Newsletters

ARDITI: Newsletter nº32

ARDITI: Newsletter nº32

Newsletter dezembro, 2020

Publicações científicas


Lost and found: A new hope for the seagrass 'Cymodocea nodosa' in the marine ecosystem of a subtropical Atlantic Island na revista "Regional Studies in Marine Science". Durante três anos, os investigadores monitorizaram uma área da erva marinha ''Cymodocea nodosa" na Madeira e concluíram que esta área tem tem vindo a aumentar tanto em tamanho como em número de novos rebentos. 


Trends in the detection of aquatic non-indigenous species across global marine, estuarine and freshwater ecosystems: A 50-year perspective na revista "Diversity and Distribution". Neste artigo é feita uma análise dos padrões espaciais e das tendências temporais de espécies marinhas não-indígenas, desde 1965.


Speaking their language – Development of a multilingual decision-support tool for communicating invasive species risks to decision makers and stakeholders foi publicado na revista "Environmental Modelling & Software". Este estudo aborda o problema da terminologia linguística aquando do reporte (em línguas que não o Inglês) de espécies não-indígenas e propõe uma ferramenta com suporte para diversos idiomas para reduzir a incerteza associada a cada idioma.


Artificial maturation and larval production of the limpet 'Patella aspera' Röding, 1798 (Patellogastropoda, Mollusca): enhancing fertilization success of oocytes using NaOH-alkalinized seawater  na revista "Aquaculture Research". Neste estudo é abordada a utilização de larvas de lapa obtidas a partir da dissecação das gónadas e posterior maturação artificial.


Assessing biotic interactions between a non-indigenous amphipod and its congener in a future climate change scenario foi publicado na revista "Aquatic Invasions". Os investigadores analisaram o efeito do aumento de temperatura nas interações bióticas entre uma espécie não-indígena de anfípode ("Caprella scaura") e o seu congénere ("Caprella equilibra"), considerando um cenário futuro de alterações climáticas.


Convection and heat transfer in island (warm) wakes", publicado na revista "Journal of Physical Oceanography. Neste artigo, os investigadores abordam a transferência de calor em esteiras de ilhas de água quente, resultantes de uma intensa exposição solar devido à ausência de nuvens que é característica destes fenómenos.


‍O artigo Enhancing Whale Watching with Mobile Apps and Streaming Passive Acoustics, escrito pelos investigadores do ITI-LARSyS Nuno Nunes, Marko Radeta e Valentina Nisi, foi premiado com uma menção honrosa no IFIP-ICEC 2020 - a 19ª Federação Internacional para Processamento de Informação.

 

 

 

 

 

 

 

 

conferências e outros eventos


O investigador Juan Sempere-Valverde, do polo MARE Madeira, foi o orador da palestra online  "Estruturas de defesa costeira (portos, marinas e quebra-mares): impactos no ecossistema e soluções recentes de engenharia ecológica (engenharia azul)", integrada nas "Quintas do MARE". A grvação da palestra pode ser vista AQUI.


No dia 04 de dezembro a ARDITI esteve representada no Encontro "Canarias en el Horizonte | Edição 2020" por Lúcio Quintal, gestor de projetos, onde apresentou a evolução e o ponto de situação da Estratégia de Especialização Inteligente da RAM.

 


As gravações do evento Macaronight 2020 já estão disponíveis online. No mesmo sítio da internet, estão também disponíveis vídeos das várias entidades que participaram no evento e visitas virtuais a vários laboratórios regionais.

 

 

ATIVIDADES DE PROJETOS


Decorreu no dia 11 de dezembro a reunião de arranque do Atlantic Observatory – Data and Monitoring Infrastructure, um projeto do Programa “Crescimento Azul” dos EEA Grants 2014-2021, operado pela DGPM - Direção-Geral de Política do Mar. O projeto tem como promotor o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e como parceiros o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (Açores), o Observatório Oceânico da Madeira/ARDITI e entidades dos Estados Doadores (IMR, NTNU - Norwegian University of Science and Technology, BCCR da Noruega e MFRI da Islândia) e prevê a criação de uma infraestrutura para aquisição, agregação e divulgação de dados oceanográficos que apoie a investigação e monitorização do Oceano Atlântico, sempre numa lógica de gestão sustentável dos recursos marinhos.

O vídeo de divulgação do projeto pode ser visionado AQUI.


‍No âmbito do projeto Mistic Seas 3, o Museu da Baleia da Madeira está a rever o modelo Ecopath (software de modelação ecológica) do Ecossistema Marinho da Madeira e na componente do fitoplâncton e do zooplâncton está a ter o apoio do MPhytoLab.


