Newsletters

ARDITI: Newsletter nº29

ARDITI: Newsletter nº29

Newsletter setembro, 2020

Publicações


João Monteiro (MARE/ OOM) é um dos autores do artigo "Ervilia castanea (Mollusca, Bivalvia) populations adversely affected at CO2 seeps in the North Atlantic", publicado na revista Science of the Total Environment, sobre as consequências da emissão de CO2 e de pH reduzido para as populações do bivalve Ervilia castanea. O trabalho foi realizado em zonas vulcânicas submarinas nos Açores.


Créditos: Joan de la Malla

O próximo número da revista Nature incluirá um artigo sobre o trabalho de Ricardo Rocha (CIBIO InBIO, CEABN InBIO), na categoria "Where I Work". Ricardo Rocha é um biólogo dedicado às causas da conservação da natureza e especialista em morcegos. O artigo já está disponível online.


‍Biólogos madeirenses (Rosa Pires - IFCN e Luís Freitas - MBM) foram co-autores do artigo científico "Mitogenomics of the endandegered Mediterranean monk seal (Mocachus monachus) reveals dramatic loss of diversisty and supports historical gene-flow between Atlantic and eastern Mediterranean populations"  na revista Zoological Journal of the Linnean Society, em que foram analisadas  amostras genéticas de várias populações de lobos-marinhos, incluindo do Arquipélago da Madeira.


Roi Martinéz, Margarida Hermida, Lídia Gouveia e Nuno Gouveia foram co-autores do artigo  Importance of recreational shore angling in the archipelago of Madeira, Portugal (northeast Atlantic), publicado na revista científica Scientia Marina, onde  fazem um retrato da pesca desportiva na Madeira com base na informação obtida através de inquéritos feitos a pescadores recreativos.

conferências e outros eventos


‍Realizou-se no dia 10 de setembro a reunião de apresentação de resultados e de progresso do projeto PLASMAR - Planificación Sostenible de Áreas MArinhas en La Macaronesia. O Projeto PLASMAR tem o apoio da União Europeia, sendo co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional de Cooperação Territorial Madeira-Açores-Canárias (POMAC 2014-2020).

 

O evento foi realizado online e está disponível AQUI.



A ação da Ciência Viva no Verão em Rede 2020, Que lixo esconde a nossa praia?, decorreu no dia 11 de setembro na Praia Formosa. Foi dinamizada por Sara Pereira,  Sónia Costa e Soledad Álvarez e teve a participação de 12 voluntários.

 

Registo fotográfico AQUI .


No dia 17 de setembro decorreu uma amostragem conjunta dos projetos IMPLAMAC e ALIMAR - Ação Lixo Marinho, na Praia Formosa (Funchal). Foram recolhidas amostras de sedimento para identificação e quantificação de microplásticos. 

 


No dia dia 19 de setembro, Dia Internacional da Limpeza Costeira, realizou-se a primeira ação do projeto Porto Santo Sem Lixo Marinho, do qual a ARDITI é parceira, e que marcou o arranque do projeto. 

 

Conheça mais sobre este projeto assistindo ao vídeo de apresentação.


Créditos: CQM

‍O 7º Encontro anual do CQM - Centro de Química da Madeira decorreu no Funchal, nos dias 21 e 22 de setembro. A ARDITI fez-se representar na sessão de abertura por Clemente Aguiar e Rui Caldeira. 

Este encontro juntou os investigadores deste centro de investigação para apresentarem os trabalhos desenvolvidos durante o último ano, nas áreas de Química Analítica, Química Alimentar, Saúde, Materiais, Modelação Molecular, Nanoquímica e Fitoquímica.


‍A exposição de fotografia Cachalote - O embaixador dos oceanos nos mares da Madeira, produzida no âmbito do projeto Whale Tales Project, financiado pelo Fundo para a Conservação dos Oceanos da Oceano Azul Foundation, está em exibição no Café do Arquivo Regional até ao próximo dia 08 de outubro. Segue depois para o Porto Santo, onde ficará até 30 de outubro, primeiro no Hotel Vila Baleira e depois no Edífico dos Paços do Concelho.


Rui Caldeira, membro do Conselho de Administração da ARDITI, participou na European Research & Innovation Days, uma iniciativa que decorreu de modo digital nos dias 22 a 24 de setembro 2020. Este evento anual reúne políticos, investigadores, empresários e o público comum para debater e delinear estratégias de investigação e inovação na Europa.

OuTROs


‍Pedro Teixeira é o coordenador da equipa que está a desenvolver a aplicação Madeira Safe App", criada para ser uma das medidas de controlo da COVID-19.  Pode ler a entrevista sobre esta app e outros projetos relacionados em  AQUI.


 

O projeto Observatório Oceânico da Madeira  foi aprovado para financiamento pelo FEDER (Programa Operacional Madeira14-20) há 5 anos.  Ao longo destes anos, o OOM tem desenvolvido trabalhos de investigação nas áreas da Biodiversidade, Pescas e Aquicultura, Detecção Remota de Animais Marinhos, Modelação e Previsão Meteo-Oceanográfica. Além disso, tem-se dedicado também à divulgação cientificaeducação e formação. 

 

Alguns dados estatísticos sobre a atividade deste projeto foram sistematizados e estão disponíveis AQUI.


O projeto ROV4ALL, financiado pelo Fundo Azul, já abriu as inscrições para as escolas dos Açores (Pico, S. Jorge e Faial), Madeira, Lisboa e Algarve interessadas em implementar o projeto.

O projeto irá fornecer aos grupos escolares selecionados kits ROV4ALL para construção de pequenos ROVs - veículos submarinos operados remotamente.

As inscrições terminam no dia 15 de novembro.

 

Mais informações e inscrições AQUI.

 


O Observatório Oceânico da Madeira  deu apoio ao evento MiusMadeira, uma prova para nadadores de águas livres, através da disponibilização de previsões meteo-oeanográficas para o dia a prova que decorreu a 12 de setembro.

 

Outros produtos disponibilizados pelo Observatório podem ser consultados AQUI.

Nos média


O professor e investigador Nuno Nunes do Instituto de Tecnologias Interativas (ITI) foi entrevistado pela Antena 1 a respeito do estudo que vai ser feito sobre a interação dos viajantes com a aplicação Madeira Safe.


‍A ação da Ciência Viva no Verão 2020 Que lixo esconde a nossa praia? foi notícia no telejornal da RTP Madeira, no dia 13 de setembro.


A notícia pode ser vista AQUI.


‍O investigador João Canning-Clode escreveu um artigo de opinião onde alerta sobre as possíveis consequências ambientais das medidas de proteção adotadas durante a pandemia COVID-19.

 

Um artigo para ler na revista Watts On.

Subscreva a newsletter

Pesquisa

Copyright © 2022 ARDITI