Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: Newsletter nº 38

ARDITI: Newsletter nº 38

Newsletter

Junho, 2021

 

  

‍‍O SIH – Smart Islands Hub (Polo de Inovação Digital da RAM), foi um dos polos selecionados para integrar a Rede Nacional de Digital Innovation Hubs.

O SIH, que resultou de uma candidatura única e coordenada da RAM - Região Autónoma da Madeira, é um consórcio liderado pela ARDITI em parceria com a Universidade da Madeira (UMa), a Startup Madeira, a ACIF, a FCT-UNL, a Uninova, a Smart Energy Lab e a Cecolab Circular Economy. Este polo de inovação digital atuará como acelerador da Transição Digital e será uma interface entre a investigação tecnológica nas áreas da Inteligência Artificial, Big Data, Cibersegurança e Computação de Alto Desempenho e a inovação empresarial na Região para os setores da Energia, Economia Circular, Ambiente e Sustentabilidade, Mobilidade, Logística e o Setor Público. Esta aprovação do SIH resultou de um concurso nacional realizado no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital. Das trinta e uma propostas candidatas, foram aprovadas dez, entre as quais a da RAM. Numa segunda fase, os dez polos agora aprovados poderão candidatar-se à integração na Rede Europeia, através de concurso específico que será aberto no âmbito dos programas-quadro europeus para 2021-2027.

Publicações


Conveyor belts of the Atlantic Ocean, publicado na revista Research Outreach, que contou com a colaboração de Rui Caldeira e Cláudio Cardoso.


Global assessment of innovative solutions to tackle marine litter, publicado na revista Nature Sustainability, da co-autoria de João Monteiro e João Canning-Clode.


A global-scale screening of non-native aquatic organisms to identify potentially invasive species under current and future climate conditions, publicado na revista Science of the Total Environmentalcom co-autoria de João Canning-Clode, João Monteiro, Ignacio Gestoso, Nuno Castro, Paola Parretti e Francesca Gizzi.


Habitat disturbance trumps moonlight effects on the activity of tropical insectivorous bats, publicado na revista Animal Conservation, da co-autoria de Ricardo Rocha.


Guidelines for braindraw conduction: looking at braindraw under the lens of abduction and semiotics", publicado na revista Behaviour & Information Technology, da co-autoria de Jean Rosa, Pedro Valente e Nuno J. Nunes.


Major ocean currents may shape the microbiome of the topshell Phorcus sauciatus in the NE Atlantic Ocean, publicado na revista Scientific Reports, da co-autoria de Ricardo Sousa  João Delgado, Mafalda Freitas, Mafalda FreitasJoana Vasconcelos.


The Role of Sea-Urchins in Marine Forests From Azores, Webbnesia, and Cabo Verde: Human Pressures, Climate-Change Effects and Restoration Opportunities, publicado na revista Frontiers in Marine Sciences, da co-autoria de Alejandro Bernal-Ibáñez, Eva Cacabelos e Ignacio Gestoso.



Winners and losers: prevalence of non-indigenous species under simulated marine heatwaves and high propagule pressure, na revista Marine Ecology Progress Series, com co-autoria de Nuno Castro, Patrício Ramalhosa, Eva Cacabelos, João Canning-Clode, Ignacio Gestoso.


Moderately elevated temperatures increase macroalgal food consumption in two sea urchin species from coastal waters of Madeira, publicado na revista Journal of Experimental Marine Biology and Ecology, com co-autoria de Patrício Ramalhosa, Ignacio Gestoso, João Canning-Clode.


Leveraging transmedia storytelling to engage tourists in the understanding of the destination’s local heritage, publicado na revista Multimedia Tools and Applications Journal: Sustainable, empowering and emotional interactive multimedia, com co-autoria de Mara Dionisio e Valentina Nisi.


Strain evolution and instability of an anticyclonic eddy from a laboratory experiment, publicado na revista Frontiers in Marine Science | Physical Oceanography, com co-autoria de Rui Caldeira.


 

PARticipação em Congressos e outros eventos


A ARDITI acolheu uma das sessões do primeiro Seminário sobre Inovação do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), integrado nas iniciativas promovidas pelo Comando Operacional da Madeira (COM). Rui Caldeira, Presidente da ARDITI, Elsa Fernandes, Vice-Reitora da UMa e Dionísio Barros, Professor do Departamento de Matemática e Engenharias da UMa, apresentaram alguns exemplos de investigação e inovação que estas duas instituições têm vindo a desenvolver. O evento incluiu também uma visita a laboratórios da ARDITI e da UMa.


No Dia Mundial dos Oceanos (08 de junho), a ARDITI, na presença do Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, assinou o protocolo Sentinela Atlântica com o Governo Regional da Madeira, o EMGFA e UMa. O objetivo deste protocolo é implementar e desenvolver tecnologias robóticas não tripuladas para monitorizar o Atlântico Nordeste (oceano e atmosfera circundante).

