Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: newsletter fevereiro 2025

ARDITI: newsletter fevereiro 2025

Fevereiro, 2025

Serviço Educativo


 

"Ribeiras: um importante ecossistema"

Inês Órfão esteve na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares no dia 27 de janeiro a dar esta palestra para uma turma de 8.º ano. A atividade dá a conhecer a grande variedade de espécies animais e vegetais que pertencem às nossas ribeiras.

 

"AVATAR : Expressão digital da personalidade"

Esta atividade passa pela criação de avatares digitais usando uma ferramenta gratuita, refletindo sobre identidades virtuais, comportamento e atitude online. Foi na Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos da Torre que o professor João Baptista dinamizou esta atividade, no dia 28 de janeiro, para uma turma 5.º ano.

 

"RA Carettacaretta"

Uma turma de 8.º ano da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Caniço, recebeu João Baptista, para a dinamização da atividade prática que promove o conhecimento desta espécie de tartaruga marinha através da realidade aumentada, no dia 29 de janeiro.

 

Não é magia, é Química

A 29 de janeiro, a professora Teresa Lopes dinamizou esta atividade, que envolveu experiências de Química com materiais do dia a dia, desafiando os alunos a explorar conceitos científicos de forma lúdica e divertida, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche de Santo Amaro, para duas turmas do 3.º ano.

"Física do oceano e da atmosfera"

Cátia Azevedo recebeu, nas instalações da ARDITI, no dia 30 de janeiro, uma turma de 10.º ano da Escola Secundária de Francisco Franco e, deslocou-se, no dia 3 de fevereiro, ao IPTL, onde dinamizou a atividade para uma turma 10.º ano (Técnico de Mecatrónica Automóvel). Através de um laboratório móvel, os alunos aprenderam sobre os fenómenos físicos que ocorrem no mar e na atmosfera.

 

"Lixo Marinho: um problema global que começa com uma ação local"

Os alunos de duas turmas de 11.º ano da Escola Secundária de Francisco Franco exploraram o impacto do lixo marinho e aprenderam a adotar comportamentos para reduzi-lo, com Sara Bettencourt, no dia 4 de fevereiro.

 

"Inteligência artificial Generativa e técnicas de prompt"

Os alunos de duas turmas de 7.º e 8.º ano da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol criaram prompts para gerar conteúdos com IA, o que fez com que desenvolvessem habilidades em programação, design e comunicação, no dia 4 de fevereiro. Esta atividade foi dinamizada por João Baptista.

"Microplásticos: tecnologia e consumo"

Foi nos dias 11 e 12 de fevereiro que João Baptista levou esta atividade até os alunos das Escolas Secundária de Francisco Franco e Básica e Secundária de Santa Cruz, respetivamente. Os alunos aprenderam sobre os diferentes tipos de plástico e o seu comportamento no meio ambiente.

 

"Uma viagem ao cérebro para crianças"

Joana Câmara e Rita Costa estiveram na EB1/PE Professor Eleutério de Aguiar, onde dinamizaram esta atividade para três turmas de 2.º ano, no dia 12 de fevereiro. A atividade explora a anatomia do cérebro, o papel fundamental do mesmo e algumas das suas curiosidades.

 

"Não é magia, é Física e Química"

Teresa Lopes dinamizou esta atividade, que envolve experiências de Química e Física com materiais do dia a dia e desafiou os alunos a explorar conceitos científicos de forma lúdica e divertida, na EB1/PE de Câmara de Lobos, no dia 12 de fevereiro, para duas turmas de 4.º ano.

 

"Criação de sabonetes"

Uma turma de 7.º ano observou os processos naturais e químicos através da elaboração de sabonetes de glicerina, com Teresa Lopes, no dia 13 de fevereiro, na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares.

Media


Leia a página mensal dedicada à Ciência e Tecnologia publicada a 10 de fevereiro, no Diário de Notícias da Madeira.

Artigo acerca da exposição ‘To measure currents, you need three basic tools’ das artistas Teresa Arega e Carolina Grilo Santos, no Colégio dos Jesuítas. Resultado de uma residência artística na ARDITI, MARE-Madeira e no Observatório Oceânico da Madeira (OOM), que decorreu entre julho e agosto de 2024. Estará patente até 11 de março.

Visitas


No dia 14 de fevereiro, a ARDITI recebeu o Major-General Lopes da Silva, novo comandante do Comando Operacional da Madeira, para uma visita à instituição e ao projeto Sentinela Atlântica. O programa arrancou com uma apresentação do presidente da ARDITI, Rui Caldeira, que deu a conhecer a atividade da instituição e os projetos em curso. Seguiu-se uma visita ao laboratório do projeto Sentinela Atlântica, onde foram apresentados alguns dos equipamentos utilizados. A visita terminou com uma demonstração de voo do Alfa Interior, transmitida em tempo real. O Major-General Lopes da Silva acompanhou de perto as demonstrações, demonstrando grande interesse nas iniciativas apresentadas.

