado dia 11 de fevereiro, decorreu o 2º workshop interno do Observatório Oceânico da Madeira (OOM) no âmbito do projeto REMORA (https://remora.arditi.pt/) com o objetivo de definir uma visão para os próximos cinco anos no que diz respeito à Excelência na Investigação e Participação em projetos Europeus.
No seguimento do 1º workshop, o qual incidiu sobre a definição de ambições e identificação de obstáculos recorrendo à abordagem das "Problem Trees", neste 2º workshop trabalhou-se na proposta de soluções para os problemas anteriormente identificados, recorrendo à abordagem das "Solution Trees". Foram quatro as dimensões analisadas: Recursos Humanos; Investigação & Inovação Responsáveis (RRI); Participação em projetos do Horizonte Europa e Sinergias entre Fundos Estruturais e Fundos Competitivos. De entre as soluções/ações propostas foi identificado e enumerado um conjunto de ações prioritárias. Os resultados destes dois workshops irão contribuir para a definição de um roteiro com vista a uma participação mais eficaz e impactante do OOM no Espaço Europeu de Investigação (EEI/ERA).
O projeto REMORA (https://remora.arditi.pt/), uma CSA (Coordination and Support Actions) financiada pela Comissão Europeia, através do programa Horizonte Europa, tem como objetivo transformar três instituições líderes em investigação sobre oceanos e mar, localizadas na Ilha da Reunião (CITEB), Madeira (OOM) e Açores (OKEANOS), em referências no que respeita à participação no programa Horizonte Europa. O projeto irá ajudar estas instituições a fortalecer a sua competitividade, capacidades de transferência de conhecimento e inovação, bem como as suas conexões com as principais redes da UE no Espaço Europeu de Investigação (EEI ou ERA), reduzindo o alto "efeito de substituição" que se verifica nestas regiões, ie, a sua forte dependência dos fundos estruturais para a I&D e fraca participação em projetos Europeus.