Notícias

ARDITI e Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil assinam protocolo "Mais Saúde"

Foi esta terça-feira assinado na sede da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI) um protocolo de cooperação entre esta instituição e a Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, com vista à exploração de uma área nova de investigação, denominada “Saúde com Mar”.

Na prática, este protocolo vai, segundo Rui Caldeira, presidente do Conselho de Administração da ARDITI, permitir que a instituição colabore com outras entidades públicas e privadas, promovendo a multidisciplinaridade e a interação cientistas/tecnólogos, promovendo também a cooperação para aumentar a massa crítica a nível regional.

No seu entender, é absolutamente necessário, para regiões ultraperiféricas, que se aumente significativamente os níveis de cooperação, tendo elogiado o interesse do Executivo madeirense nas ciências do mar, particularmente na área da saúde e do bem-estar. 

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, por seu lado, admitiu que era uma satisfação assinar o protocolo e abordou alguns aspetos relacionados com a economia azul, uma cor que é cara à saúde e que estimula a criatividade. Disse que tudo o que o mar nos pode trazer não está ainda explorado e que este acordo de cooperação traz consigo inúmeras vantagens.

Pedro Ramos garantiu que o Governo vai apostar na investigação, até porque há muitos e bons investigadores na Madeira, dando o exemplo de um projeto que pretende incluir iodo na alimentação e que está na sua fase final. Dirigindo-se aos investigadores, elogiou o facto de serem reconhecidos a nível nacional e internacional, tendo grande esperança no acordo agora firmado, pois na região existe massa cinzenta e conhecimento científico. Para o governante, nasceu hoje o conceito de “saúde azul”.

Depois da assinatura do protocolo, o governante visitou diversas áreas de investigação da ARDITI, acompanhado de Rui Caldeira.

Subscreva a newsletter

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Links úteis

Pesquisa

Copyright © 2021 ARDITI