Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

ARDITI: newsletter maio 2024

ARDITI: newsletter maio 2024

maio, 2024

DESTAQUE


O Relatório anual 2023 da ARDITI já está disponível para consulta.

 

Publicações



Production of marine invertebrates at early stages: manual for best practises, conta com contribuições de Carlos Andrade, Diego Castejón, Ricardo José e Ricardo Luís, investigadores do MARE-Madeira. Este suplemento foi publicado na Arquipelago - Life and Marine Sciences 2024.


serviço educativo


Integrando a oferta educativa da ARDITI, a investigadora Inês Órfão deslocou-se até à EB1/PE com Creche Professor Eleutério de Aguiar no dia 3 de maio para dar uma palestra para três turmas de 1.º ano. As crianças ficaram a saber que seres vivos habitam nas ribeiras e o que pode ser feito para a conservação dos mesmos.


Decorreu, no dia 3 de maio, na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, a atividade “Não é magia, é Física”. Esta atividade, dinamizada pela professora Teresa Lopes e dirigida a uma turma do 8.º ano, teve como objetivo desenvolver alguns conceitos sobre o som abordados nas aulas de Física e Química. Os alunos tiveram a oportunidade de explorar algumas das propriedades das ondas sonoras (período e frequência) e verificar o comportamento da amplitude de oscilação de vários sons através da aplicação phyphox a funcionar como osciloscópio.


“Ribeiras, um importante ecossistema” foi o tema da palestra dinamizada pela investigadora Inês Órfão na Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, no dia 17 de maio. A palestra foi dirigida a duas turmas do 7.º ano, que mostraram interesse em explorar mais sobre os ecossistemas de água doce, a sua importância, os desafios que enfrentam e as medidas possíveis para a sua conservação.


A palestra intitulada "Aquicultura: o potencial e a necessidade de cultivar no mar", conduzida pelo investigador Carlos Andrade, teve lugar nos dias 13 e 20 de maio e contou com a participação de estudantes da Escola Básica de Ponta do Sol e da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral - Santana. Durante a sessão, foi explorada a temática da aquicultura na Região Autónoma da Madeira, com ênfase nas espécies e produtos oriundos desta prática.


No dia 20 de maio, para assinalar o Dia Europeu do Mar, a investigadora Cátia Azevedo, dinamizou uma palestra na Escola Secundária Jaime Moniz intitulada "Física do oceano e da atmosfera". A atividade, destinada aos alunos do 11.º ano, teve como objetivo sensibilizar para as oportunidades e desafios na área da investigação no mar. Durante a sessão, que combinou teoria com prática, os estudantes exploraram conceitos fundamentais de física aplicados às Ciências da Terra, recorrendo a um laboratório móvel que simula processos físicos que ocorrem no mar e na atmosfera. Este método permitiu aos alunos consolidar os conhecimentos teóricos abordados.


Decorreu no dia 15 de maio na escola EB1/PE do rancho em Câmara de Lobos a atividade “Não é magia, é Física”. Esta atividade, destinada aos alunos de uma turma do 3º ano teve como objetivo desenvolver o conhecimento e a cultura científica dos alunos e despertar o gosto e a curiosidade pela ciência. Os alunos tiveram a oportunidade de explorar algumas atividades de física e química de uma forma divertida, simples e acessível. A atividade foi dinamizada pela professora Teresa Lopes.


Dia 20 de maio celebramos o Dia Europeu do Mar, e a investigadora do Observatório Oceânico da Madeira, Cátia Azevedo, no âmbito, do Serviço Educativo da ARDITI, levou a ciência aos mais novos. Comemorou-se esta data no liceu Jaime Moniz através da palestra “Física do oceano e da atmosfera” com o intuito de consciencializar para as oportunidades e desafios que o mar nos traz na área da investigação. Veja o vídeo comemorativo deste dia.


