Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: Newsletter Março 2023

ARDITI: Newsletter Março 2023

Março, 2023

publicações


Improving efficiency of methods for hatchery production of the limpet Patella candei (Patellogastropoda: Patellidae), com autoria de Diego Castejón, Loreto García, Natacha Nogueira e Carlos Andrade, artigo publicado na revista Journal of the World Aquaculture Society.



Designing Unmanned Aerial Survey Monitoring Program to Assess Floating Litter Contamination, com co-autoria de Sílvia Almeida, Marko Radeta, João Canning-Clode, Rúben Freitas e João Monteiro, artigo publicado na Edição Especial da revista Remote Sensing for Mapping and Monitoring Anthropogenic Debris.


Catch per Unit Effort, Density and Size Distribution of the Oysters Pinctada capensis and Saccostrea cucullata (Class Bivalvea) on Inhaca Island, Southern Mozambique, com co-autoria de Carlos Andrade, artigo publicado na Edição Especial da revista Blue Revolution and Aquatic Life.

atividadeS do serviço educativo


Os investigadores Patrício Ramalhosa e Soledad Álvarez estiveram no Porto Santo onde proporcionaram aos alunos de uma turma do 8º ano da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas, uma aula diferente. Os alunos participaram numa saída de campo onde fizeram amostragens de microplásticos na praia e de espécies não-indígenas na marina. Esta atividade foi dinamizada pela Reserva da Biosfera do Porto Santo em parceria com o Serviço Educativo da ARDITI.

Nas últimas semanas, Ricardo José esteve na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, na Ribeira Brava, onde dinamizou a atividade experimental "Biotecnologia: microalgas e outros pequenos organismos aquáticos" para uma turma do 8º ano. Os alunos assumiram o papel de investigadores e usaram o método científico para analisar dados e interpretar os resultados. Esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito do projeto "Mare Nostrum" daquela escola.


Realizou-se nos dias 8 e 13 de março, na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, duas atividades de realidade aumentada Carettacaretta, para duas turmas de 5º ano, dinamizadas por João Baptista. Os alunos puderam explorar a realidade virtual e a realidade aumentada no estudo da tartaruga marinha.

João Baptista esteve no dia 15 de março, na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, a dinamizar a atividade ROMA - Robótica Móvel Autónoma, para duas turmas de 11º ano. Os alunos puderam explorar a robótica através da construção de um robô acionado por diversos tipos de sensores.


As investigadoras Ana Lúcia Faria, Joana Câmara e Rita Costa estiveram no Colégio do Marítimo, no dia 13 de março, onde dinamizaram uma atividade sobre o cérebro para uma turma do pré-escolar, no âmbito do projeto "Os pais vêm à escola".

O investigador Carlos Andrade esteve no dia 8 de março na Escola Secundária Jaime Moniz onde proferiu a palestra "Aquicultura - o potencial e a necessidade de cultivar no mar", destinada aos professores e alunos do curso técnico de gestão de ambiente, tipo 6 da turma CEF 61.

EVENTOS


O CQM - Centro de Química da Madeira, unidade de investigação nacional financiada pela FCT e pela ARDITI, organizou entre os dias 16 e 17 de março, um curso sobre as “Estruturas secundárias de ácidos nucleicos: caraterização e aplicações (uma abordagem prática)”. Este curso integrou-se no âmbito das atividades de formação avançada de recursos humanos do CQM.


Entre os dias 16 a 18 de março, a ARDITI marcou presença no XII Congresso dos Juízes Portugueses, com um espaço de demonstrações no qual estiveram envolvidos investigadores do NeuroRehabLab, Observatório Oceânico da Madeira e projeto Sentinela Atlântica. O momento alto do evento deu-se no último dia, no qual o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado de uma comitiva, visitou o stand da ARDITI. Mais...


O investigador João Monteiro participou na "II International Expert Meeting on Marine Litter Monitoring Methods Using Remote Sensing Technologies" em Tóquio, a convite do Ministério do Ambiente do Japão para apresentar o artigo Designing Unmanned Aerial Survey Monitoring Program to Assess Floating Litter Contamination.

A plataforma de equipamentos oceânicos disponibilizada aos "stakeholders" regionais foi apresentada na ARDITI, por Rui Caldeira, a diversos parceiros. Rui inteirou a Universidade da Madeira, a Administração de Portos, as empresas privadas de aquacultura, o Grupo Sousa e outras entidades privadas e públicas, sobre as potencialidades da plataforma, que se insere no programa “Sentinela Atlântica”, a que o Governo Regional da Madeira alocou seis milhões de euros até 2025. Continuar a ler.

