Bolsa de investigação para doutorado: ARDITI-OOM-2021-001

Cargo/posição/bolsa: Bolsa de investigação para doutorado;

Referência: ARDITI-OOM-2021-001;

Área científica genérica: Informática;

Área científica específica: n/a;

Resumo do anúncio:

No âmbito do projeto Observatório Oceânico da Madeira, (M1420-01-0145-FEDER-000001-Observatório Oceânico da Madeira-OOM), a ARDITI abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para candidatos (F/M) com Doutoramento em Engenharia Informática ou equivalente, com o objetivo de manter alguns produtos criados no âmbito do OOM (Websites, aplicações móveis e ferramentas de disponibilização de dados), contribuir para publicações científicas e dar apoio aos restantes investigadores e projetos.

Texto do anúncio

O principal objetivo do projeto OOM é consolidar dados históricos de diversas áreas, observações e previsões meteo-oceanográficas, disponibilizando essa informação com recurso a diversas plataformas, permitindo à Região Autónoma da Madeira (RAM), responder de forma eficaz às exigências de avaliação e gestão dos recursos marinhos. Como tal, este concurso destina-se à atribuição de uma Bolsa de Investigação Científica (BIC) a candidatos (F/M) com Doutoramento em Engenharia Informática ou equivalente. 

Pretende-se que o bolseiro/a seja capaz de trabalhar em equipa, interligando diferentes áreas e domínios científicos. O candidato deverá efetuar manipulação de dados de modelos de previsão e dados atmosféricos e/ou oceânicos, actualizar e desenvolver aplicações móveis e websites. Os principais objetivos do trabalho visam a continuação do desenvolvimento de uma aplicação móvel (Android e iOS) para difundir, de uma forma apelativa, previsões resultantes de modelos meteo-oceanográficos, manutenção das aplicações móveis previamente existentes, colaboração na gestão da infraestrutura tecnológica do OOM e colaboração na escrita de artigos científicos.

Requisitos de admissão:

Os destinatários da bolsa devem à data de início da Bolsa ter Doutoramento em Engenharia Informática ou áreas afins. Dá-se preferência a candidatos com experiência na manipulação e interpretação de dados meteo-oceanográficos, desenvolvimento e disponibilização de aplicações móveis e websites. O plano de trabalhos deve iniciar-se a 1 de Abril de 2021.

São também fatores preferenciais:

  • Capacidade de trabalhar em grupo com investigadores de diversas áreas;
  • Experiência em bash Script;
  • Experiência com plataformas de obtenção de dados ambientais;
  • Conhecimentos de software de visualização de dados georreferenciados;
  • Experiência no desenvolvimento de aplicações Android e iOS;
  • Capacidade de contribuir para a produção científica do projeto;
  • Disponibilidade imediata.

Plano de trabalhos:

A bolsa tem como principais objetivos: finalizar o desenvolvimento e divulgação de uma aplicação móvel multi-plataforma (Android e iOS) para disseminação dos dados resultantes de modelos de previsão; desenvolvimento/gestão de websites; colaboração na gestão da infraestrutura tecnológica do OOM e apoio aos investigadores.

Legislação e regulamentação aplicável:

A bolsa é atribuída ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação:

(https://cloud.arditi.pt/index.php/s/wJGZEAJWaQx6wcx?path=/Regulamentos/Bolsas#pdfviewer)

Orientação científica e local de trabalho:

O trabalho será coordenado pelo Doutor Rui Caldeira e executado no Observatório Oceânico da Madeira.

Duração da bolsa:

A bolsa terá a duração de 6 meses, eventualmente renovável até à data de conclusão do projeto.

Subsídio de manutenção mensal

A remuneração mensal da bolsa corresponde a 1616€ (mil seiscentos e dezasseis euros), conforme tabela de valores das bolsas atribuídas pela ARDITI

(https://cloud.arditi.pt/index.php/s/wJGZEAJWaQx6wcx?path=%2FRegulamentos%2FBolsas#pdfviewer).

Métodos de seleção:

Serão aplicados os seguintes critérios de avaliação:

CF = QA + EP

CF: classificação final; QA: Qualificações; EP: Experiência Profissional

QA:

  • 1 pontos – Doutoramento em Engenharia Informática ou área afim há menos de 3 anos.
  • 2 pontos – Doutoramento em Engenharia Informática ou área afim há mais de 3 anos.

EP:

  • Entre 0 e 2 pontos: Experiência em bash-script (0: sem experiência; 1: alguma experiência; 2: muita experiência)
  • Entre 0 e 2 pontos: Experiência na manipulação de ficheiros netCDF (0: sem experiência: 1: leitura de netCDF; 2: leitura e escrita de netCDF)
  • Entre 0 e 1 ponto: Utilização de plataformas de download de dados ambientais (0: sem experiência; 1: com experiência)
  • Entre 0 e 3 pontos: Utilização de software de visualização de dados ambientais (0: nenhum; 1: pelo menos 1 SW; 2: pelo menos 2 SW; 3: pelo menos 3 SW)
  • Entre 0 e 3 pontos: Experiência no desenvolvimento, disponibilização e divulgação de aplicações móveis (0: sem experiência; 1: uma aplicação; 2: duas aplicações 3: pelo menos duas aplicações, ambas disponibilizadas publicamente na PlayStore e AppStore)
  • Entre 0 e 3 pontos: Experiência no desenvolvimento de websites (0: não; 1: alguma experiência; 2: desenvolvimento de pelo menos um website online e funcional; 3: pelo menos dois websites online e funcionais, com acesso a bases de dados)
  • Entre 0 e 3 pontos: Contribuições científicas (0: nenhuma; 0.5: proceedings/posters em conferências, 1: proceedings e pelo menos um artigo indexado; 2.5: proceedings e pelo menos dois artigos indexados; 3: proceedings e mais de 2 artigos indexados)
  • Entre 0 e 1 ponto: Disponibilidade imediata (0: não; 1: sim)

Composição do Júri de Seleção:

  • Doutor Rui Caldeira
  • Doutor João Canning-Clode
  • Doutor Filipe Alves

Documentos de candidatura:

  • Carta de motivação, evidenciando a adequação do candidato para cada um dos critérios de avaliação;
  • Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis para o respetivo tipo de bolsa, nomeadamente os certificados de habilitações de todos os graus académicos obtidos;
  • Curriculum vitae;

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Via e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

As candidaturas deverão ser apresentadas em formato digital para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. entre o dia 15 de Fevereiro e até às 17h do dia 1 de Março de 2021 (hora de Portugal). No assunto do email deve constar a referência: ARDITI-OOM-2021-001.

Número de vagas: 1
Tipo de contrato: Outro
País: Portugal
Localidade: Funchal
Instituição de acolhimento: ARDITI/OOM - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação / Observatório Oceânico da Madeira

 

Data limite de candidatura: 1 de março de 2021

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)


Cores FEDER