Alunos dos cursos profissionais Técnico Auxiliar de Saúde e Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, da Escola Secundária de Francisco Franco participaram, no dia 21 de maio, numa atividade dinamizada pelo professor João Baptista, onde exploraram tecnologias imersivas e interativas com o intuito de compreenderem melhor a espécie marinha em estudo com vista à salvaguarda do seu bem-estar e à preservação dos oceanos.


No dia 22 de maio, o professor João Baptista, dinamizou na Escola Secundária de Francisco Franco a atividade “Microplásticos: tecnologia e consumo” para alunos do 10.º ano de escolaridade, do curso de Ciências e Tecnologias, com o intuito de consciencializar o público discente para a importância de proteger os mares e os oceanos. O evento, integrado no plano de atividades que celebra o Dia Europeu do Mar 2024, contou com uma sessão teórico-prática, diversificada ao nível de estratégias pedagógicas, cujo objetivo era enumerar boas práticas para despoletar o consumo consciente como agente de mudança, perante uma problemática ambiental emergente, sendo o estudo dos minúsculos fragmentos de plástico crucial para compreendermos os seus impactos nos ecossistemas marinhos e na saúde humana.

trabalho de campo


Um grupo de investigadores do MARE-Madeira durante uma saída de campo, no dia 22 de maio, tiveram a rara oportunidade de observar um grupo de seis orcas. Recolheram ainda dados biológicos que irão contribuir para o conhecimento desta espécie que passa pela Madeira. Veja os vídeos captados.

EVENTOS


No âmbito da colaboração entre o MBON e o AIR Centre, organizadores dos seminários "Marine Biodiversity Networking Fridays", realizou-se uma sessão no dia 10 de maio de 2024, dedicada ao projeto “Atlantic Whale Deal”, uma iniciativa que teve como missão testar tecnologias inovadoras para minimizar colisões entre navios e baleias no Oceano Atlântico. Acerca do webinar. Veja aqui a sessão gravada.


O SIH teve um evento "Fnac Talks" sobre "Inteligência Artificial Degenerativa", em colaboração com o Institute IKnowD, Biesa e ARDITI. Teve como oradores e engenheiros Morgado Dias, Fábio Mendonça, Décio Alves, e Diogo Freitas.


Dia 22 de maio, no Colégio dos Jesuítas, discutiu-se a circularidade e case studies na transformação sustentável de empresas e formas de obter financiamento para esse fim. O workshop "Modelos de Negócios de Economia Circular" contou com a presença do parceiro especialista em economia circular, entre outros. O SIH está focado em contribuir para os objetivos de sustentabilidade, levando know-how e tecnologia às PMEs, promovendo desta forma a transformação da teoria em prática.


Considerando a importância da educação no desenvolvimento sustentável, a ARDITI, através do Gabinete de Comunicação, é parceira do consórcio Pxo@EmpoweringFutures - E9G. Trata-se de um projeto do Programa Escolhas que visa promover a inclusão social e a capacitação dos jovens. Neste sentido, a Agência tem como intuito organizar ações teórico-práticas nas áreas da economia circular, ambiente, sustentabilidade, robótica e tecnologia. Neste âmbito, no passado dia 20 de maio, a ARDITI esteve representada por Elsa Ferreira e Melina Teixeira de visita às novas instalações do Polo do Porto Santo da Associação Casa do Voluntário. Veja o vídeo.

VISITAS


De forma a proporcionar oportunidades de visão e expansão do horizonte de jovens do ensino secundário, a AJMC trouxe à ARDITI um grupo de 15 alunos no dia 7 de maio. Realizámos demonstrações do Laboratório de Prototipagem e Sentinela Atlântica, com o Victor Azevedo; do WaveLabs com o João Pestana; e do NeuroRehabLab com a Yasmim Moniz e o Diogo Branco. Através destas iniciativas, esperamos ter impacto no futuro dos jovens que se preparam para ingressar no ensino superior.


