Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: Newsletter nº 24

ARDITI: Newsletter nº 24

Newsletter abril, 2020 

novidades


 

Os investigadores do Interactive Technologies Institute - ITI/Larsys, Nuno Nunes, Miguel Ribeiro e Marta Ferreira, desenvolveram a plataforma COVID19 para a visualização dos dados sobre os casos na Madeira. Esta plataforma foi desenvolvida em colaboração com os técnicos da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil da RAM. Mais AQUI.

Veja também a entrevista da RTP-Madeira a Nuno Nunes sobre o desenvolvimento desta plataforma.

Projetos


O projeto "BIG-Blockchain technologies and design Innovation for social Good", liderado pelos investigadores Nuno Nunes, do Interactive Technologies Institute (ITI/LARSyS), e Rodrigo Rodrigues do INESC-ID, foi um dos contemplados do "European Research Area Chair" (ERA CHAIR) do Programa-Quadro de apoio à investigação e à inovação da União Europeia Horizonte 2020.

O projeto terá financiamento de 2,5 milhões de euros e a duração de 5 anos. Leia a notícia AQUI.


Foi aprovado um novo projeto do qual o MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente/ARDITI é parceiro.

Trata-se do projeto intitulado "Porto Santo sem Lixo Marinho", distinguido entre 24 candidaturas, no âmbito do concurso EEA and Norway Grants Small Grants Scheme - Projetos para a prevenção e sensibilização para a redução do lixo marinho.

Esta Iniciativa liderada pela WWF Portugal será desenvolvida ao longo de 18 meses.

Saiba mais através da notícia do Público.


Ricardo Rocha, investigador no CIBIO InBIO, CEABN InBIO e bolseiro ARDITI, foi entrevistado  a respeito da relação entre a perda da biodiversidade e o surto de doenças infecciosas como a COVID-19.

O seu projeto de investigação intitula-se "Conserving biodiversity, enhancing food security and human health: the role of bats as suppressors of agricultural insect pests and human disease vectors". Veja a entrevista à RTP-Madeira, clicando na imagem ao lado.

 


A comunidade académica e científica da Madeira uniu-se para o combate à COVID-19 através de várias iniciativas, desde a construção de viseiras à produção de desinfetante alcoólico. Para apoiar as necessidades do SESARAM nesta situação, investigadores da UMa (através do CQM), M-ITI, ITI e ARDITI 

Ainda em estudo, está também a produção de zaragatoas para a recolha de muco para análise.

 

Conheça mais sobre estas iniciativas AQUI


‍O projeto "AppCovidMadeira" pretende desenvolver uma aplicação para Android/iOS que facilite a comunicação e monitorização dos pacientes pelas autoridades de saúde. o projeto foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em 30.000€, através do fundo de apoio "Research 4 COVID-19".

 

 

publicações


Foi publicado na "Progress in Oceanography" um paper intitulado "Islands as eddy transformation and generation hotspots: Cabo Verde case study", da autoria de Cláudio Cardoso (autor principal, OOM) e Rui Caldeira (diretor do OOM).

Trata-se de uma investigação cujo objetivo foi preencher uma lacuna existente no estudo dos impactos da interação de 'eddies' (vórtices oceânicos) de origem externa com a batimetria das ilhas.

Este trabalho é focado nas ilhas de Cabo Verde e concluiu-se que este arquipélago atua como uma barreira para a propagação de 'eddies' de origem externa, forçando-os a contornar as ilhas e a se dividirem. Acesse AQUI.


‍Também no mês de abril, saiu um novo artigo na 'Water, Air, & Soil Pollution',da autoria de investigadores do MARE/OOM/ARDITI (Soledad Álvarez, Ignacio Gestoso e João Canning-Clode) sobre o primeiro trabalho de caracterização do lixo marinho na RAM e, por essa razão, trata-se de uma contribuição 'baseline' para este tipo de estudos na Madeira.

Este trabalho teve o apoio dos projetos PLASMAR e PLASTICGLOBAL e alguns dos investigadores foram financiados pela ARDITI e pela FCT.

Acesse AQUI. 

investigadores


Rita Ferreira é investigadora do OOM / MARE (Madeira)/ Whale Tales Project e dedica-se ao estudo dos cetáceos. Em entrevista à "Woman in Ocean Science" deu a conhecer o seu percurso profissional e o trabalho que está a desenvolver atualmente.

 

 

 

 

 

 

investigações 


Investigadores da Universidade da Madeira (UMa), Lisboa e Coimbra estão a realizar um estudo sobre os níveis de atividade física e estado de saúde da população neste período de pandemia.

Élvio Gouveia, investigador do ITI/LARSyS, é um dos membros desta equipa.


Pode contribuir para este estudo preenchendo o questionário disponível AQUI 

 Veja a reportagem da RTP-Madeira no vídeo ao lado.