‍Três das aplicabilidades das medusas foram resumidas pela BBC num vídeo de divulgação que teve a participação de três investigadoras do projeto GoJelly (Katja Klun, Ana Rotter e Antonella Leone), projeto em que a ARDITI é parceira. O vídeo por ser visto AQUI.


‍Realizaram-se em dezembro duas amostragens de lixo marinho no âmbito do projeto Alimar Ação Lixo Marinho. Uma foi realizada na Praia Almirante Reis e a outra na Praia Formosa. A primeira teve a colaboração de voluntários da ARDITI, OOM e MARE e a segunda teve a colaboração de alunos do 12º ano da Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, tendo servido esta ação também para sensibilização dos alunos para este problema.


‍O projeto Observatório Oceânico da Madeira, cofinanciado pelo FEDER através do Programa Madeira 14-20, foi um dos projetos representados no spot publicitário do Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM que foi difundido na RTP 1 e RTP Madeira. Pode ser visto AQUI.


‍O novo vídeo do Whale Tales Project que mostra alguns dos habitantes marinhos das águas madeirenses, incluindo o cachalote, que é a espécie de estudo deste projeto já foi lançado e pode ser visto AQUI. Este projeto é financiado pelo Fundo de Conservação dos Oceanos  da Fundação Oceano Azul e Oceanário de Lisboa.


‍Annalisa Sambolino e Sonia Gueroun (MARE Madeira) embarcaram durante o mês de dezembro num navio científico para integraram uma expedição científica no Atlântico. As investigadoras vão estudar os microplásticos desde o fundo marinho até à superfície do oceano.

 

 

 

 

Nos média


O evento Macaronight online 2020 (Noite Europeia dos Investigadores) foi notícia no telejornal da RTP Madeira, no dia 02 de dezembro. Para ver aqui AQUI, a partir do minuto 10:00.

Ricardo Rocha esteve no programa Madeira Viva da RTP Madeira, no dia 04 de dezembro, para falar sobre a sua experiência na área da Conservação da Natureza. Para ver a partir do minuto 00:36 AQUI.

Foi também o convidado da rubrica Admirável Mundo Novo que foi transmitida durante o Jornal da Noite da SIC no dia 29 de dezembro. O investigador deu o seu testemunho sobre o estudo publicado em 2020 que, na sua opinião. foi o mais importante relacionado com biologia da conservação. Pode ler mais a sua intervenção AQUI.

 


Sónia Costa deu uma entrevista na Antena 1 sobre o projeto Alimar - Ação Lixo Marinho, no dia 11 de dezembro. Este projeto envolve 12 parceiros nacionais, tem como entidade coordenadora o Centro Ciência Viva De Tavira e é apoiado pelo programa Fundo Azul do Ministério do Mar, através da Direção-Geral de Política do Mar. O principal objetivo do projeto é a promoção de uma maior consciencialização, do público em geral e escolar, para a problemática e impacte do lixo no Oceano, em particular do plástico, através de ações de ciência cidadã e civismo ambiental.


A Associação de Promoção da Madeira, em parceria com o IASAÚDE e o ITI/LARSyS, lançaram uma APP (Madeira Safe to Discover) com o objetivo de facilitar a entrada de viajantes na região, sistematizando numa única plataforma os procedimentos sanitários requeridos pelas autoridades de saúde regionais e recompensando o seu cumprimento com a oferta de experiências e entradas em atrações locais na Madeira e no Porto Santo. Esta iniciativa faz parte do projeto Mare Safe4Covid, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. 

 

 

OuTRAs NOVIDADES


O vídeo resumo da expedição MARE@Porto Santo 2020 pode ser visto AQUINesta expedição, participaram 27 investigadores, vários deles membros do OOM, que se dedicaram à recolha de dados científicos de biodiversidade marinha e lixo marinho na ilha do Porto Santo. A expedição foi coordenada pelo MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, polo da Madeira.


 

A Conferência Aquaculture Europe 21 vai realizar-se no Funchal de 4 a 7 de Outubro de 2021, promovida pela Sociedade Europeia de Aquicultura e organizada com a coordenação de investigadores madeirenses. Várias áreas direta ou indiretamente relacionados com a aquicultura (biologia, ecologia, oceanografia, ordenamento, divulgação de ciênca, literacia do oceano, entre outras, integram o programa do evento.

A submissão de e-posters decorre até 28 de Agosto e a submissão de comunicações orais até 1 de Maio.

 

 

Subscreva a newsletter

Pesquisa

Copyright © 2022 ARDITI