Newsletters

ARDITI: Newsletter nº 42

ARDITI: Newsletter nº 42

Newsletter

Outubro, 2021

PRÉMIOS


 

  

A plataforma Musiquence (Music + Sequence) ganhou o concurso H-INNOVA INNOVAtion Award, 2ª edição (Categoria de doutorados e investigadores). A Musiquence é uma plataforma inovadora que permite a personalização de atividades de estimulação cognitiva que se baseiam na utilização de música e reminiscência e se destina à população com demência. Esta plataforma foi desenvolvida no âmbito do doutoramento de Luís Ferreira, financiado pelo ARDITI através de uma bolsa (M1420-09-5369-FSE-000001).

Publicações


Non-Indigenous Species on Artificial Coastal Environments: Experimental Comparison between Aquaculture Farms and Recreational Marinas, publicado na revista Journal of Marine Science and Engineering, com co-autoria de Lydia Png-Gonzalez, Patrício Ramalhosa, Ignacio Gestoso, Soledad Álvarez e Natacha Nogueira.

Bat phylogenetic responses to regenerating Amazonian forests, publicado na revista Journal of Appplied Ecology, com ao-autoria de Ricardo Rocha.

Reducing publication delay to improve the efficiency and impact of conservation science, publicado na revista Peer J - Life & Environment, com co-autoria de Ricardo Rocha.

Tapping into non-English-language science for the conservation of global biodiversity, publicado na revista PLOS Biology, com co-autoria de Ricardo Rocha.

Workshops e outros eventos


A ARDITI deu apoiou e esteve presente na Conferência Aquaculture Europe 2021, que decorreu no Funchal, entre os dias 04 e 07 de outubro. Para além de um stand com demonstração das suas atividades, a ARDITI esteve representada com vários investigadores a apresentarem os seus trabalhos científicos sobre várias áreas temáticas relacionadas com a aquacultura. A conferência juntou cerca de 1200 participantes e cerca de 100 stands de empresas e outras instituições ligadas ao setor. 


No dia 07 de outubro, o presidente da ARDITI, Rui Caldeira, participou, juntamente com representantes de outras entidades regionais, na sessão de abertura do 8.º Encontro anual do CQM - Centro de Química da Madeira, que decorreu no Colégio dos Jesuítas (Funchal).


Decorreu no dia 13 de outubro, no Colégio dos Jesuítas (Funchal), o Simpósio: Agriculture and Food Sustainability: New Climate Change Scenarios (AFSS2021), com o apoio da ARDITI à comissão organizadora. 


‍No dia 14 de outubro, o Vice-Almirante Gouveia e Melo visitou a ARDITI acompanhado pelo Comandante Operacional da Madeira, Contra-Almirante João Dores Aresta. Durante a visita, tiveram oportunidade de conhecer o o Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico. Esta unidade integra, conjuntamente com o Núcleo de Iniciação à Operação e Experimentação de Sistemas Não Tripulados do Comando Operacional da Madeira, o Centro Integrado de Desenvolvimento e Experimentação de Sistemas Não Tripulados do Projeto Sentinela Atlântica


A investigadora Sonia Gueroun proferiu, no dia 14 outubro, nas instalações da ARDITI e com transmissão online, a palestra The Catostylus tagi jellyfish: its culture and ecology. Esta palestra integrou o ciclo de conferências Quintas do MARE, do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

 


Realizou-se online, no dia 18 de outubro, o webinar Widening Participation under Horizon Europe, com o objetivo de incentivar e reforçar a participação da RAM no programa no programa Widening do Horizonte Europa. A sessão foi liderada por Ana Sofia Caires, da Saturntech, consultora especializada nos programas quadro europeus de inovação e investigação. Este webinar foi organizado pela Universidade da Madeira e pela ARDITI no âmbito do projeto FORWARD – Promover a Excelência da Investigação nas Regiões Ultraperiféricas Europeias


Também organizado no âmbito do FORWARD, decorreu nos dias 26 e 27 de outubro, no Colégio dos Jesuítas (Funchal), o evento Rethinking ‘Smart’ Islands towards Self-Aware and Cooperative Hybrid Islands. O  primeiro dia focou-se no conceito e abordagens sobre cidades inteligentes e o segundo consistiu num workshop interativo no formato "Island Design Café". Este workshop pautou pela aplicação de métodos de brainstorming e criatividade que promovem o desenvolvimento de estratégias inovadoras, aplicados à ilha da Madeira. Como resultado obteve-se um roteiro para futuras iniciativas de investigação “Smart Islands” na Madeira.  