No dia 10 de maio de 2024, alunos do curso de mecatrónica industrial do Centro de Formação Profissional visitaram as instalações do Centro Operacional do Observatório Oceânico da Madeira. Além da demonstração de equipamentos oceanográficos realizada pelos técnicos de investigação Pedro Góis e Gonçalo Barros, os alunos também assistiram a uma apresentação sobre o programa de monitorização da qualidade da água realizado pela Alexandra Rosa. Os alunos obtiveram assim conhecimentos que os ajudam a completar os seus projetos de final de curso, por exemplo, um sistema de recolha de óleos/combustível na superfície do mar. Veja um vídeo que resume esta visita.


Um grupo de alunos do Curso de Gestão de Equipamentos Informáticos da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes esteve de visita à ARDITI, no dia 24 de maio, para conhecer as instalações do Laboratório de Prototipagem. Alguns dos alunos pretendiam concorrer com a construção de um drone para a terceira edição do prémio ATLÂNTICO JÚNIOR e aproveitaram a visita para fazer questões relacionadas com drones, a sua composição, estrutura e aplicações existentes.


Uma comitiva da Shanghai University of Engineering Science esteve de visita à ARDITI, no passado dia 29 de maio.

Media


A edição de maio do caderno País Positivo dá a conhecer o projeto Atlantic Whale Deal, um dos projetos do programa Interreg Atlantic Area (Espaço Atlântico) 2021-2027 coordenado pela ARDITI. Leia sobre este programa e alguns do projetos financiados nas páginas 14-16 desta edição.

Leia a página mensal da ARDITI sobre Ciência e Tecnologia, publicada no dia 29 de março, no Diário de Notícias da Madeira e a página mensal, publicada no dia 8 de maio.

Em 2025, o SciComPT vai decorrer na Madeira, com o apoio da ARDITI. Veja a notícia publicada no Jornal de Notícias da Madeira no dia 13 de maio. Veja também o vídeo apresentado aquando do evento de 2024.

Rui Caldeira, foi convidado do programa Atlântida Madeira, num episódio que se dedicou especificamente ao mar, à sua biodiversidade e à economia azul. Neste contexto, apresentou as iniciativas e projetos em que o observatório está envolvido.

RECRUTAMENTO


Bolsa de Investigação para licenciados para Gestão de Projetos para Transformação Digital, no âmbito do projeto DIGITAL ISLANDS. Anúncio.


O MARE-Madeira está a receber manifestações de interesse de candidatos a Bolsas de Pós-Doutoramento Marie Curie. Saiba mais sobre estas oportunidades.

OUTRAS


No dia 3 e maio, deu-se a Cerimónia de inauguração do Projeto “Muros com Vida”. Este foi um trabalho da Escola Jaime Moniz que envolveu a investigadora Inês Órfão, do MARE-Madeira. Saiba mais. Veja também o vídeo alusivo ao projeto.


Oiça o mais recente episódio do podcast do MARE-Madeira Aquatic Research no Spotify, em entrevistacom Annalisa Sambolino. A investigadora pertende à equipa de Megafauna Marinha e Oceano Aberto e concluiu recentemente a sua defesa de doutoramento.


João Pestana foi selecionado para a Escola de Verão de Robótica Marinha de 2024. Este programa seleciona 24 estudantes (12 candidatos a mestrado e doutoramento portugueses e 12 estudantes do MIT) para 10 dias de palestras e atividades práticas ministradas por especialistas de renome do MIT e de instituições portuguesas. Realizar-se-á no Faial, nos Açores.


O MARE-Madeira está a participar no projeto "Ocean Travelers" em parceria com a MarineGEO, organizado pelo Smithsonian Environmental Research Center. Este projeto visa identificar organismos a viajar em resíduos marinhos, auxiliando na monitorização de espécies não indígenas e na proteção da vida marinha nativa da Madeira. Saiba mais.


Veja o vídeo que o GO-CORE partilhou sobre o que os stakeholders têm para dizer acerca do envolvimento das pessoas nas tomadas de decisões.

comunica@arditi.pt

ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação
Edif. Madeira Tecnopolo, Piso 2
Caminho da Penteada
9020-105 Funchal
Portugal
NIF/VAT: 511 060 408
 
Copyright © 2024 ARDITI. All rights reserved.