Newsletters

Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: Newsletter nº 35

ARDITI: Newsletter nº 35
images/News_banner_1.png

Newsletter

Março, 2021

 

  

Está a decorrer um inquérito à população madeirense sobre perceções, conhecimentos e atitudes sobre lixo marinhoEste inquérito é parte do trabalho do doutoramento da investigadora Sara Bettencourt (MARE-Madeira/OOM/CENSE) em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento na Universidade Aberta (financiado pela FCT). O inquérito destina-se a residentes na RAM. Colabore respondendo ao inquérito AQUI.

Publicações científicas


Sensing and making sense of tourism flows and urban data to foster sustainability awareness: a real-world experience, publicado na revista "Journal of Big Data", com co-autoria de Catia Prandi, Valentina Nisi, Miguel RibeiroNuno J. Nunes (ITI/LARSyS). Neste trabalho, os investigadores apresentam o design e a implementação de uma experiência do mundo real, onde uma plataforma colaborativa de baixo custo tornou possível visualizar fluxos turísticos e dados urbanos numa visualização interativa.


Tunas off northwest Africa: The epipelagic diet of The Bigeye and Skipjack tunas, publicado na revista "Fisheries Research", com co-autoria de Margarida Hermida e Bárbara Cavaleiro (OOM/MARE-Madeira). Os investigadores estudaram a dieta de duas espécies de atum: o atum-patudo (Thunnus obesus) e o gaiado (Katsuwonus pelamis), ambas existentes nos mares da Madeira. Compararam também os níveis de mercúrio destas espécies com outras com dietas semelhantes.


Pelagic Cnidaria and Ctenophora diversity patterns and trends in Macaronesia insular systems (NE Atlantic), publicado na revista "Marine Biodiversity", com co-autoria de Sonia Gueroun, Natacha Nogueira, Mafalda Freitas e João Canning-Clode (OOM/MARE-Madeira). O objetivo deste estudo  foi analisar a biodiversidade de medusas na Macaronésia. 


Large-scale movements of common bottlenose dolphins in the Atlantic: dolphins with an international courtyard, publicado na revista "PeerJ", com co-autoria de Ana Dinis, Annalisa Sambolino e Filipe Alves (OOM/MARE-Madeira). Este trabalho estudou as migrações do golfinho-roaz entre arquipélagos da Macaronésia e entre o arquipélago da Madeira e a costa de Portugal continental.


Effect of different levels of synthetic astaxanthin on growth, skin color and lipid metabolism of commercial sized red porgy ('Pagrus pagrus'), publicado na revista "Animal Feed Science and Technology", com ao-autoria dos investigadores do OOM, Natacha Nogueira, Paula Canada, Carlos Andrade e Nereida CordeiroOs autores fizeram uma avaliação dos efeitos de suplementação de alimento comercial para pargos com o carotenóide astaxantina, no seu crescimento, cor, lípidos e concentração de pigmentos. 


Human-bat interactions in rural southwestern Madagascar from a biocultural lens, publicado na revista  "Journal of Ethnobiology", com co-autoria de Ricardo Rocha (CIBIO/InBIO-UP/CEABN-InBIO/ARDITI). Os autores estudaram o conhecimento, as interações e as atitudes em relação aos morcegos na zona rural de Madagascar, incluindo relatos de seu uso para alimentação, usos etnomedicinais, as suas representações culturais no folclore e a existência de tabus em relação a estes animais.


Global patterns of functional trait variation along aridity gradients in bats, publicado  na revista "Global Ecology and Biogeography", com co-autoria do investigador Ricardo Rocha (CIBIO/InBIO-UP/CEABN-InBIO/ARDITI). Neste estudo, os autores investigaram como as comunidades de morcegos variam ao longo de gradientes de aridez com o objetivo de identificar características que favorecem a sua persistência em ambientes áridos.


Ethnobiology of bats: exploring human-bat inter-relationships in a rapidly changing world, publicado na revista  "Journal of Ethnobiology", com co-autoria de Ricardo Rocha (CIBIO/InBIO-UP/CEABN-InBIO/ARDITI). O artigo analisa as formas de interação dos seres humanos com os morcegos ao longo do tempo.