A 19 de fevereiro, Rui Caldeira, recebeu nas instalações da ARDITI, Magdalena Andreea Strachinescu Olteanu, Chefe de Unidade da Inovação Marítima, Conhecimento e Investimento Marinho (MARE.A.1). A visita contou ainda com a presença de Delia Dimitriu, responsável pelas Alterações Climáticas e Economia Circular na Geostud, Roménia. Durante a reunião, as representantes conheceram o trabalho desenvolvido pela ARDITI e os seus projetos futuros. Através de uma apresentação institucional, ficaram a par das iniciativas em curso e das perspetivas de inovação e crescimento da instituição.

O Capitão-de-mar-e-guerra Bruno Ferreira Teles (Comandante da Zona Marítima da Madeira) e o Vice-almirante Chaves Ferreira (Comandante Naval), foram recebidos nas instalações do Centro Operacional do Observatório Oceânico da Madeira (CO-OOM), por Rui Caldeira e equipas do OOM e Sentinela Atlântica, no dia 26 de fevereiro. Realizou-se uma visita guiada aos espaços, como o laboratório e a sala de monitorização, e apresentou-se as capacidades do CO-OOM. Houve também oportunidade para apresentar o projeto Sentinela Atlântica.

Os estudantes do 9.º ano da Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas participaram numa visita de estudo às jaulas flutuantes da Ribeira Brava, no dia 26 de fevereiro. A iniciativa, organizada pela ARDITI com César Gomes, no âmbito do projeto AQUAFISH0.0, teve como objetivo sensibilizar os alunos para a aquicultura e a sua importância regional. Mais...

Eventos


Rui Caldeira representou a equipa do OOM/ARDITI, na reunião de arranque do projeto Europeu, financiado pelo "Copernicus Marine National Collaboration Programme”, em Toulouse, França, entre os dias 28 e 30 de janeiro. O projeto "Madeira Coastal Insight Service" (MCIS), visa desenvolver sistemas de previsão, validados por observações, de forma a contribuir para que a Região responda adequadamente às Políticas e Diretivas Europeias. Ler mais.

O Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência celebrou-se a 11 de fevereiro. Assinalada anualmente, a data destaca o papel que as mulheres e raparigas têm na produção de conhecimento científico, reforçando a necessidade de promover um acesso igualitário à ciência e investigação a ambos os géneros. Na ARDITI, o papel das mulheres é reconhecido diariamente. Convidámos algumas das mulheres da instituição a explicarem como podemos encorajar mais raparigas a acreditarem numa carreira dentro da ciência, despertando o interesse das gerações futuras. Veja o vídeo.

No passado dia 11 de fevereiro, decorreu o 2.º workshop interno do Observatório Oceânico da Madeira (OOM) no âmbito do projeto REMORA, com o objetivo de definir uma visão para os próximos cinco anos no que diz respeito à Excelência na Investigação e Participação em projetos Europeus. No seguimento do 1º workshop, a equipa do OOM definiu um roteiro com vista a uma participação mais eficaz e impactante Espaço Europeu de Investigação (EEI/ERA). Saiba mais.

A ARDITI e através de César Gomes, no âmbito do projeto AQUAFISH0.0, participou num evento de "showcooking”, no dia 12 de fevereiro, na Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, em Câmara de Lobos. Foram convidados, dois chefs, que confecionaram receitas com espécies de aquicultura (dourada) e selvagem (atum). Continuar a ler... Veja aqui o vídeo que resume o evento.

Outras


Investigadoras do OOM/ARDITI, Alexandra Rosa e Aracelis Rajnauth, receberam formação na utilização de um auto-analisador de nutrientes (Water In-situ Analyzer, sonda WIZ) entre 20 e 23 janeiro em Anagni, Itália. Esta formação incluiu operação, calibração e procedimentos de manutenção do equipamento nas instalações do fabricante Systea. Mais...

Joana Câmara, investigadora do NeuroRehab

Lab, realizou as provas de defesa de doutoramento em Psicologia (especialidade de Neuropsicologia) no dia 30 de janeiro, tendo-lhe sido atribuída a classificação de aprovada por unanimidade com distinção e louvor. Apresentou a tese intitulada "Contributos para o Desenvolvimento e Validação Clínica de Intervenções de Treino Cognitivo Adaptativas Mediadas pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação". Mais detalhes aqui.

A investigadora Ana Lúcia Faria dinamizou oficinas interativas nas escolas EB1/PE Fonte da Rocha e EB1/PE Rancho e Caldeira, no âmbito do programa "Cientista Regressa à Escola", promovido pela Associação Native Scientists e apoiada pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos, no dia 25 de fevereiro. Os alunos de 4.º ano tiveram a oportunidade de explorar temas científicos de forma prática e divertida, despertando a curiosidade e o interesse pelo saber.

A ARDITI e a EDP convidam-no a participar no EDP Energy Challenge, um passatempo que desafia a melhorar a sua eficiência energética de forma simples e prática. Junte-se a esta iniciativa e contribua para uma Madeira mais eficiente e sustentável. Inscrição e detalhes.

Copyright © 2024 ARDITI. All rights reserved.