Notícias

Atividade de formação de curta duração do projeto FORWARD

No âmbito das Bolsas de Mobilidade de curta duração do projeto FORWARD (https://forward-h2020.eu/), atribuídas a investigadores da ARDITI, concluiu-se recentemente uma campanha oceanográfica internacional na qual participaram investigadores da ARDITI. Entre 9 de dezembro de 2021 e 13 de janeiro de 2022, três investigadores (alunos de doutoramento) do Observatório Oceânico da Madeira (https://oom.arditi.pt/) participaram numa campanha oceanográfica a bordo do Navio de Investigação Sonne, do GEOMAR/University Kiel (Alemanha). Os investigadores estiveram integrados num ambiente internacional multidisciplinar e adquiriram experiência na implantação e manuseamento de equipamentos acoplados a sensores usados ​​para medir parâmetros físicos e biológicos do Oceano e da atmosfera, a bordo do SONNE, bem como conhecimento técnico no processamento e análise de dados.

Em resumo, programa desta mobilidade incluiu: Ida para Gran Canaria; Preparação e configuração de equipamentos no RV SONNE; Partida de Gran Canaria em direção à primeira estação de cruzeiros no dia 11 de dezembro; Implantação de equipamentos oceanográficos e meteorológicos em 45 estações ao longo do trajeto entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico; Chegada ao Porto de Guayaquil (Equador) a 11 de janeiro de 2022 e regresso à Madeira.

Esta atividde foi notícia no canal televisivo RTP-Madeira, no dia 29 de janeiro de 2022. Veja a reportagem completa https://youtu.be/uIHoXbm6KwY.

Subscreva a newsletter

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Pesquisa

Copyright © 2022 ARDITI