Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: Newsletter nº 46

ARDITI: Newsletter nº 46

Newsletter

Fevereiro, 2022

Publicações


Behavioural Ecology Traits of Elusive Deep-Diver Whales Unravel a Complex Social Structure Influenced by Female Philopatry and Defence Polygyny, com co-autoria de Anja Badenas, Ana Dinis, Rita Ferreira, Annalisa Sambolino, Eliette Hamard, Marc Fernandez e Filipe Alves, publicado na revista Frontiers in Marine Sciences.


Impact of Flash Flood Events on the Coastal Waters Around Madeira Island: The “Land Mass Effect” com co-autoria de Alexandra Rosa, Cláudio Cardoso, Rui Vieira, Ricardo Faria e Rui Caldeira, publicado na revista Frontiers in Marine Sciences.


Diversity and patterns of marine non-native species in the archipelagos of Macaronesia, com co-autoria de Nuno Castro, Eva Cacabelos, Francesca Gizzi, Ignacio Gestoso, João Monteiro, Patrício Ramalhosa, João Canning-Clode, publicado na revista Diversity and Distributions.


The shell phenotypic variability of the keyhole limpet Fissurella latimarginata: insights from an experimental approach using a water flow flume, com co-autoria de Joana Vasconcelos e Ricardo Sousa, publicado na revista Molluscan Studies


MAMMALS IN PORTUGAL: A data set of terrestrial, volant, and marine mammal occurrences in Portugal, com co-autoria de Ricardo Rocha, publicado na revista Ecology - Ecological Society of America.


Occurrence of bacteria potentially pathogenic to humans in a harvested intertidal sea snail, com co-autoria de Ricardo Sousa, Joana Vasconcelos, publicado na revista Molluscan Research.


Cultural Probes for Environmental Education: Designing Learning Materials to Engage Children and Teenagers with Local Biodiversity, com co-autoria de Sónia Matos, Alexandra Silva, Simone Ashby, publicado na revista PLOS ONE.

Trabalhos de campo


A 4 de fevereiro, Anna Diem esteve a recolher estruturas de PVC que haviam sido implantadas há seis meses no mar. Estas estruturas serviram para a fixação de organismos marinhos em áreas protegidas e antropogénicas da Madeira. Nesta fase, será estudado o que se instalou nas placas e averiguado se há diferenças entre áreas protegidas ou não-protegidas, bem como a presença de espécies invasoras.


No âmbito do projeto ROV4ALL, a 17 de fevereiro foram realizadas filmagens na Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) onde a equipa de gravação foi recebida pela equipa de pilotos do ROV Luso.

Ações COM Escolas


Rita Ferreira e Sónia Costa estiveram, a 8 de fevereiro, no Externato de S. Francisco de Sales - Centros Educativos Apresentação de Maria, nos Prazeres, onde dinamizaram atividades para alunos do 1º ao 4º ano: "A viagem das enguias" inspirada no livro "A longa viagem Angui e Luna, da autoria de Sónia Costa, "Mergulhando com o cachalote" e "Farol: um golfinho em apuros".


Sara Pereira esteve na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco nos dias 4, 7, 9 e 14 de fevereiro, a dinamizar atividades sobre lixo marinho para turmas de alunos dos 5º e 8º anos.


"O MacGyver era Madeirense" foi a atividade que a investigadora Sílvia Almeida dinamizou, a 15 de fevereiro, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, com formandos dos cursos EFA. A atividades consistiu num jogo de questões sobre o Arquipélago da Madeira.


No dia 16 de fevereiro, Carlos Andrade esteve na Escola Secundária Jaime Moniz a apresentar a palestra "Aquacultura: o potencial e a necessidade de cultivar no mar" para uma turma do Curso Técnico de Gestão de Ambiente, tipo 6.

EVENTOS


Foi apresentada, a 15 de fevereiro, a Estratégia Regional de Especialização Inteligente da Região Autónoma da Madeira (EREI RAM 2021-2027) no Salão Nobre do Governo Regional. Na cerimónia, presidida pelo Chefe do Executivo madeirense, Miguel Albuquerque, o consultor técnico da ARDITI, Professor Mário Rui Silva, explicou a Estratégia para uma plateia composta por governantes, técnicos e gestores de diversos setores ligados ao documento. Mais...


Teve lugar, a 25 de fevereiro, o workshop organizado pela ARDITI/SPAROS - "Aplicação de ferramentas nutricionais digitais para optimização da alimentação em aquacultura", presencialmente no Edifício Madeira Tecnopolo. Neste workshop, os participantes assistiram à apresentação pela formadora Ana Nobre a que se seguiu uma componente prática com recurso ao software FEEDNETICS™. Mais... 

VISITAS


Recebemos a 4 de fevereiro os presidentes das Assembleias Legislativas da Madeira e dos Açores, José Manuel Rodrigues e o Dr. Luis Garcia, respetivamente, acompanhados pelo Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Dr. Jorge Carvalho e pelo Reitor da Universidade da Madeira, Dr. Sílvio Fernandes. Mais...


