Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: Newsletter nº30

ARDITI: Newsletter nº30

Newsletter outubro, 2020

Publicações científicas


Growth performance and gonad yield of sea urchin Paracentrotus lividus (Lamarck, 1816) fed with diets of increasing protein:energy ratios, publicado na revista Animal Feed Science and Technology,

da co-autoria dos membros do OOM Sílvia LourençoRicardo JoséCarlos Andrade. Este estudo avaliou a crescimento do ouriço-do-mar Paracentrotus lividus e a produção de gónadas em indivíduos sujeitos a diferentes tipos de dietas.


Caligus madeirensis sp. nov. (Copepoda: Caligidae) Parasitic on Pompano, Trachinotus ovatus (Linnaeus, 1758), from Eastern Atlantic Waters, Surrounding the Madeira Archipelago, Portugal, publicado na revista Acta Parasitologica da co-autoria de Margarida Hermida (OOM/MARE). Neste estudo é documentada uma nova espécie de parasita identificada em peixes da espécie Trachinotus ovatus, capturados nos mares da Madeira. 


Grip Strength and Depression Symptoms Among Middle-Age and Older Adults publicado na revistan Mayo Clinic Proceedings, da ‍co-autoria de Élvio R. Gouveia (ITI/LARSYS). O objetivo deste trabalho foi analisar a relação entre a força de preensão e sintomas de depressão em adultos de 18 países, considerando sexo e idade.


Implementation of the Marine Strategy Framework Directive in Macaronesia and synergies with the Maritime Spatial Planning process escrito no âmbito do Proyecto Plasmar (Implementation of the Marine Strategy Framework Directive in Macaronesia and synergies with the Maritime Spatial Planning process), de que a ARDITI é parceira. São co-autores os membros do OOM Carlos Andrade e Natacha Nogueira. Este estudo analisou a relação entre a Diretiva-Quadro Estratégia Marinha e o processo de Ordenamento do Espaço Marítimo .


Lipophilic toxins occurrence in non-traditional invertebrate vectors from North Atlantic Waters (Azores, Madeira, and Morocco): Update on geographical tendencies and new challenges for monitoring routines, da co-autoria de Manfred Kaufmann, membro do OOM. Neste estudo, os autores pesquisaram quatro grupos de toxinas lipofílicas em 24 espécies de organismos bentónicos da Madeira, Açores e Marrocos, procurando encontrar novos vetores e tendências geográficas. 


Weight–length relationships of four intertidal mollusc species from the northeastern Atlantic Ocean and their potential for conservation, publicado na revista Molluscan Research, da co-autoria de Ricardo Sousa (OOM/MARE/DSEIMar) e Joana Vasconcelos (MARE/DSEIMar). Este trablho estudou a relação peso-tamanho de quatro espécies de gastrópodes marinhos da zona intertidal.

conferências e outros eventos


Carlos AndradeMafalda Freitas e Rui Caldeira, membros do OOM, foram oradores do 2º Ciclo de conferências Pensar do Futuro, que se realizou no dia 06 de outubro, cuja temática foi Mar, oportunidades para um modelo económico sustentável. O debate girou em torno de vários tópicos, entre os quais, a investigação em ciências marinhas, a aquacultura e o turismo costeiro.


Realizou-se entre os dias 11 e 17 de outubro a expedição científica MARE@ Porto Santo 2020, organizada pelo MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, polo da Madeira, que contou com a colaboração da Direção Regional do Mar e uma vasta equipa de investigadores. O objetivo desta missão foi fazer uma caracterização da biodiversidade marinha da ilha do Porto Santo e analisar os possíveis impactes humanos. O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, também marcou presença nesta expedição. 

Ler mais aqui.

Fotografias da expedição podem ser vistas em:

Fotos 1Fotos 2, Fotos 3Fotos 4, Fotos 5, Fotos 6.

