Newsletters

Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: Newsletter nº 39

ARDITI: Newsletter nº 39

Newsletter

Julho, 2021

 

  

Publicações


The collapse of marine forests: drastic reduction in populations of the family Sargassaceae in Madeira Island (NE Atlantic), publicado na revista Regional Environmental Change, com co-autoria de Alejandro Bernal-Ibáñez, Ignacio Gestoso, Manfred Kaufmann, João Canning-Clode e Eva Cacabelos.

Pink round stones- rhodolith beds: an overlooked habitat in Madeira Archipelago, publicado na revista Biodiversity and Conservation, com co-autoria de Pedro Neves e Cláudia Ribeiro.

Modeling Fine-Scale Cetaceans’ Distributions in Oceanic Islands: Madeira Archipelago as a Case Study, publicado na revista Frontiers in Marine Science, com co-autoria de Marc Fernandez, Filipe Alves, Rita Ferreira, Nuno Nunes, Rui Caldeira e Ana DinisEste estudo contou ainda com a colaboração das empresas Ventura| Nature Emotions, Lobosonda  e Seaborn Catamaran.

Climate change vulnerability of cetaceans in Macaronesia: Insights from a trait-based assessment”, publicado revista "Science of The Total Environment, publicado na revista Science of Total Environment, com co-autoria de Filipe Alves, Ana Dinis e Marc Fernandez.

Bryde's whales in the North-East Atlantic: New insights on site fidelity and connectivity between oceanic archipelagos, publicado na revista Aquatic Conservation: Marine and Freshwater Ecosystems, com co-autoria de Rita Ferreira, Ana Dinis, Anja Badenas, Annalisa Sambolino e Filipe Alves.

DEFESAS de DOUTORAMENTO


Fábio Mendonça defendeu, no dia 17 de julho, a sua tese intitulada Abordagens de processamento de sinais para análise da qualidade do sono em pacientes com suspeita de transtorno do sono. O seu trabalho foi orientado pelos professores Fernando Morgado (Universidade da Madeira), João Paulo Costeira (Instituto Superior Técnico) e Antonio Ravelo García (Universidade de Las Palmas de Gran Canaria).


A tese de Sara Tranquada foi defendida no dia 26 de julho, e intitulou-se Confronting the Numbers of Women in Computer Science & Engineering: Making the Gender Bias Visible. Este estudo foi orientado pelos professores Nuno Correia (Universidade Nova de Lisboa e Karolina Baras (Universidade da Madeira). 

Workshops e outros eventos


Realizou-se no Madeira Tecnopolo, nas instalações da ARDITIentre os dias 27 e 30 de Julho de 2021, o Madeira International Workshop Machine Learning 2021 - IKnowD, organizado por investigadores do BIASE - Bio-inspired Expert Systems and Applications Laboratory, coordenados por Morgado Dias. O workshop teve o apoio de 6 entidades e contou com cerca de 60 participantes.


O consórcio do projeto MEMEX - Memórias e expêriencias para storytelling digital reuniu-se nos dias 08 e 09 de julho, no Funchal. A equipa do ITI/LARSyS  foi a anfitriã deste encontro, que contou também com parceiros da Itália, França, Bélgica, Espanha e Irlanda. Este projeto promove o património intangível e a coesão social dos imigrantes por meio de ferramentas colaborativas de gestão do património.



O projeto Porto Santo Sem Lixo Marinho lançou uma campanha de sensibilização que apela a residentes e visitantes para ajudarem a proteger a biodiversidade do Porto Santo através da redução dos resíduos de plástico. O projeto é financiado pelo Programa Ambiente dos EEA Grants Portugal. Pode ler mais sobre o projeto e sobre a campanha aqui.


Rute Luz apresentou o estudo Ehnanced klunar exploration through Earth-based teleoperation of rovers: augmented interfaces to minimize latency impact em formato poster no 18th International Planetary Probe Workshop (IPPW 2021). O poster pode ser visto aqui e o vídeo da apresentação aqui. 


Hildegardo Noronha e Pedro Campos tiveram 2 artigos aceites na British HCI Conference 2021 - 33rd British Human Computer Interaction. A conferência decorreu online entre os dias 12 e 21 de julho. Os artigos intitulam-se: The Impact of Virtual Reality Nature Environments on Calmness Arousal and Energy: a Multimethod Study e How much Sample Rate is actually needed? Arm Tracking in Virtual Reality.


Luciana Lima irá apresentar o artigo I never imagined that I would work In the digital game industry, escrito em co-autoria com Patrícia Gouveia e colegas de outras entidades, no dia 18 de agosto no 3rd IEEE Conference on Games (conferência virtual). Este estudo explora possíveis causas da sub-representação feminina no setor dos jogos através de dados recolhidos com estudantes e profissionais da indústria portuguesa de jogos. 

Trabalhos em curso


Uma equipa de investigação do ITI/LARSyS  está a fazer um estudo sobre as motivações das pessoas para seguirem recomendações em plataformas digitais (média, compras online e redes sociais). Solicitamos a colaboração neste este estudo respondendo ao questionário aqui.


O projeto GoJelly tem a decorrer um inquérito para avaliar a recetividade da população europeia para aceitar o consumo de novos produtos alimentares e novos produtos de beleza, produzidos a partir de organismos gelatinosos (principalmente medusas). Pode colaborar com este estudo através do preenchimento e divulgação do questionário disponível aqui.


‍Foto: Whale Tales Project

Estudo inovador com a colocação um biomarcador de satélite numa espécie de golfinho caldeirão (Steno bredanensis), uma espécie pouco comum nas águas da Madeira vai abrir portas ao conhecimento do uso do habitat desta espécie na Macaronésia, do qual pouco ou nada se sabe. Este trabalho está a ser feito pela equipa de investigadores de Ecologia Insular de Cetáceos do MARE-Madeira/OOM. Os movimentos podem ser seguidos em tempo quase-real aqui.


