Projeto IDL

hotmictmp

IDL - O Instituto Dom Luiz é um Centro de Investigação dedicado às Geociências, e um Instituto permanente da Universidade de Lisboa. O IDL foi fundado em 1853 e tem contribuído continuamente para diferentes áreas das Geociências. Nos seus primeiros anos, o IDL dedicava-se principalmente à Meteorologia e Geofísica, em torno do ainda operacional Observatório do Clima e Sismologia de Lisboa. Desde 2004, IDL tem integrado Geologia e Geodésia em seus interesses. Nesta última década, o IDL cresceu substancialmente com a integração de jovens pesquisadores em áreas como Oceanografia, Geociências Marinhas e Energias Renováveis.

A investigação do IDL está alinhada em torno de três linhas temáticas sobre “Mudanças Climáticas”, “Dinâmica da Terra Sólida” e “Energia e Recursos Terrestres”. A Península Ibérica e a plataforma continental portuguesa alargada constituem laboratórios naturais para estudos de Geociências de craveira mundial dentro destas linhas temáticas, abordando a utilização sustentável da energia, água e matérias-primas, a gestão de perigos naturais, tendo em conta os condicionantes ambientais e sociais, e a abertura de uma nova fronteira oceânica.

O IDL dedica-se à pesquisa fundamental, mas também experimental e observacional, e ao desenvolvimento de novas aplicações do conhecimento em Geociências. Pesquisa em Geociências Fundamentais, em processos da Atmosfera, Terra Sólida ou Oceânica, relacionada à natureza especial das interações entre aqueles sistemas que ocorrem no Sistema de Fronteira do Atlântico Nordeste, uma das 4 regiões do mundo, ou próximo à Cadeia Atlântica , é especialmente promissor. Ambos os sistemas são notavelmente ativos e afetam grandes áreas do mundo.

O IDL é directamente responsável por um dos novos Programas de Doutoramento da FCT em Ciência do Sistema Terrestre (EARTHSYSTEMS) e é parceiro de outro Programa de Doutoramento da FCT em Sistemas Sustentáveis ​​de Energia (SES, MIT-Portugal). Estes dois programas cobrem os principais tópicos de investigação do IDL e proporcionam um fluxo contínuo de alunos de doutoramento e uma forte interação com outros grupos de investigação portugueses e internacionais. Objetivos Científicos:O IDL pretende ser relevante não apenas na pesquisa fundamental do Sistema Terrestre, mas também em aplicações e tecnologias que relacionam a ciência com as principais preocupações sociais do século 21: previsão e adaptação às mudanças climáticas e a outros perigos naturais importantes, e estabelecendo um fornecimento ambientalmente sustentável de matérias-primas, água e energia.

A fusão da pesquisa em Geociências com aplicações e tecnologias é a chave tanto para a transferência de conhecimento para a Sociedade quanto para o treinamento de uma nova geração de cientistas e engenheiros. Grupos de Investigação:

  • Climate Change, atmosphere-land-ocean processes and extremes;
  • Earth Surface Processes;
  • Solid Earth dynamics, hazards and resources;
  • Continental margins and the deep ocean frontier;
  • Energy transition;

  

Designação do Projeto:   Instituto Dom Luiz - IDL
Programa:   FCT - Unidades
Data de Início:   01/01/2020
Data de Conclusão:   31/12/2023
Orçamento Total:   29 080,00 € 
Apoio Financeiro:   29 080,00 €
Orçamento ARDITI:    
Apoio Financeiro ARDITI:    
Coordenador:    
Parceiros:   Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa (FC/ULisboa) - Proponente; FCiências.ID-Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências (Fciências.ID); Universidade da Beira Interior (UBI); Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL/IPL); Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Invação (ARDITI);
Site do Projeto:   http://idl.campus.ciencias.ulisboa.pt/

 

 JPI Oceans logo darkblue