Créditos: Nuno Vasco Rodrigues


Também integrada na expedição, três investigadoras estiveram na Escola Escola B+S Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo, onde proferiram palestras para várias turmas dauqela escola: Porto Santo debaixo de água (Mafalda Freitas)Do mar ao prato (Natacha Nogueira), ROVs e outras tecnologias marinhas (Sónia Costa) e A investigação no MARE Madeira (Sónia Costa).


‍Rui Caldeira participou no FORUM das Regiões Ultra-Periféricas (RUP), no dia 12 de outubro, onde foi discutida a Economia Circular e a Economia Azul. Também apresentou o OOM num fórum virtual do Projeto MarRISK, onde participaram representantes do Observatório RAIA (norte de Portugal e Galiza), Observatório Euskoos da Cantábria, SOCIB das Ilhas Baleares, OCASO do sul de Espanha e PLOCAN das Ilhas Canárias. Uma mesa redonda discutiu a importância dos Observatórios Costeiros e Oceânicos na monitorização e na mitigação dos efeitos das alterações climáticas. 


A exposição itinerante de fotografia Cachalote - O embaixador dos oceanos nos mares da Madeira, produzida pelo Whale Tales Project, esteve em exibição no Porto Santo. Entre os dias 12 e 16 de outubro esteve patente no Hotel Vila Baleira e entre  os dias 19 e 30 de outubro no Edifício dos Paços do Concelho do Porto Santo. 


Carlos Lucas, bolseiro da ARDITI na Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, defendeu no passado dia 28 de outubro a sua tese de doutoramento intitulada Usage of Autonomous Underwater Vehicles as Adaptive Observational Platforms to Improve Ocean Circulation Models.

Nos média


‍Ricardo Rocha (pós-doutorando da ARDITI, CIBIO InBIO/CEABN InBIO) foi um dos investigadores citado na SIC Notícias, a respeito de potenciais próximas pandemias. A reportagem está disponível AQUI.

 Créditos: BBC News

O investigador foi também entrevistado pela BBC na sequência do artigo de que é autor -Guidelines for communicating about bats to prevent persecution in the time of COVID-19 - recentemente publicado na revista Biological Conservation.

Um artigo para ler AQUI.

 


João Canning-Clode, (MARE/OOM) foi entrevistado, no programa "Em entrevista", da RTP Madeira, no dia 30 de outubro, onde falou sobre a investigação marinha do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, polo da Madeira, e da campanha MARE@Porto Santo 2020, entre outras questões relacionadas com o estado da investigação científica na Madeira. Pode assistir AQUI.

A Expedição Científica MARE@Porto Santo 2020 foi notícia em vários meios de comunicação social.

  • Público, edição de 12 de outubro. Ver AQUI.
  • Telejornal da RTP Madeira, no dia 25 de outubro. Ver AQUI.
  • Portugal em Direto da RTP, no dia 25 de outubro (min 27:50). Ver AQUI.

Créditos: Jornal Público

OuTRAs NOvidades


Cláudia Silva (ITI/LARSyS) faz parte de uma equipa multidisciplinar internacional que ganhou uma bolsa de investigação com o projeto Intelligent characterization of the veracity of the information related to COVID-19, atribuida pelo Programa BBVA Foundation for Scientific Research, neste caso destinado a investigação relacionada com SARS-COV-2 & COVID-19. Cláudia Silva faz parte do grupo INDCOR COST Action - Interactive Narrative Design for Complexity Representations.


A ARDITI abriu um concurso para atribuição de 12 bolsas individuais de pós-doutoramento (BPD), para realização de trabalhos avançados de investigação no âmbito de instituições científicas portuguesas. As candidaturas decorrem de 2 a 30 de novembro de 2020.

Mais informações disponíveis AQUI.


‍O site da ARDTI tem um novo visual!

Visite-nos em www.arditi.pt.

 

Se quiser receber as nossas newsletters (notícias e/ou oportunidades de financiamento) inscreva-se no site, utilizando o formulário disponível no fim da página.