VISITAS


Rui Caldeira recebeu no dia 9 de março, os Eurodeputados a pedido dos deputados do PSD na Assembleia Legislativa da Madeira. Inserindo-se no 1º Encontro Interparlamentar do PSD. Leia mais.

No dia 14 de março, Rui Caldeira, fez uma apresentação institucional para um grupo de 36 professores de Erasmus+, cuja formação em ferramentas digitais para avaliação online decorreu nas instalações da ARDITI. Saiba mais.

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, o General Nunes da Fonseca, enalteceu o papel da ARDITI no desenvolvimento de tecnologias como as do projeto Sentinela Atlântica. Foi recebido por Rui Caldeira, no dia 28 de março, no Madeira Tecnopolo. Saiba mais.

Nos Media


Entrevista a Vanessa Cesário sobre a investigação desenvolvida em conjunto com o Museu de História Natural do Funchal (MHNF), publicada no Diário de Notícias da Madeira, no dia 1 de março.

Nesta crónica, Rui Caldeira, apresentou a visão para o futuro da ARDITI, publicada no Diário de Notícias da Madeira a 2 de março.

Leia a página mensal da ARDITI dedicada à ciência e tecnologia do mês de fevereiro, publicada no Diário de Notícias da Madeira.

Veja a reportagem da RTP Madeira acerca da AQUA'23: III Jornadas de Aquacultura, da qual Carlos Andrade fez parte da Comissão Científica, organizada no Funchal de 2 a 3 de março.


'Fábula Periódica' é o jogo educativo, inventado pela investigadora Sandra Olim, que recorre a tecnologias de realidade aumentada para ensinar Química. Leia o artigo, publicado no Diário de Notícias da Madeira, no dia 6 de março.

Episódio do podcast "90 segundos de ciência", com a investigadora Vanessa Cesário, sobre o projeto que passa por desenvolver uma experiência interativa para o MHNF.

Sobre a atividade de Ricardo José numa escola na Ribeira Brava, no âmbito de um projeto escolar, foi publicado um artigo no Diário de Notícias da Madeira, no dia 23 de março.

Em março, na página mensal da ARDITI do Diário de Notícias da Madeira, demos conta da atividade dos nossos investigadores.

outros


Maria José Ferreira defendeu a sua tese de doutoramento intitulada "Learn biodiversity using local stories to power up storytelling behaviours in social robots", no dia 20 de março, tendo obtido assim o grau de Grau de Doutor em Engenharia Informática e dos Computadores, tendo sido financiado pelo Fundo Social Europeu através da ARDITI (M1420-09-5369-FSE-000002).‍ Mais.


A Escola de Verão ‍do Observatório Atlântico está a aceitar candidaturas através do formulário online. Esta irá decorrer de 26 de junho a 3 de julho, a bordo da embarcação de investigação Mário Ruivo, nos Açores.


Veja o vídeo co‍memorativo do Dia da Mulher, celebrado no dia 8 de março. As investigadoras e colaboradoras da ARDITI receberam uma flor artesanal, moldada pelas mãos das utentes da Casa do Povo de São Roque,  no Funchal, uma iniciativa do Gabinete de Comunicação da ARDITI.


O Serviço Educativo da ARDITI irá dinamizar no dia 12 de abril a oficina "Ecopeixes", destinada a crianças e jovens dos 10 aos 14 anos. A atividade decorrerá no Ed. Madeira Tecnopolo e será orientada por João Baptista. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.


Investigadores do MARE-Madeira estão a realizar um estudo sobre os vertebrados de água doce na Ilha da Madeira e procuram a colaboração de cidadãos residentes. Responda e partilhe este questionário. A sua ajuda contribuirá para um maior conhecimento sobre as linhas de água desta região. É também solicitado o contacto sempre que encontrar algum peixe ou anfíbio morto numa ribeira ou outra linha de água - ines.orfao [at] mare.arditi.pt.

 

Contact us: comunica@arditi.pt

ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação
Edif. Madeira Tecnopolo, Piso 2
Caminho da Penteada
9020-105 Funchal
Portugal
NIF/VAT: 511 060 408
 
Copyright © 2023 ARDITI. All rights reserved.