Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: Newsletter nº31

ARDITI: Newsletter nº31

Newsletter novembro, 2020

Publicações científicas


A partilha de dados provenientes de várias entidades administrativas e regionais dos Açores, Canárias e Madeira, resultou na publicação do artigo científico "Implementation of the Marine Strategy Framework Directive in Macaronesia and synergies with the Maritime Spatial Planning process" escrito no âmbito do Proyecto Plasmar (Implementation of the Marine Strategy Framework Directive in Macaronesia and synergies with the Maritime Spatial Planning process), de que a ARDITI é parceira.  


Investigadores do Observatório Oceânico da Madeira (OOM) publicaram o artigo "Anisakid infection in scabbardfishes, "Aphanopus carbo" and "A. intermedius" (Perciformes: Trichiuridae), from the Eastern Atlantic" na revista "Regional Studies in Marine Science". O trabalho analisou a presença de anisaquídeos (parasitas) no peixe-espada-preto e uma das conclusões apresentadas foi que este peixe deve ser consumido bem cozinhado para garantir a segurança alimentar. Poderá consultar um guia com recomendações sobre o consumo de pescado AQUI.


Foi publicado na revista Aquatic Living Resources o artigo "Characterization and evolution of spearfishing in Madeira archipelago, Eastern Atlantic", que contou com a colaboração de investigadores do OOM. O artigo analisa os números da pesca com arpão na região, entre 2004 e 2017.


Investigadores do ITI-LARSyS publicaram o artigo "An annotated dataset of bioacoustic sensing and features of mosquitoes" na revista Scientific Data. Neste estudo, os autores gravaram sons de diferentes espécies de mosquitos: Aedes Aegypti, Culex Quinquefasciatus, Culex pipiens e Culiseta e classificaram-nos para posterior utilização na identificação destas espécies tramissoras de doenças como a malária, o dengue e o zika.

 

Projetos aprovados


O projeto "INTERWHALE: Advancing Interactive Technology for Responsible Whale-Watching", da responsabilidade do investigador Marko Radeta (Interactive Technologies Institute - ITI), foi um dos 8 projetos do painel "Computer and Information Sciences and Informatic" recentemente aprovados para financiamento pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia. O INTERWHALE visa reduzir os custos, a poluição e o stress causados nos cetáceos pelas atividades de observação destes animais, recorrendo para tal a novas tecnologias. O projeto vai iniciar-se no próximo ano e terá a duração de 3 anos.

 

conferências e outros eventos


V‍ários investigadores do ITI/LARSyS participaram na "13th Internacional conference On Interactive Digital Storytelling  - ICDIS 2020" onde apresentaram vários trabalhos nesta temática. O paper da co-autoria de Cristina Sylla The Procedural Nature of Interactive Digital Narratives and Early Literacy foi um dos nomeados para mo prémio de melhor paper (com 30,16% dos votos).

Paulo BalaMara Dionísio e Valentina Nisi também apresentaram uma demo e um poster intitulado "Tale of T(r)ails: The Design of AR Comic Book for an Animal Welfare Transmedia" na mesma conferência. Paulo Bala foi nomeado como para melhor revisor.

Nuno Nunes (ITI/LARSyS, ARDITI) foi um dos oradores presente na conferência "Pensar o futuro" organizada pelo Diário de Notícias sob o tema "Energias sustentáveis. Que modelos para a região?". A conferência decorreu online no dia 03 de novembro e pode ser vista AQUI.

Foi também um dos moderadores da sessão temática “CMU Portugal - definir novas fronteiras em tecnologia no sector da saúde”, que integrou o Encontro Ciência 2020 que decorreu nos dias 03 e 04 de novembro e no dia 12 foi um dos oradores  do webinar in the scope of World Usability Day, onde falou sobre  a "UX AND AI: Challenges and Opportunities". A gravação do evento pode ser vista AQUI.


‍Sheikh Shanawaz Mostafa, bolseiro da ARDITI na Universidade de Lisboa/Instituto Superior Técnico, defendeu, no passado dia 06 de novembro, a sua tese de doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores intitulada "Obstructive Sleep Apnea Detection using Fourth Level Devices". 


Sónia Costa participou, em representação do OOM, na primeira Reunião Regional Escola Azul do ano letivo 2020/21, no dia 05 de novembroA Escola Azul é um programa educativo do Ministério do Mar, desenvolvido na DGPM - Direção-Geral de Política do Mar, que tem como missão promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar e criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do Oceano. A Madeira tem atualmente quatro escolas azuis. 


‍Rui Caldeira apresentou o OOM num encontro de Comemoração do Dia Nacional do Mar organizado pela Universidade Aberta, no dia 16 de novembro. dia Nacional do Mar.


