Image

A ARDITI presta apoio à ciência e investigação na Madeira através de diferentes instrumentos de financiamento, dirigidos a cientistas, investigadores, equipas de investigação e centros de I&D. Estes instrumentos permitem o apoio da ARDITI: à formação avançada; à participação em reuniões, seminários, congressos e conferências que permitam dinamizar os contactos entre especialistas de diversas instituições e que proporcionem o estabelecimento de relações de parceria conducentes à participação em projetos e programas comunitários; o Cofinanciamento dos investimentos efetuados no âmbito de projetos comunitários e o Recrutamento e contratação de investigadores.

Instrumentos de apoio

Nesta secção vai encontrar informação sobre o tipo de apoios diretos e indiretos que a ARDITI gere ou intervém. Os apoios diretos são atribuídos por norma através de concursos competitivos, em que as candidaturas recebidas passam por um processo de avaliação, com a participação de juris independentes.
A lista de concursos abertos está disponível na secção Concursos, que apresenta também os já encerrados.

Bolsas

Bolsas de Doutoramento, Bolsas de Doutoramento em Empresas, Bolsas de Pós-Doutoramento e Bolsas no âmbito de Programas de Doutoramento (Bolsas de Doutoramento, Bolsas de Doutoramento em Empresas, Bolsas de Investigação).

Fundo para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação na RAM

O Fundo para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação na RAM (FDCTI-RAM) é um programa específico da ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, que se destina a apoiar as unidades de I&D e financiar as atividades que promovam o seu desenvolvimento e internacionalização no âmbito da Estratégia de Especialização Inteligente da RAM.

Sistema de Incentivos Fiscais em Investigação e Desenvolvimento Empresarial na Região Autónoma da Madeira

O SIFIDE-RAM – Sistema de Incentivos Fiscais em Investigação e Desenvolvimento Empresarial na Região Autónoma da Madeira visa aumentar a competitividade das empresas, apoiando o seu esforço em Investigação e Desenvolvimento através da dedução à coleta do IRC das respetivas despesas.

Bolsas

A ARDITI apoia Bolsas de Doutoramento, Bolsas de Doutoramento em Empresas, Bolsas de Pós-Doutoramento e Bolsas no âmbito de Programas de Doutoramento (Bolsas de Doutoramento, Bolsas de Doutoramento em Empresas, Bolsas de Investigação).

As bolsas individuais são avaliadas por um Painel de Avaliação como descrito no Guião de Avaliação. As bolsas no âmbito de programas de doutoramento são avaliadas pelas Comissões Diretivas dos respetivos programas.

Regulamentação

Programa Operacional Madeira 14-20

Mais documentação relacionada aqui.