 

 

eventos e outras iniciativas


 

A ARDITI recebeu nas suas instalações a visita do Sr. Almirante António Silva Ribeiro, Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, acompanhado do Sr. Contra-Almirante João Luís Rodrigues Dores Aresta, Comandante Operacional da Madeira. Durante a visita foi dado a conhecer o papel da Agência na dinamização das políticas de I&D na Região e o trabalho desenvolvido pelas Unidades de Investigação. Pode ler mais AQUI.


‍O projeto Clean Atlantic (projeto em que investigadores do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, polo da Madeira/ARDITI, estão envolvidos) atingiu um marco importante. O Parlamento Europeu adotou recentemente uma resolução sobre o impacte do lixo marinho na pesca onde o trabalho do Clean Atlantic é reconhecido.


Isabel Neto (ITI/LARSyS) participou na no  Pioneers Workshop  que decorreu na Conferência ACM/IEEE International Conference on Human-Robot Interaction 2021, entre os dias 9 e 11 de março, onde apresentou o seu Plano de Doutoramento, orientado por Ana Paiva e Hugo Nicolau (ITI/LARSyS). O plano, intitulado Fostering Inclusive Activities in Mixed-visual Abilities Classrooms using Social Robots, tem como objetivo utilizar robôs sociais como impulsionadores de atividades inclusivas em salas de aula. 


O OOM assinalou o Dia Mundial da Meteorologia (23 de março), com o lançamento de uma aplicação para dispositivos móveis – MadeiraOcean - que permite consultar previsões detalhadas sobre o estado do mar no Arquipélago da Madeira. O MadeiraOcean foi desenvolvido para disponibilizar informação de forma simples para os utilizadores do mar: profissionais, turistas e população em geral. Nesta fase só está disponível para instalação em dispositivos "Android" (Google Play), mas já está a ser desenvolvida uma versão para dispositivos iOS. 

A app foi notícia em vários meios de comunicação social. Pode ler AQUI, AQUI ver AQUI.


Realizou-se no dia 25 de Março um webinar do  projeto Forward H2020, intitulado “O Horizonte Europa e a elaboração de candidaturas a projetos europeus”, orientado por Ana Caires, da Saturntech.




‍Pedro Campos (ITI/LARSyS) foi co-moderador no IEEE VR, uma conferência em Realidade Virtual e interfaces 3D, que é o primeiro evento internacional para a apresentação nas áreas da realidade virtual, aumentada e mista (VR / AR / XR). Decorreu entre 27 de março e 2 de abril.


O projeto ROV4ALL fez os primeiros testes com um ROV Power Ray adquirido recentemente para atividades educativas e de divulgação.

O projeto ROV4ALL é financiado pelo Fundo Azul do Ministério do Mar, através da DGPM - Direção-Geral de Política do Mar.

 


Nuno Nunes (ITI/LARYyS) está envolvido na New Europe Bauhaus", um movimento "Green Deal". Este movimento tem um manifesto online - The Bauhaus of the Seas - elaborado para lançar a discussão no âmbito do grupo de trabalho "The New Bauhaus". The Bauhaus of the Seas pretende promover a regeneração ética e estética numa vasta gama de dimensões da nossa relação com o mar. Pode saber mais sobre este tema AQUI.  


‍Foi produzido pelo projeto Smart Blue - Rede de clusters marino-marítimos regionais para a competitividade das PME da economia azulum vídeo de divulgação da Aliança Marino-Marítima na Macaronésia. Este projeto visa dinamizar a economia azul, explorando as possibilidades de internacionalização e identificando potenciais projetos conjuntos. O líder do projeto é o Cluster Marítimo de Canarias e tem como entidades parceiras: o Centro Tecnológico de Ciencias Marinas, a Plataforma Oceánica de Canarias, a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, o Associação Comercial e Industrial do Funchal / Câmara de Comércio e Indústria da Madeira, o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores  (CCIA) e o Governo de Cabo Verde. Tem ainda como participantes associados: a SmartBay Ireland e a Direção Regional de Assuntos do Mar do Governo dos Açores.