 

No dia 19 de novembro realizou-se o webinar "As perspetivas do Programa Horizonte Europa (2021-2027) e a sua relação com os Grupos Temáticos no projeto FORWARD", organizado pela ARDITI e pela Universidade da Madeira no âmbito do projeto FORWARD.

 


‍O CQM - Centro de Química da Madeira realizou o seu evento anual "A química é divertida", em formato online, no dia 24 de novembro. Esta iniciativa está a celebrar 25 anos.


 

Ricardo Rocha foi um dos oradores convidados oradores do evento virtual "Excel in Science". O investigador participou na qualidade dena qualidade de "National Geographic Explorer.  Esta iniciativa realizou-se no dia 25 de novembro e foi organizada pela Universidade de Nottingham/National Geographic.

‍Os investigadores do OOM Ricardo Faria e Rui Caldeira participaram numa ação de formação em "LIDAR - Light Detection and Ranging", um método de deteção remota para análise da superfície da Terra, promovida pela Vaisala-Leosphere, fabricante de sistemas LIDAR que teve lugar nas instalações da ANA, no Aeroporto da Madeira. O equipamento, de observação remota, visa monitorizar os regimes de ventos e turbulência atmosférica. A primeira utilização deste equipamento será na monitorização nos vales de Santa Cruz e de Machico. A iniciativa liderada pelo IPMA, no âmbito do Projeto WindScanner, financiado pela FCT e por Fundos Comunitários, junta-se à intenção da ARDITI de instalar duas torres de 30 m, equipadas com anemómetros sónicos, ao longo da montanha (Santo da Serra - Santa Cruz), no âmbito projeto MacCLIMA.  

Este ano a Noite Europeia do Investigadores comemorou-se no dia 27 de novembro e a ARDITI e e Universidade da Madeira juntaram-se e organizaram o evento Macaronight online para assinalar a data. O evento teve a colabração de mais de 50 investigadores de várias entidades regionais. Fizeram parte do programa conferências, demonstrações de ciência e tencologia, visitas virtuais 3D e vídeos sobre a investigação em várias áreas do conhecimento.


‍Também inserida nas comemorações nacionais da Noite Europeia dos Investigadores, o MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente organizou uma mesa redonda online para discutir o tema "De que forma trabalha o MARE para a Preservação do Património Cultural e Natural?". Esta mesa redonda contou com o investigador João Monteiro em representação do polo da Madeira.

Pode assistir à gravação do evento AQUI.


‍Membros do projeto INTERTAGUA orientados pelo investigador Marko Radeta do ITI/LARSyS, estão na fase de fabricação e teste de protótipos de tags para deteção remota por satélite. Este projeto de investigação visa identificar a megafauna marinha mais vulnerável às atividades humanas (no caso da Ilha da Madeira, cetáceos, aves e a foca-monge), e através de tags de baixo custo, recolher dados sobre as rotas de migração destes animais e também as rotas de embarcações.


Uma das tarefas do Projeto Clean Atlantic inclui o combate ao lixo marinho e, por isso, têm sido testados vários métodos da sua recolha no mar. Neste contexto, os parceiros CETEMAR - Centro Tecnológico del Mar e Instituto Español de Oceanografía - IEO testaram a eficiência de uma rede de arrasto adaptada para remoção do lixo do fundo do mar e fizeram um registo em vídeo que pode ser visto AQUI (EN) e AQUI (ES). Este projeto oi um dos nomeados para o "Atlantic Project Awards 2020".


 

OuTRAs NOvidades


A equipa "Insular Whale Ecology" do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, polo da Madeira, colocou recentemente dois biomarcadores de satélite em baleias-piloto (Globicephala macrorhynchus) nas águas da Madeira. Este procedimento feito no âmbito dos projetos MARCET2 e INTERTAGUA e da linha temática "Deteção e Seguimento Remoto" do OOM. Os movimentos dos animais marcados podem ser seguidos em tempo quase-real em AQUI.


‍O OOM divulgou recentemente a sua oferta educativa para as escolas da RAM. Esta oferta resulta da colaboração de vários investigadores de entidades pertencentes a esta unidade de investigação regional. Este ano, devido às contingências atuais, as atividades também poderão ser realizadas por videoconferência.

A oferta pode ser consultada AQUI e o formulário de inscrição nas atividades pode ser preenchido AQUI



‍Desde 20 de novembro que está em exibição no Edifício Madeira Tecnopolo, no piso 1, junto ao bar, a exposição do projeto Whale Tales "Cachalote - O Embaixador dos Oceanos nos Mares da Madeira", onde ficará até dia 20 de dezembro.


‍ A newsletter do Projeto Mystic Seas 3 do mês de novembro pode ser consultada AQUI.


 

Nos Média


Roy Martinez, investigador do OOM, foi entrevistado no âmbito da publicação de um artigo sobre a pesca recreativa na Madeira. O áudio da entrevista está disponível AQUI.