Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: Newsletter nº 48

ARDITI: Newsletter nº 48

Newsletter

Abril, 2022

Publicações


The Status of Marine Megafauna Research in Macaronesia: A Systematic Review, com co-autoria de Ashlie McIvor, Collin T. Williams, Filipe Alves, Ana Dinis, Miguel P. Pais e João Canning-Clode, publicado na revista Frontiers in Marine Science.


First insights into the movements and vertical habitat use of blue marlin (𝘔𝘢𝘬𝘢𝘪𝘳𝘢 𝘯𝘪𝘨𝘳𝘪𝘤𝘢𝘯𝘴) in the eastern North Atlantic, com co-autoria de Carla Freitas, Mafalda Freitas, Samantha Andrzejaczek, Jonathan J. Dale, Wayne Whippen e Barbara A. Block, publicado na revista Animal Biotelemetry.

Trabalhos de campo


Em colaboração com a Escola Secundária de Francisco Franco/SPAR, um grupo de alunos do programa de mobilidade ERASMUS, que veio de visita à Madeira, esteve no Complexo Balnear da Barreirinha a fim de testar, em ambiente marinho, os ROVs que construíram durante a semana com recurso aos kits ROV4ALL. Adicionalmente, o investigador Carlos Lucas apresentou e demonstrou um ROV PowerRay.


Sara Pereira, com a colaboração de Alexandra Rosa e Carlos Lucas, realizou uma limpeza de praia com alunos de duas turmas do 10º ano da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, na praia Almirante Reis. Com um drone do Comando Operacional da Madeira, que se encontrava nas proximidades a realizar outra missão para o OOM, foi captada a foto de grupo na praia.

Ações EM Escolas E EnTIDADES


Sara Pereira, aluna de doutoramento, esteve no mês de abril com utentes dos Centros Comunitários das Murteiras, Quinta Falcão, Várzea e Viveiros, por 7 sessões a debater sobre questões relacionadas com o lixo marinho. Esteve também com alunos da Universidade Sénior da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, que tiveram oportunidade de ouvi-la falar sobre a temática do Lixo Marinho, no âmbito do seu projeto de doutoramento. Outra instituição onde esteve foi no Centro Comunitário do Funchal a abordar o tema de especialização do seu doutoramento, o lixo marinho. Em duas sessões, a investigadora sensibilizou a audiência para esta temática, apostando na educação com o fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável.


A investigadora Rita Ferreira esteve na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, na Ribeira Brava, a dinamizar uma ação de divulgação e sensibilização intitulada "Whale Tales Project: o que nos contam as baleias sobre o meio marinho?". Esta atividade enquadrou-se nas comemorações do Dia Marítimo Europeu.


Sílvia Almeida e Rodrigo Silva estiveram na Escola Horácio Bento Gouveia a realizar a atividade "Quiz Madeirense" para uma turma do 8º ano. Esta atividade abordou vários temas sobre a RAM.


Inês Órfão foi recebida nEscola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Torre para realizar uma palestra para alunos de duas turmas do 7º ano "Ribeira: um importante ecossistema". Fazendo esta escola parte das Escolas Azul na Madeira, esta atividade foi realizada no âmbito do programa de Flexibilidade Curricular destas turmas, cujo tema é "O local onde eu vivo".

EVENTOS


A 8 de abril, teve lugar o evento "Brinde ao Mar", que se destinou a pescadores e operadores marítimo-turísticos, com o objetivo de sensibilizar para a importância da adoção ou manutenção de boas práticas ambientais e alertar para uma das principais ameaças do ecossistema, o lixo marinho. Este evento foi organizado no âmbito do projeto Porto Santo Sem Lixo Marinho.


Sérgio Ávila, Diretor Regional da Ciência e Transição Digital do Governo Regional dos Açores, foi o autor da palestra “Impacto das Glaciações e Interglaciações nos ecossistemas marinhos: estado-da-arte da Biogeografia Insular Marinha”. No evento, que decorreu no dia 7 de abril, nas instalações da ARDITI, este procurou discutir os resultados mais recentes da investigação naquela área, apontando também as direções que devem ser seguidas para futuras explorações.


Novos membros da equipa de investigação do MARE-Madeira participaram no workshop/formação de censo visual subaquático. A formação teve com objetivo ensinar como a equipa de mergulho científico conduz o censo visual subaquático e o programa anual de monitorização de habitats e comunidades costeiras. Foi em 2016, que se iniciou o programa anual de investigação e monitorização, projetado para avaliar a estrutura, diversidade e abundância de comunidades sésseis e móveis em diversos locais do arquipélago da Madeira. Os participantes deste workshop prático, poderão participar em futuros trabalhos de investigação subaquáticos.


Investigadores do MARE-Madeira organizaram o Simpósio internacional e workshop "Improving inferences of multiple-stressors impacts on coastal benthic ecosystems through the lenses of mesocosms facilities" (Melhorando as inferências de impactos de múltiplos factores de tensão nos ecossistemas bentónicos costeiros através das lentes de instalações de mesocosmos) entre 26 e 28 de abril, no Colégio dos Jesuítas.