‍A primeira ação deste ano letivo do projeto educativo do Observatório Oceânico da Madeira decorreu no dia 26 de outubro, na EB1/PE de Câmara de Lobos, para alunos do 3º e 4º ano. O tema foi "Mar: Importância e Ameaças".


A ARDITI recebeu nas suas instalações, no dia 27 de outubro, um grupo de crianças e jovens do Projeto Renascer@Nogueira-E8G, financiado pelo Programa Escolhas, e do qual a ARDITI é parceira. O grupo, para além de conhecer os nossos espaços de trabalho, teve oportunidade de pilotar um pequeno ROV do projeto ROV4ALL, testar o jogo de realidade aumentada "Fábula periódica" e experimentar um jogo de futebol interativo do projeto Marítimo Training Lab.


‍Realizaram-se, entre os dias 06 e 07 de outubro, na cidade de Leeuwarden, capital da província de Friesland, reuniões do projeto Islands of Innovation.  Para além do parceiro líder (Province of Fryslân) e da equipa da ARDITI, composta pelo Alberto Grilo e o Paulo Abreu, marcaram presença a comitiva dos Açores, os representantes de Samso da Dinamarca e uma representante de Saaremaa da Estónia. Ler mais aqui.

 

Trabalhos de campo


A equipa do Whale Tales Project teve o privilégio de ver bem de perto um cachalote nas águas da Madeira que, curioso, se aproximou da embarcação. Esta espécie icónica tem sido o objeto de estudo deste projeto financiado pelo “FUNDO para a Conservação dos Oceanos” do Oceanário de Lisboa e Oceano Azul Foundation. Pode ver o vídeo do momento aqui.


 

Realizaram-se no dia  26 de outubro, no mar da Madeira, amostragens no âmbito do Projeto Plasmar + que consistiram na recolha de amostras de macrofauna bentónica com recurso a uma draga. Este trabalho de campo foi uma  colaboração entre a Direção Regional do Mar, a ARDITI e a piscicultura Aquabaia.

Nos MÉdia


Alexandra Rosa foi entrevistada pela RTP Madeira  a respeito da participação de três investigadores do OOM/ARDITI na campanha meteo-oceanográfica "CONNECT", organizada pelo GEOMAR, e que irá estudar os efeitos oceanográficos e meteorológicos nas duas margens do Atlântico, entre 11 de dezembro e 11 de janeiro. Para ver aqui.


Manfred Kaufmann também foi entrevistado pela RTP Madeira sobre a sua participação na campanha oceanográfica a bordo do navio Sonne. O objetivo desta campanha foi analisar os efeitos das alterações climáticas no ecossistema marinho no sistema de ascensão de Benguela, ao largo da Namíbia e África do Sul, focando-se no estudo do plâncton (microrganismos à deriva com as correntes). Par ouvir aqui.


Carlos Andrade foi entrevistado pela Antena 1 sobre a conferência europeia de aquacultura que decorreu no Funchal entre 04 e 07 de outubro. Este congresso reúniu na Madeira vários especialistas e empresas do setor aquícola. Para ouvir aqui.

outras notícias


O MARE-Madeira  lançou recentemente o seu site. Pode visitá-lo em www.mare-madeira.pt para se manter a par dos projetos, publicações e notícias deste grupo de investigação da ARDITI.

Também pode acompanhar as novidades no facebook (MARE.madeira), no twitter e instagram (MARE_Madeira)

Subscreva a newsletter

Pesquisa

Copyright © 2022 ARDITI