Nos média


Em entrevista ao Diário de Notícias da Madeira (edição impressa do dia 18/03/2021), Rui Caldeira, recentemente nomeado Presidente da ARDITI, reflete sobre as fragilidades da ciência regional e sobre as medidas que poderão ser implementadas com vista à sua melhoria.


 

Fonte: Diário de Notícias da Madeira


‍O Porto Santo tem sido palco de encontros participativos para preparar um Plano de Gestão Comunitária de prevenção e sensibilização para a redução do lixo marinho na ilha, desenvolvidos na pelo projeto Porto Santo Sem Lixo Marinho, financiado pelas EEA Grants. Uma das ações foi notícia no Diário de Notícias no dia 15/03/2021. Para ler AQUI.


A doutoranda Ashlie McIvor (MARE Madeira) deu uma entrevista ao jornal Observador onde apresentou o seu plano de investigação na ilha da Madeira. No seu trabalho compreende trabalhar com golfinhos, lobos-marinhos, raias e tubarões estão sujeitos nos mares da Madeira. Ashlie quer “tentar compreender como essas espécies estão a interagir com o seu ecossistema e como são afetadas pelo ambiente e pelas pressões antropogénicas”. O doutoramento da investigadora é financiado pelo programa INPhINIT da Fundação la Caixa.

Foto: Morgan Bennett-Smithe, in Observador


Foto: Rita Ferreira/OOM

A investigadora Ana Dinis (OOM/MARE-Madeira) foi entrevistada pela revista PeerJ, onde falou sobre o seu artigo científico recentemente publicado "Large-scale movements of common bottlenose dolphins in the Atlantic: dolphins with an international courtyard" e sobre as próximas etapas da sua investigação.

Para ler AQUI.


‍O investigador Ricardo Rocha (CIBIO/InBIO-UP/CEABN-InBIO/ARDITIfez um resumo do número especial da revista "Journal of Ethnobiology" na revista Wilder, Este número especial inclui uma série de estudos científicos dedicados ao tema das inter-relações entre morcegos e humanos.


O projeto Observatório do Atlântico esteve em destaque numa entrevista dada por Tanya Silveira do IPMA ao Jornal da Economia do Mar. O Observatório do Atlântico é um projeto pré-definido do Programa Crescimento Azul dos EEA Grants Portugal, gerido pela DGPM, e conta com os seguintes parceiros: Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia dos Açores; Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação da Madeira (Observatório Oceânico da Madeira); Institute of Marine Research; Norwegian University of Science and Technology; Universitetet i Bergen e Marine and Freshwater Research Institute.

outras NOTÍCIAS


O OOM atingiu a meta de 200 artigos científicos pelos seus investigadores em revistas internacionais da especialidade (entre 2015 e março de 2021), predominantemente sobre temas ligados ao mar da Madeira. Pode aceder à lista das publicações AQUI.


O MARE-Madeira/ARDITI integra um dos laboratórios associados aprovados recentemente pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia. O laboratório designa-se ‍ARNET - Aquatic Research NEtwork e tem como objetivo ser uma referência nacional e internacional no estudo das ciências aquáticas, integrando todos os ecossistemas, desde bacias hidrográficas e zonas costeiras ao mar profundo. Os três centros de investigação que compõem este novo laboratório associado são o MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, o CIMA - Centro de Investigação Marinha e Ambiental e o CBMA - Centro de Biologia Molecular e Ambiental.

Ler mais AQUI.

We use cookies

We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience (tracking cookies). You can decide for yourself whether you want to allow cookies or not. Please note that if you reject them, you may not be able to use all the functionalities of the site.

Subscreva a newsletter

Pesquisa

Copyright © 2024 ARDITI
We use cookies

We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience (tracking cookies). You can decide for yourself whether you want to allow cookies or not. Please note that if you reject them, you may not be able to use all the functionalities of the site.