VISITA


No dia 6 de abril, recebemos nas instalações da ARDITI, um grupo de crianças no âmbito do projeto social Renascer@Nogueira - E8G | RA 004. Nesta visita, as crianças puderam conhecer e experimentar diferentes jogos "sérios" do PEPE e Marítimo Training Lab (MTL).

Nos Media


Consulte a página mensal da ARDITI publicada no Diário de Notícias da Madeira na secção de Ciência e Tecnologia, de abril.

Porto Santo celebra o mar com pescadores operadores marítimo-turísticos, notícia publicada no DN da Madeira, no dia 31 de março, acerca do evento "Um Brinde ao Mar".

Porto Santo inaugura primeira máquina de recolha de embalagens PET, artigo publicado no DN Madeira, no dia 5 de abril.

O aluno de doutoramento e investigador, Diogo Freitas, foi um dos 50 alunos a receber uma bolsa Huawei no valor de cinco mil euros. Leia o artigo publicado no DN Madeira a 18 de abril.


As investigadoras e psicólogas Joana Câmara e Ana Lúcia Faria, foram entrevistadas para a revista oficial da Ordem dos Psicólogos Portugueses, a PSIS21. Dentro do tema Psicologia e Tecnologia, Joana Câmara (pág. 34-37) e Ana Lúcia Faria (pág. 40-43) falam sobre os psicólogos na tecnologia, o laboratório de neuroreabilitação e a equipa de investigação que o compõe, bem como de alguns dos projetos desenvolvidos no mesmo. Leia aqui.

 

OUTROS


"Proteger o Mar" é o título do livro lançado pelo IPMA, o qual conta com contributos de investigadores dARDITI. O livro aborda as estratégias e políticas das diversas entidades com responsabilidades em matéria de conservação do meio marinho, assim como apresenta um “estado da arte” sobre áreas marinhas protegidas em Portugal e os desafios enfrentados neste domínio, visto por investigadores que se dedicam à conservação dos oceanos e dos seus recursos. Leia aqui.


As investigadoras Valentina Nisi e Vanessa Cesário viram o artigo "A Co-Design Method for Museums to Engage Migrant Communities with Cultural Heritage" a ser aceite na conferência Design Research Society 2022. Neste estudo, as investigadoras apresentam um método experimental concebido para envolver os participantes migrantes no património cultural local. A iniciativa fez parte de um estudo de campo exploratório realizado no contexto do projeto europeu MEMEX para promoção do bem-estar social de comunidades em risco de exclusão através da narração e recolha de memórias e histórias relacionadas com o património cultural. O artigo será apresentado durante a conferência que irá decorrer em Bilbao, Espanha entre 25 de junho e 3 de julho.


A investigadora Rita Ferreira participou na Conferência da Sociedade Europeia de Cetáceos 2022 na qual fez uma apresentação oral acerca do seu trabalho sobre cachalotes na Macaronesia, especificametne sobre os padrões de residência e de fidelidade de cachalotes nos arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias.


O projeto "Ocean-Atmosphere Dynamics of Island Wakes" (CPCA/A1/437838/2021) foi recentemente aprovado pela FCT (FCT/CPCA/2021/01). O projeto é do Observatório Oceânico da Madeira/ARDITI, tem a duração de 6 meses e é na área de computação avançada. Um dos principais objetivos deste projeto é fazer uma simulação climática de um ano, recorrendo a um modelo numérico para o estudo de fenómenos causados pela interação do oceano com a atmosfera no arquipélago da Madeira. Mais nformações aqui.


O MARE-Madeira integra na sua equipa três estagiários para desenvolver diferentes atividades de investigação. Laura Piazzese irá explorar o papel da predação no sucesso de povoamento de espécies não indígenas em comunidades incrustantes; Francisco Silva irá trabalhar na programação da App Litter Reporter para a localização de lixo marinho; e Andrea Albert Fonseca por sua vez irá estudar a resposta das macroalgas ao efeito combinado do aumento da temperatura da superfície do mar e da pressão de herbivoria.


No âmbito do projeto Porto Santo Sem Lixo Marinho, deu-se a inauguração da Máquina de Retorno Voluntário de Garrafas PET. Esta máquina, instalada junto ao supermercado Pingo Doce, servirá para fomentar a reciclagem do plástico na ilha.


O biolocalizador implantado por investigadores da ARDITI, numa baleia-piloto, ao largo da ilha da Madeira, no mês de outubro, transmitiu dados de localização do animal durante quase 6 meses. A baleia passou a maior parte do tempo em alto-mar e montes submarinos, mostrando novos movimentos para esta espécie no Atlântico Este.


A jornalista e escritora Elsa Páscoa lançou o livro «Mulheres e a Tecnologia». A obra reúne opiniões e relatos de trinta mulheres entrevistadas, de diversas gerações, áreas e perfis. Entre as entrevistadas, destacam-se os testemunhos de investigadoras da ARDITI, Alexandra Rosa, Sílvia Almeida, Sara Tranquada, Teresa Paulino e Elsa Fernandes.