Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: Newsletter nº26

ARDITI: Newsletter nº26

Newsletter junho, 2020

pROJETOS


O projeto ALIMAR - Ação Lixo Marinho do qual a ARDITI é parceira, já tem página institucional online, assim como página de Facebook,através da qual pode acompanhar todas as atividades. 

Este projeto, apoiado pelo programa Fundo Azul do Ministério do Mar, visa a promoção de uma maior consciencialização do público em geral e escolar, para a problemática e impacto do lixo no Oceano, em particular do plástico, através de ações de ciência cidadã e civismo ambiental.


F‍oram disponibilizadas as principais conclusões retiradas do projeto PLASMARBases para la PLAnificación Sostenible de áreas MARinas en la Macaronesia. Pode vê-las, em formato vídeo, clicando na imagem ao lado.

investigações 


O especialista em morcegos Ricardo Rocha participou num estudo recente sobre a "família de morcegos ecologicamente mais diversa" no mundo (Phyllostomids), onde especifica, entre outras coisas, o facto de serem a família de mamíferos que "sofreu a mais extensa radiação adaptativa" da história dos mamíferos (radiação adaptativa corresponde ao fenómeno evolutivo pelo qual se formam, em curto período de tempo, várias espécies a partir de uma mesma espécie ancestral). Conheça melhor este trabalho AQUI

 

O investigador também participou num estudo sobre as  diretrizes para a comunicação sobre morcegos de modo a evitar a sua perseguição em altura da COVID-19. Leia AQUI.

 

Ainda no mês de junho foi publicado um trabalho bastante extensivo no qual, juntamente com outros co-autores, o cientista Ricardo Rocha sintetizou centenas de estudos relacionados com ações de conservação de mamíferos terrestres (AQUI.) Trata-se de um dos resultados do pós-doutoramento anterior do investigador, na Universidade de Cambridge

 


Saiu na revista Regional Studies in Marine Science um paper da autoria de uma equipa do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (pólo Madeira)/ Observatório Oceânico da Madeira - OOM -, sobre a influência do tráfego marítimo na introdução de espécies não indígenas nas águas da Madeira. Com a ajuda do financiamento do OOM, foram analisados mais de 70 anos de dados e quase 50 mil "data entries" pelos investigadores Nuno Castro, Patrício Ramalhosa, Ignacio Gestoso, Jesus Lopez, João Canning-Clode e José Lino Costa. Saiba mais sobre este estudo AQUI.


Paulo Bala (ITI/LARSyS/ARDITI), Ian Oakley, Valentina Nisi (ITI/LARSyS/ARDITI) e Nuno Jardim Nunes (ITI/LARSyS/ARDITI) receberam uma Menção Honrosa pelo trabalho apresentado na IMX 2020: ACM International Conference on Interactive Media Experiences, intitulado "Mantendo-se nos trilhos. um estudo comparativo sobre o uso do fluxo óptico para mitigar o VIMS". Trabalho AQUI.

DOCUMENTÁRIOS


Durante o mês de julho de 2018, o OOM levou a cabo mais uma expedição científica, desta vez para explorar as zonas profundas e desconhecidas adjacentes à ilha da Madeira. A missão, complexa e exigente, requereu uma vasta equipa de cientistas, técnicos e operacionais e uso de equipamentos com tecnologias de vanguarda. Estudar a biodiversidade marinha e a oceanografia física das zonas costeiras adjacentes aos canhões submarinos foi o principal objetivo. Veja o documentário completo sobre essa expedição clicando na imagem ao lado, ou AQUI.


O 1º episódio do "Madeira Innovation Hub" foi dedicado à Energia e Sustentabilidade e já pode ser visto online.

O contributo dos investigadores do OOM para este episódio centrou-se nas potencialidades energéticas do oceano.

A série "Madeira Innovation Hub" foi produzida pela Startup Madeira em parceria com a Universidade da Madeira. Veja o episódio clicando na imagem ao lado ou AQUI.


Este é um documentário que resulta de uma expedição científica promovida pela Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas e financiada pelo programa #Mar2020. A nossa equipa do MARE/ARDITI esteve envolvida na concepção e instalação de estruturas para estudar o recrutamento de comunidades bentónicas. As estruturas foram colocadas a diferentes profundidades com a ajuda do incrível submersível #LULA1000 da Rebikoff-Niggeler Foundation. A expedição contou ainda com a participação de vários investigadores do OOM. Veja o documentário ao lado ou AQUI.

EVENTOS & cONFERÊNCIAS


A exposição do Whale Tales Project esteve patente no café da FNAC Madeira. Intitulada "Cachalote - O embaixador dos oceanos nos mares da Madeira", esta exposição deu a conhecer desta espécie através de 19 fotografias. Veja mais AQUI.

Nos média


A RDP Internacional recebeu o nosso investigador Ricardo Rocha para falar das suas viagens pela biodiversidade mundial, do prémio que recebeu este ano, o "2020 European Early Career Conservation Award da Society for Conservation Biology", e da sua paixão pelo estudo dos morcegos, que já vem de há muitos anos. O "Batman português", como é tratado na emissão, afirma que há cerca de 1400 espécies de morcegos no planeta. Ouça a entrevista e fique a conhecer muitas curiosidades sobre este versátil animal e a sua importância para a nossa sobrevivência. Ouça a entrevista ao lado ou AQUI.

‍O‍ trabalho de Ricardo Rocha  foi também destaque numa entrevista ao Diário de Notícias (Madeira) para dar conta da ligação entre a destruição de habitats naturais e surtos de doenças infeciosas. Veja AQUI

 

Ainda numa entrevista ao Observador, o investigador fala sobre a "diabolização" que se está a fazer aos morcegos após a descoberta da Covid-19, mas afirma que "não se sabe se o coronavírus veio destes animais e que eles nos salvam de doenças graves, como a malária". Veja o artigo completo AQUI.

Ainda sobre o mesmo assunto: "BATS ARE NOT OUR ENEMIES".

 

Para saber mais sobre morcegos e a sua relação com a pandemia: PERGUNTAS E RESPOSTAS.


Filipe Alves (MARE (Madeira)/ OOM/ ARDITI) foi um dos cientistas entrevistados na reportagem "E foi assim que as baleias se fizeram ouvir..." da SAPO. A reportagem tenta descortinar os efeitos, principalmente para os cetáceos, da redução do movimento e ruído das embarcações resultante do confinamento imposto pela pandemia COVID-19.


Rui Caldeira, diretor do OOM, foi entrevistado pela Antena 1 (Madeira) no dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos. Ouça AQUI ou através de um clique na imagem ao lado.


Nuno Nunes (ITI/Larsys / ARDITI) escreveu um artigo de opinião publicado no Jornal i sobre prototipagem rápida de políticas públicas sob o Covid-19. Leia o artigo AQUI. "Agora que estamos focados nos problemas de deflação, temos que evitar retornar à mesma normalidade, o que é insustentável", refere.


No Mês de Junho


‍5 de junho de 2020 | Dia Mundial do Ambiente 

 

8 de junho de 2020 | Dia Mundial dos Oceanos 

 

20 de junho de 2020 | às 22h43 deu-se o Solstício de verão 2020, no Hemisfério Norte