O projeto Intertagua instalou recentemente 4 antenas recetoras de baixo custo desenvolvidas pela equipa do ITI/LARSyS. Estas antenas permitirão receber informação GPS de localizadores que, futuramente, serão colocados em animais marinhos.

 Foto: Intertagua

Ações de divulgação


O Laboratório do MARE-Madeira, situado na Quinta do Lorde, recebeu a visita de alunos do 5ºano da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva. Para além de ficarem a conhecer as instalações, tiveram oportunidade de saber um pouco mais sobre ouriços-do-mar e sobre o trabalho que dois participantes do Programa GAME Programme Geomar, a Bruna e o Marian, estão a desenvolver no laboratório. 

 

No dia 12 se junho foi a vez de receber um grupo de crianças do Programa Férias Felizes de Machico. Durante a visita, o grupo teve oportunidade de operar um ROV (veículo operado remotamente), observar espécies marinhas não-indígenas e conhecer como os investigadores estudam os microplásticos das praias. Esta visita foi orientada por Carlos Lucas, Patrício Ramalhosa, Soledad Álvarez e Sónia Costa (projetos ROV4ALL, ALIMAR-Ação Lixo Marinho, IMPLAMAC e OCEANLIT).


A primeira ação da Ciência Viva no Verão na RAM aconteceu no dia 18 de julho nas poças de maré do Porto dos Frades, no Porto Santo. Esta ação foi realizada com a colaboração do MARE - Madeira, Porto Santo Sub, Centro de Mergulho, Escola B+S Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco e Observatório Oceânico da Madeira e foi dinamizada por Emanuel Almada.


Nos dias 26 e 28 de julho, realizou-se a ação ROVs e outras tecnologias marinhas, dinamizada por Carlos Lucas, Jesus Reis e Sónia Costa. Os participantes puderam comandar um pequeno ROV e ficar a conhecer outros equipamentos usados em oceanografia (ex. ADCP, rosette, balões meteorológicos).


 

A ARDITI recebeu a visita dos Doutorecos (grupo ATL da Universidade da Madeira), onde participaram em diversas atividades orientadas por investigadores do ITI/LARSyS, OOM e MARE - Madeira.

Nos MÉdia


O projeto OOM esteve em destaque no Diário de Notícias no dia 29 de julho e no Jornal da Madeira no dia 30 de julho. Este projeto, que já vai no sexto ano, é financiado pelo Programa Operacional Madeira 14-20. Pode ler mais aqui.

Morcegos: Amigos ou inimigos? é o título do documentário da rádio BBC rádio, em que o investigador Ricardo Rocha fala sobre aquilo que mais admira nestes mamíferos (a sua diversidade e o mistério em que estão envoltos) e sobre as relações dos morcegos com o ser humano. Para ouvir aqui.

 

O mesmo investigador esteve também presente no programa Verão cá Dentro da RTP Madeira, no dia 28 de julho, a propósito do Dia da Conservação da NaturezaPara ver ao minuto 21.

O lançamento da Campanha do projeto Porto Santo Sem Lixo Marinho foi alvo de notícia em vários meios de comunicação. Pode ler aqui, aqui e aqui.

Fábio Mendonça deu uma entrevista ao Diário de Notícias da Madeira a propósito do tema da sua tese de doutoramento: abordagens de processamento de sinais para análise da qualidade do sono em pacientes com suspeita de transtorno do sono. Também outros órgãos de comunicação social deram destaque ao tema. Para ler aqui, aqui e aqui.

O estudo pioneiro sobre um dos habitats marinhos da Madeira (bancos de rodólitos), coordenado pelos investigadores Pedro Neves e Cláudia Ribeiro (com a colaboração de colegas de outras entidades), foi notícia no Diário de Notícias da Madeira, no dia 28 de julho. 

As antenas de baixo custo que estão a ser desenvolvidas no projeto Intertagua foram notícia na rádio Antena 1 Madeira.

O workshop Madeira International Workshop Machine Learning 2021 - IKnowD foi notícia na RTP Madeira

O projeto MEMEX foi notícia no Telejornal da Madeira (início da segunda parte).

A ação Conhecer as poças de maré do Porto Santo  da Ciência Viva no Verão foi notícia no telejornal da RTP Madeira (minuto 12:40, Parte 2).

outras informações de interesse


 

O simpósio Agriculture and food sustainability: New Climate changes Scenarios, organizado pela Universidade da Madeira através do ISOPlexis - Centro em Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar e parceiros, nos quais se inclui a ARDITI, vai decorrer no Funchal de 11 a 13 de outubro de 2021. As submissões de resumos podem ser feitas até 5 de setembro de 2021. 

Mais informações aqui

As próximas ações Ciência viva no Verão promovidas pela ARDITI vão realizar-se nas próximas datas:

  • Conhecer as poças de maré do Porto Santo | 16 de agosto, 14h30
  • Morcegos do Parque Ecológico do Funchal | 28 de agosto, 20h30
  • Insetos da Madeira, 04 de setembro | 10h00
  • Que lixo esconde a nossa praia? | 14 de setembro, 09h00

Inscrições e mais informações aqui.


 


We use cookies

We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience (tracking cookies). You can decide for yourself whether you want to allow cookies or not. Please note that if you reject them, you may not be able to use all the functionalities of the site.

Subscreva a newsletter

Pesquisa

Copyright © 2024 ARDITI
We use cookies

We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience (tracking cookies). You can decide for yourself whether you want to allow cookies or not. Please note that if you reject them, you may not be able to use all the functionalities of the site.