Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: Newsletter nº 41

ARDITI: Newsletter nº 41

Newsletter

setembro, 2021

 

  

QUESTIONáRIOS EM CURSO


Investigadores do MARE-Madeira estão a desenvolver um projeto de investigação sobre o animal da imagem ao lado e precisam da colaboração da população neste estudo. Para ajudar, apenas necessita de responder ao questionário disponível aqui.


O questionário é de resposta voluntária e anónima e os dados recolhidos serão tratados de forma confidencial.

Publicações


Passive acoustic monitoring reveals the role of habitat affinity in sensitivity of sub-tropical East Asian bats to fragmentation, publicado na revista Remote Sensing in Ecology and Conservation, com co-autoria de Ricardo Rocha.


Influence of crop system fruit quality, carotenoids, fatty acids and phenolic compounds in cherry tomatoes, publicado na revista Agricultural Research, com autoria de Igor Fernandes e co-autoria de Tomásia Fernandes e Nereida Cordeiro.

Workshops e outros eventos


‍Foto: Beatriz Vieite

Realizou-se no dia 04 de setembro a atividade Insetos da Madeira, integrada no programa de ações da Ciência Viva no Verão organizadas pela ARDITI na RAM. A ação foi orientada por Hugo Silva e Miguel Andrade da Universidade da Madeira. Mais fotografias podem ser vistas aqui. 


A ARDITI recebeu nas suas instalações, no dia 09 de setembro, a visita de um grupo de crianças e jovens do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília - Bairro das Malvinas, no âmbito do protocolo Esc@Up-E8G. O grupo teve a oportunidade de interagir com alguns investigadores do Interactive Technologies Institute (ITI), experimentar jogos de aplicações móveis interativas, visitar a oficina de máquinas e jogar jogos virtuais de futebol do projeto "Laboratório de Formação do Marítimo".


O projeto Forward - Fostering research excellence in EU Outermost Regions marcou presença no Virtual Island Summit, que se realizou de 04 a 12 de setembro, um evento que visa conectar ilhas e zonas ruais isoladas em todo o mundo, compartilhando experiências comuns, boas práticas e soluções em várias áreas. O registo em vídeo pode ser visto aqui.


Decorreu entre os dias 15 e 16 de setembro, na Universidade da Madeira, o Seminário Sport, Tourism, Recreation and Sustainability – is it possible? organizado pela Universidade da Madeira. Os investigadores João Canning-Clode, Élvio Rubio e Marko Radeta marcaram presença neste evento. João Canning-Clode falou sobre a investigação científica no MARE e Élvio Rubio e Marko Radeta apresentaram o trabalho Location-based Augmented Reality Gadgets and Environment-friendly Sightseeing of Cultural Attractions for Locals and Excursionists (LARGESCALE).

Ricardo Rocha participou no Webinar Perturbação Ecológica e (Re)Emergência de Doenças Infecciosasno dia 14 de setembro, onde esteve à conversa com o médico especialista em doenças infecciosas Francisco Antunes e com a médica veterinária e médica interna de saúde pública Ana Margarida Alho.

 

No dia 21 de setembro, investigadores do OOM e do MARE-Madeira realizaram uma ação de sensibilização e limpeza de praia com voluntários do programa Erasmus+. A limpeza realizou-se paralelamente na Praia Formosa e na Praia Almirante Reis (Funchal) Estiveram também envolvidos os projetos Alimar Ação Lixo Marinho, Implamac project, Oceanlit Project, Ciência Viva no Verão e integrou-se ainda nos trabalhos de doutoramento de Sara Pereira.


Realizaram-se no dia 23 de setembro, em formato online, as Jornadas de Apresentação dos Resultados Intermédios do projeto IMPLAMAC - Avaliação do impacto dos microplásticos e dos poluentes emergente nas costas da Macaronésia. A investigadora Soledad Álvarez apresentou os resultados das tarefas desenvolvidas pelo MARE-Madeira.