No mesmo dia, a 4 de fevereiro, Patrício Ramalhosa recebeu um grupo de alunos do Curso Técnico de Gestão de Ambiente da Escola Secundária Jaime Moniz que visitou as instalações do MARE-Madeira, na Quinta do Lorde, a fim de conhecer o laboratório e sala de experimentação. Os alunos tomaram também conhecimento da investigação em curso sobre espécies não-indígenas e respetivos vetores de introdução na Madeira.


O Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia Legislativa da Madeira visitou, a 21 de fevereiro, a ARDITI. Os vários deputados tomaram conhecimento dos principais investimentos, do funcionamento e dos projetos da mesma. A apresentação institucional que esteve a cargo do Presidente do Conselho de Administração, Rui Caldeira. Mais...

Nos Media


Ocean Action 2030: aumento da Reserva das Selvagens é decisivo, foi o título do artigo de opinião da autoria de João Monteiro, publicado na revista Welectric que teve por base a publicação feita na revista Nature no mês passado.


O projeto CircleFLY - "Business Model For Organic Waste Valorization Trough Black Soldier Fly Larvae Use and Circular Economy Principles Application in Outermost Islands", financiado pelo programa PROCiência 2020 e liderado por Carlos Andrade, teve a primeira reunião de projeto a 17 de fevereiro, nas instalações da ACIF, parceiro do projeto. Nesta reunião estiveram presentes a investigadora Paula Canada e as gestoras de projeto Virgínia Catanho e Esmeralda Faria. O Diário de Notícias da Madeira e o Jornal da Madeira publicaram acerca deste acontecimento.


Acerca da apresentação da Estratégia Regional de Especialização Inteligente da Região Autónoma da Madeira (EREI RAM 2021-2027) a 15 de fevereiro, o Diário de Notícias da Madeira publicou uma notícia.


O Conselho de Administração da ARDITI, representado por Rui Caldeira e Clemente Aguiar, reuniu a 2 de fevereiro com a lista RA da Ordem dos Engenheiros, liderada por José Miguel Branco. Leia a notícia publicada no Jornal da Madeira.

Saiu no Diário de Notícias da Madeira a notícia ARDITI quer 'casar a ciência com a tecnologia' relativa à visita dos Presidentes das Assembleias Legislativas da Madeira e Açores no dia 4 de fevereiro.


PSD considera conhecimento uma mais-valia para o futuro da Madeira - artigo publicado no Jornal da Madeira acerca da visita do Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia Legislativa da Madeira no dia 21 de fevereiro. O Funchal Notícias também publciou o artigo PSD-M realça importância da ARDITI nas soluções tecnológicas.

CHAMADA DE TRABALHOS


A pós-doutorada Sonia Gueroun é editora convidada da edição especial da revista Diversity intitulada "Gelatinous Zooplankton Diversity and Distribution in a Changing Ocean". Esta edição faz parte da secção "Biodiversity Loss & Dynamics". Está aberta a submissão de manuscritos para esta edição cujo prazo é 15 de setembro de 2022. Mais informações.

OUTROS


Novos membros integram o MARE-Madeira, damos as boas-vindas ao Alejandro Pérez e Raül Portella. Alejandro irá trabalhar na ecologia e comportamento de lulas oceânicas, estudando os seus movimentos e comportamentos através de sistemas específicos; Raül irá investigar modelos de distribuição de espécies incorporando abordagens mecanicistas para avaliar os impactos do processo de tropicalização em ilhas Oceânicas.‍

BREVEMENTE...


Um grupo de investigadores do MARE-Madeira vai participar, com 8 apresentações/trabalhos, na conferência ECS Ashdod 2022 - 33rd Conference of the European Cetacean Society, que terá lugar entre 5-7 de abril, em Israel. Este ano a conferência tem como tema "Marine mammal research and conservation effort - Are we on the right path?". Com as suas contribuições, os investigadores irão partilhar a investigação realizada e os conhecimentos obtidos na área da Macaronesia sobre movimento, bioquímica e ecologia trófica de espécies de mamíferos marinhos, como a baleia-piloto de barbatana curta, cachalote e foca-monge do Mediterrâneo.

RECRUTAMENTO


Concurso para atribuição de bolsa de investigação para Licenciado (inscrito em Mestrado) na área de Ciências da Computação, Interação Homem-Computador para o projeto de investigação BRANT. Data limite de candidatura: 14 de março de 2022. Anúncio.

Concurso para atribuição de bolsa de investigação para Licenciado (inscrito em Mestrado) na área de Ciências da Computação, Engenharia Informática, Eletrónica, Telecomunicações, Sistemas de Informação para o projeto de investigação MACBIOIDI2. Data limite de candidatura: 16 de março de 2022. Anúncio.