A equipa do projeto Sentinela Atlântica participou no evento SIRESP Bootcamp Madeira, que teve lugar nos dias 29, 30 e 31 de março, na Madeira.
Aquando do primeiro dia, reuniram-se várias entidades da área de telecomunicações, proteção civil, elementos do Comando Operacional da Madeira e outras entidades do Estado Maior General. No mesmo dia, a equipa do projeto foi abordada por várias entidades, nomeadamente elementos do Estado Maior General das Forças Armadas, Centro de Experimentação e Inovação, entre outros, para discutir a presença de uma entidade de investigação e os Sistemas Aéreos Não Tripulados (SANTs) numa conferência deste escopo.
Rúben Freitas, aluno de doutoramento do MARE-Madeira, participou no "Desafio Inovação SIRESP", apresentando uma proposta que consistia em utilizar uma estrutura organizada de SANTs, capacitados de sensores meteorológicos para a verificação e previsão da evolução dos incêndios, tratando a informação em tempo real e enviando mensagens de estado pela rede SIRESP. A proposta foi avaliada por um corpo de júris, que nomeou-a vencedora desta edição.
No segundo dia, a sessão de abertura esteve a cargo do presidente da ARDITI, Rui Caldeira, que abordou a investigação na Madeira e a estratégia adotada pela ARDITI para os próximos anos. Em paralelo, a equipa do projeto Sentinela Atlântica marcou presença numa exposição estática, tendo interagido com alguns participantes, que se mostraram cativados pelas propostas ali apresentados.
Para concluir a participação no evento, no dia 31, estiveram presentes altas entidades do Governo da República Portuguesa aos quais os SANTs desenvolvidos na região foram demonstrados.