A ARDITI, através das suas unidades de investigação participou na Macaronight 2021 - Noite Europeia dos Investigadores da Macaronésia, que decorreu no dia 24 de setembro, na Universidade da Madeira. Os investigadores deram a conhecer um pouco do seu trabalho em várias áreas temáticas desde a biodiversidade marinha às tecnologias. Visitaram este evento várias turmas de escolas da região.


Decorreu no dia 30 de setembro o segundo webinar do projeto AQUAINVERT - Aquacultura sustentável de espécies de invertebrados marinhos. O webinar debruçou-se sobre temas relacionados com a reprodução, primeiros estágios e ciclo de vida de várias espécies de invertebrados com interesse para produção em aquacultura.

Trabalhos de campo


O grupo de Ecologia Insular de Cetáceos do MARE-Madeira/OOM registou em vídeo o encontro mais recente que teve com cachalotes nos mares da Madeira. Este animal é a espécie-alvo do projeto de conservação Whale Tales Project. O vídeo pode ser visto aqui.


Os resultados preliminares dos biomarcadores de satélite colocados em baleias - piloto pelo grupo de estudo de cetáceos do MARE - Madeira/OOM evidenciam a existência de um hotspot destes animais na zona SE ao largo da Madeira.


Carlos Lucas esteve 3 semanas no México (no Observatorio Oceanografico Regional Costero - OORCo na Universidad Autonoma de Baja California) a frequentar uma formação sobre radares de alta frequência (HF). Esta formação permitirá ao investigador ficar apto a instalar este tipo de tecnologia na RAM bem como processar os dados recolhidos com este tipo de tecnologia.


A iniciativa de instalação destes radares na Madeira é financiada pelo projeto "Observatório do Atlântico", coordenado pelo IPMA, financiado pela EEA Grants Portugal e de que a ARDITI é parceira através do OOM.

Nos MÉdia


A ação da Ciência Viva no Verão "Insetos da Madeira" foi notícia na RTP Madeira e pode ser vista aqui.


João Canning-Clode foi entrevistado pela RTP Madeira a respeito da sua intervenção no Seminário Internacional Impactos da Organização de Eventos Desportivos. Uma notícia para ver no Telejornal da RTP Madeira do dia 15/09/2021 (minuto 15:05).

Sara Bettencourt foi entrevistada pela RTP Madeira a respeito da ação de limpeza de praia realizada no dia 12 de setembro, no Funchal, organizada por investigadores da ARDITI. Para ver aqui (minuto 13:00).

outras notícias


O OOM adquiriu recentemente equipamento que permite manobrar equipamentos oceanográficos até 3000 kg. Uma grua-girafa, um monta-cargas e um carrinho de armazém, adquiridos ao abrigo do projeto Observatório do Atlântico vão garantir melhores condições de trabalho aos investigadores. Este projeto "prevê a criação e operacionalização de um sistema integrado e eficiente de observação oceanográfica que apoie a investigação e monitorização do Oceano Atlântico que funcione como um portal de acesso a dados, informações e serviços associados à bacia do Atlântico, com vista à proteção, investigação, monitorização e exploração socioeconómica das zonas marítimas do Atlântico".


O projeto é coordenado pelo IPMA, é financiado pelo EEA Grants Portugal e a ARDITI é um dos parceiros.


O MARE - Madeira reuniu os seus investigadores para um dia de partilha fora do laboratório. Já fazem parte deste polo cerca de 30 investigadores, de 8 nacionalidades, empenhados na missão de investigação e conservação dos ecossistemas marinhos da Madeira.

A DECORRER EM OUTUBRO


Realiza-se no próximo dia 18 de outubro o seminário Widening participation under Horizon Europe, no âmbito do projeto FORWARD – “Promover a Excelência da Investigação nas Regiões Ultraperiféricas Europeias”A sessão será liderada pela Engª Ana Sofia Caires, da Saturntech, consultora especializada nos programas quadro europeus de inovação e investigação. A iniciativa decorre online, em formato webinar, das 10h00 às 12h00.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória.