Newsletters

Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: Newsletter Abril 2023

ARDITI: Newsletter Abril 2023

Abril, 2023

atividadeS do serviço educativo


No passado dia 4 de abril, as investigadoras Joana Câmara e Rita Costa realizaram uma sessão da palestra "Conhecer o cérebro e as consequências das lesões cerebrais: o papel da tecnologia na reabilitação", na ARDITI. Os participantes desta sessão foram profissionais de diversas áreas ligadas ao ensino e à saúde.

No passado dia 29 de março, João Baptista esteve na EB1/PE da Assomada Caniço onde orientou duas sessões da atividade "Microplásticos: tecnologia e consumo". Participaram nas sessões alunos do 1º e do 3º ano.


Realizou-se, no dia 12 de abril, a oficina de Páscoa do Serviço Educativo da ARDITI, intitulada "Ecopeixes", na qual se exploraram conceitos como a reutilização de materiais, modelagem com papel machê, formas e texturas. Nesta atividade que decorreu no período de férias escolar da Páscoa, cada participante modelou um peixe em baixo relevo, o qual levou para casa. Fazia parte dos objetivos desta oficina aprender a preparar pasta de modelar através da reciclagem de materiais e explorar as suas propriedades físicas, tecnológicas e mecânicas; explorar a tridimensionalidade dos objetos através da modelagem de peixes; reproduzir alguns peixes da Madeira através da exploração das formas e das texturas com a técnica do baixo relevo.

No dia 21 de abril, José Hernández e Laura Cardona da PLOCAN - Plataforma Oceânica de Canárias - estiveram na Madeira, numa parceria com o Serviço Educativo da ARDITI, no âmbito do projeto RIS3_Net2. A sua vinda à região permitiu estreitar colaborações entre as duas entidades e dinamizar a atividade "Energias renováveis: atividades práticas para a sala de aula" para alunos de uma turma do 7º ano e outra 8º ano da Escola Dr. Horácio Bento Gouveia. Relizou-se também uma sessão para professores nas instalações da ARDITI. A temática foi explorada recorrendo a kits educativos que permitiram produzir hidrogénio através da eletrólise da água e sua conversão em eletricidade, entre outras experiências.


A 26 de abril, realizou-se a atividade prática ROMA - Robótica Autónoma para alunos do 8º ano da Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro. A atividade foi da responsabilidade de João Baptista, do Serviço Educativo da ARDITI. Esta atividade explora a robótica como elemento multidisciplinar que engloba a mecânica, a eletricidade, a eletrónica, a programação, as ciências e a matemática, ao serviço do meio ambiente. Nesta oficina foram trabalhados os pré-requisitos para a construção de robôs móveis telecomandados e autónomos.

EVENTOS


A ARDITI foi representada por Paulo Abreu, Virgínia Catanho e Vanessa Brito na reunião de arranque do projeto GOCORE, que decorreu na Província de Fryslân, nos Países Baixos, entre os dias 4 e 6 de Abril. O projeto GOCORE – GOverning COmmunity REsilience é um projeto de Cooperação Inter-Regional – Interreg Europe - que visa o empoderamento das populações locais em zonas remotas e afastadas dos centros de decisão, divulgando as Políticas públicas Europeias relevantes por forma a que a população possa ter uma participação mais ativa. Saiba mais.

A equipa do projeto Sentinela Atlântica participou no evento SIRESP Bootcamp Madeira, que teve lugar nos dias 29, 30 e 31 de março, na Madeira. Rui Caldeira esteve a cargo da sessão de abertura do evento e os drones fizeram parte de uma exposição estática com Jorge Lopes. No mesmo evento, Rúben Freitas, participou no "Desafio Inovação SIRESP” e venceu, tendo apresentado uma proposta que consistia em utilizar uma estrutura organizada de Sistemas Aéreos Não Tripulados, capacitados de sensores meteorológicos para a verificação e previsão da evolução dos incêndios, tratando a informação em tempo real e enviando mensagens de estado pela rede SIRESP.


Ao fim de três anos a investigar questões relacionadas com os microplásticos, os parceiros do projeto HOTMIC da Alemanha (GEOMAR), Itália (Pisa University), Dinamarca (SDU), Estônia (Tartu University), Bélgica (Ghent University) e Portugal (IPMA e MARE), reuniram-se para discutir os resultados de todas as expedições científicas, experiências de laboratório e modelagem oceanográfica. João Canning Clode e Sonia KM Gueroun apresentaram os resultados das investigações realizadas na Madeira.

Decorreu no Salão Nobre do Governo Regional da Madeira, a 19 de abril, a apresentação da "EXPEDIÇÃO SELVAGENS 50". Enquadra-se na celebração dos 50 anos da Reserva Natural das Ilhas Selvagens e decorrerá entre os dias 23 de Abril e 1 de Maio, em parceria com o Observatório Oceânico da Madeira e MARE-Madeira. A expedição terá como objetivo a criação de um programa de monitorização, a bordo do veleiro português "Santa Maria Manuela" e contará com a participação de 5 investigadores da ARDITI.


Investigadores do OOM embarcaram no veleiro Santa Maria Manuela rumo às Selvagens, numa expedição com vista à realização de medições de diversos parâmetros da coluna de água e testar diversos equipamentos oceanográficos. Esta expedição foi organizada pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, RAM.

Alexandra Rosa, Gonçalo Barros e Pedro Neves, participaram na fase de formação do exercício de "Combate à Poluição do Mar" designado por ATLANTIC POLEX.PT 2023, organizado pela Direção-Geral da Autoridade Marítima na Região Autónoma da Madeira. A ação de formação teórica decorreu nas instalações da ARDITI entre os dias 18 e 19 de abril, enquanto que a ação de formação prática decorreu no dia 20 de abril (Porto do Funchal) e 21 de abril (Praia Formosa). Para além da fase de formação, os colaboradores irão participar no seminário subordinado ao tema "A preservação do meiomarinho”, que decorrerá no dia 11 de maio e na execução do exercício de combate à poluição do mar, a 12 de maio.

Nos Media


A apresentação dos resultados obtidos dos projetos SEEApp e SAFE, ocorreu no dia 17 de abril, na Sala da Assembleia da Câmara Municipal do Funchal. Artigo publicado no Diário de Notícias no dia 12 de abril.

MARE quer saber onde estão situados os vertebrados de água doce na Região, um apelo feito através da Antena 1 por Inês Órfão.‍

Contact us: comunica@arditi.pt

ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação
Edif. Madeira Tecnopolo, Piso 2
Caminho da Penteada
9020-105 Funchal
Portugal
NIF/VAT: 511 060 408
 
Copyright © 2023 ARDITI. All rights reserved.

Subscreva a newsletter

Pesquisa

Copyright © 2024 ARDITI