 


‍ Foto: Canning-Clode Marine Lab

Uma equipa do MARE-Madeira esteve presente durante a visita do Presidente da República à Madeira, tendo apresentado o potencial do uso de veículos não tripulados e das aplicações de deteção remota em ciências do mar. O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, também integrou a comitiva.


‍Os investigadores Alejandro Bernal e Rodrigo Silva participaram numa grande ação de limpeza do porto de pesca do Caniçal, organizada pelo Governo Regional da Madeira em colaboração com várias entidades, incluindo a ARDITI através do MARE-Madeira.

 Foto: Governo Regional da Madeira

‍Foto: Fábio Mendonça

Fábio Mendonça, aluno de doutoramento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Universidade de Lisboa, Instituto Superior Técnico e bolseiro financiado pelo FSE - Fundo Social Europeu, através da ARDITI, defendeu, no dia 17 de junho, a sua tese de doutoramento intitulada: Abordagens de processamento de sinais para análise da qualidade do sono em pacientes com suspeita de transtorno do sono.

Trabalhos de campo


Os investigadores do MARE-Madeira deram início aos recenseamentos anuais ao longo da costa sul da ilha da Madeira, contabilizando algas, invertebrados e peixes em vários locais e a diferentes profundidades. Estas campanhas de monitorização iniciaram-se em 2017 e envolvem o esforço conjunto de múltiplos projetos, investigadores, voluntários, várias organizações e empresas de mergulho.

‍ Foto: Canning-Clode Marine Lab


 

O Whale Tales Project continua os seus trabalhos no mar da Madeira e numa das últimas saídas a equipa do MARE-Madeira teve a colaboração da investigadora Alexandra Teodósio da Universidade do Algarve.


No âmbito do protocolo Sentinela Atlântica, operadores de drones do COM voaram sobre as jaulas da empresa MARISMAR, ao largo Calheta. Com o objetivo de recolher imagens para o cálculo de correntes de superfície do oceano. No mesmo local, o Observatório Oceânico da Madeira (OOM) tem um equipamento acústico (ADCP) fundeado para viabilizar a comparação e validação dos dados recolhidos pelos drones.

 


 Foto: Canning-Clode Marine Lab


Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa juntaram-se à equipa do MARE-Madeira para configurar e fundear dois dispositivos acústicos em áreas marinhas protegidas. O objetivo é registrar sons subaquáticos, incluindo o de espécies ameaçadas, como o mero (Epinephelus marmoratus) e a foca-monge (Monachus monachus). Os dispositivos vão ficar a fazer registos durante os próximos 4 meses.

Este trabalho está a ser feito no âmbito do programa de mini-bolsas do MARE.

Ações COM escolas


‍ Foto: EcoBartolomeu

A investigadora Soledad Álvarez realizou três sessões da palestra Impacte do Lixo Marinho nos Ecossistemas Marinhos, para alunos da EB 123/PE Bartolomeu Perestrelo (Funchal), no âmbito das ações do Programa Eco-Escolas deste estabelecimento de ensino.


No encerramento do ano letivo, realizou-se online o I Encontro ROV4ALL. Catorze escolas dos Açores, Algarve, Lisboa e Madeira apresentaram os ROVs que construíram ao longo do ano letivo e trocaram algumas ideias. 



Uma turma do Curso Profissional Técnico de Turismo Rural e Ambiental, da Escola Secundária de Francisco Franco, participou numa limpeza da Praia Almirante Reis (Funchal) organizada pelo OMM. Uma segunda ação de limpeza decorreu na Praia Formosa com alunos do 8º ano da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Louros. As duas limpezas foram orientadas pela investigadora Sara Bettencourt e integrou-se também no conjunto de atividades de sensibilização dos projetos Alimar-Ação Lixo Marinho, e Oceanlit (financiados, respetivamente, pelo Fundo Azul e Interreg MAC 2014-2020.


‍O investigador Ricardo Rocha esteve na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, onde proferiu a palestra Papel dos morcegos como controladores de pragas agrícolas em Madagáscar e na Madeira. A mesma palestra foi também realizada na Escola Secundária de Francisco Franco.

Eventos futuros


O Madeira International Workshop in Machine Learning vai realizar-se no Funchal, entre 27 e 30 de julho de 2021. O workshop tem o objetivo de abordar os fundamentos da implementação de aprendizagem automática na linguagem de programação Phyton para redes neuronais.

 

Mais informações e inscrições AQUI.


A Universidade da Madeira, através do ISOPlexis - Centro em Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar, e parceiros, incluindo a ARDITI, está a organizar o simpósio híbrido intitulado Agriculture and Food Sustainability: New Climate Change Scenarios, que decorrerá de 11 a 13 de outubro de 2021, no Funchal.

 

Tópicos:

  • Assessing and modeling the impacts of climate changes in agriculture;
  • Current status, advances, and challenges; 
  • Biotic and abiotic stresses on agriculture and crops resilience; 
  • Water management in agriculture; 
  • Climate-smart agriculture Impacts on food security and diet;
  • Future challenges/Perspectives. 

 

Mais informações e submissões de trabalhos AQUI.